Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Abrir janelas... ... a responsabilidade de ensinar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_IsabelMelo_2019.pdf8.42 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O relatório que agora se apresenta foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no segundo ano do Mestrado do Ensino de 1º Ciclo de Ensino Básico e Matemática e Ciências, do 2º Ciclo de Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, no ano letivo 2018/2019. Intitula-se “Abrir janelas: A responsabilidade de ensinar” e descreve o percurso da mestranda durante o seu período de estágio. O relatório inicia-se com uma introdução, à qual se seguem dois capítulos: um primeiro capítulo com a descrição dos objetivos visados, e um segundo com a apresentação das leis que regulam a formação dos professores do 1º e 2º Ciclo. Posteriormente, percorre-se num terceiro capítulo a caracterização do contexto da Prática Educativa Supervisionada (PES), num quarto capítulo a Intervenção no Contexto e num último e quinto capítulo a Dimensão Investigativa, onde é apresentado o projeto de investigação realizado pela mestranda. A fechar o trabalho, apresentam-se as referências bibliográficas utilizadas no decorrer do relatório e os anexos deste. Fique a nota, e para finalizar o presente resumo, que o caminho percorrido, e que se descreve neste relatório, auxiliou de sobremodo o crescimento da mestranda nesta importante fase de transição entre a sua formação académica e o futuro exercício profissional.
The following internship report was done as part of the course unit “The Supervised Teaching Practice”, integrated in the second year of Master's Degree in Teaching the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education the by the Superior Education School of the Polytechnical Institute of Porto in 2018/2019. It is entitled “Abrir janelas: A responsabilidade de ensinar” (Opening windows: the responsibility of teaching) and it describes the course of the graduate student during her internship. The internship report begins with an introduction, followed by two chapters: the first chapter refers the targeted objectives and the second chapter presents the laws which regulate the professional training of the 1st and 2nd Cycle teachers. Subsequently, the third chapter explores the characterization of the Supervised Educational Practice (SEP) context. The following chapter describes the Intervention in the context and the final and fifth chapter reports the research project implemented by the graduate student. Finalizing the internship report, a list of the bibliographic references consulted by the graduate student is presented followed by it’s the appendix. To conclude this abstract, it should be noticed that the taken course described in this internship report has greatly contributed to the graduate student growth during this important transition phase between her academical training and her future professional practice.

Description

Keywords

Prática Educativa Supervisionada Intervenção no Contexto Formação académica Supervised Educational Practice Intervention in Context Academical training

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License