ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico
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- Desde sempre em mim, a voz que agora ensinaPublication . Leite, Lara Filipa Lopes; Mascarenhas, Daniela Filipa Martinho; Rodrigues, Pedro Correia; Alves, Tiago Miguel MaiaO presente Relatório de Estágio (RE), intitulado “Desde Sempre em Mim, a Voz que Agora Ensina”, enquadra-se na Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento constitui um requisito indispensável para a obtenção do grau de Mestre, corporizando uma síntese reflexiva do percurso formativo vivido pela mestranda ao longo do ano letivo 2024/2025. Sustentado num diálogo contínuo entre teoria e prática, este RE retrata uma jornada formativa desenvolvida em dois contextos educativos, com intervenções realizadas numa turma do 3.º ano do 1.º CEB e numa turma do 6.º ano do 2.º CEB, nas áreas disciplinares de Matemática e Ciências Naturais. A ação pedagógica da mestranda alicerçou-se em referenciais científicos, didáticos e legais, integrando ciclos de observação, planificação, intervenção, avaliação e reflexão, orientados para a construção de uma identidade docente crítica, investigativa e ética. Este percurso formativo foi amplamente enriquecido pela colaboração com os diferentes agentes educativos e pela atenção às especificidades dos alunos, procurando responder às suas necessidades e potencialidades através de cenários de aprendizagem contextualizados, inclusivos e motivadores. Tal como páginas de um livro em constante escrita, cada criança foi entendida como portadora de uma narrativa única, cuja valorização se tornou central no ato educativo. O presente RE inclui ainda uma vertente investigativa, desenvolvida sob a forma de artigo científico, que problematiza as potencialidades da Realidade Aumentada (RA) e da Realidade Virtual (RV) na promoção de aprendizagens significativas e na articulação entre Matemática e Ciências Naturais, desafiando a fragmentação curricular e reforçando a relação com o meio envolvente. Este estudo, ancorado numa metodologia de investigação-ação, procurou compreender de que modo a integração de ambientes imersivos poderia potenciar o raciocínio espacial e o interesse dos alunos pelos conceitos matemáticos e científicos, consolidando, assim, um ensino mais interativo e experiencial. Este RE reflete, por conseguinte, a consolidação de saberes, valores e competências que moldaram a identidade profissional da mestranda, numa perspetiva de docência comprometida com a inovação pedagógica, a justiça educativa e o desenvolvimento integral dos alunos. Mais do que um requisito académico, este documento marca o início de uma caminhada que se prolonga no tempo, alimentada pela paixão de ensinar e pelo sonho de construir, com gestos simples e sentidos, uma escola mais humana. É também o lugar onde se escuta, de forma clara e confiante, a voz que desde sempre a acompanha e que agora se revela inteira no ato de educar.
- Aprender com sentidoPublication . Silva, Jéssica Fabiana Fernandes; Silva, Nuno Miguel Pinto daO presente Relatório de Estágio, intitulado Aprender com Sentido, integra-se no Mestrado em Ensino do 1.o Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.o Ciclo do Ensino Básico. A prática supervisionada decorreu com uma turma do 2.o ano e uma turma do 6.o ano, permitindo observar e intervir junto de alunos com diferentes perfis, interesses e necessidades. Esta diversidade exigiu uma constante adaptação metodológica e relacional, centrando a intervenção em estratégias diferenciadas e focadas no aluno, promovendo ambientes de aprendizagem inclusivos, seguros e desafiantes. A intencionalidade pedagógica foi guiada por uma visão humanista da educação, valorizando a escuta, a experiência e a construção conjunta do conhecimento. Para além da componente prática, o relatório integra uma investigação de natureza qualitativa, com base na investigação-ação. O estudo centrou-se na importância da ligação ao quotidiano no ensino da Matemática em contexto não formal, com alunos do 6.o ano. Através da análise dos dados recolhidos, procurou-se compreender de que forma a aproximação entre os conteúdos matemáticos e a realidade concreta dos alunos pode promover maior motivação, apropriação do saber, participação ativa e aprendizagens significativas. Este trabalho constitui, assim, uma síntese crítica do percurso formativo da mestranda, integrando prática, teoria e investigação, e refletindo um compromisso com um ensino exigente, transformador e alinhado com os desafios da escola contemporânea.
- Semear colaboração: a estrutura Scrum no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Guerra, Maria Duarte Pinto de Pinho; Quadros-Flores, Paula; Cruz, MárioO presente Relatório de Estágio insere-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Atendendo ao perfil duplo de formação, o relatório reflete, de forma crítica e articulada, o percurso formativo da mestranda ao longo de um ano letivo, em dois contextos educativos distintos: uma turma do 6º ano, no primeiro semestre, e uma turma do 3º ano, no segundo semestre. O documento estrutura-se em três grandes momentos: a fundamentação teórica que sustenta as opções pedagógicas adotadas; a reflexão crítica sobre a prática nas áreas de Matemática, Ciências Naturais e Articulação de Saberes; e o projeto de investigação, centrado numa abordagem inovadora e transformadora da ação educativa. A investigação teve como objetivos compreender de que forma a Inteligência Artificial pode apoiar os alunos do 1º CEB a trabalhar em equipa numa estrutura Scrum, e de que modo esta metodologia contribui para uma maior eficiência no trabalho de grupo. Implementado numa turma de 3º ano, o estudo envolveu 22 crianças e revelou o impacto do modelo Scrum criado pelas crianças com apoio da IA. Este percurso permitiu à mestranda construir saberes profissionais alicerçados numa prática pedagógica fundamentada e crítica, desenvolvendo uma identidade docente reflexiva e inovadora, capaz de responder com criatividade e rigor aos desafios da escola contemporânea.
- O professor que estava por virPublication . Menezes, Daniel Filipe Vieira de Bessa e; Barbot, AntónioO presente Relatório de Estágio (RE) foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Estrutura-se em duas componentes fundamentais: a intervenção pedagógica desenvolvida em contextos escolares do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, e uma dimensão investigativa, apresentada sob a forma de artigo científico. A prática pedagógica decorreu em dois momentos distintos. No 2.º CEB, o mestrando interveio nas disciplinas de Matemática e Ciências Naturais com turmas do 5.º e 6.º anos e no 1.º CEB, a intervenção ocorreu numa turma do 3.º ano, abrangendo as áreas de Português, Matemática e Estudo do Meio. As práticas implementadas foram orientadas por uma abordagem construtivista e reflexiva, valorizando a diferenciação pedagógica, a interdisciplinaridade, a intencionalidade educativa e o uso de metodologias ativas. A componente investigativa centrou-se na criação e utilização de um chatbot programado por alunos do 6.º ano, no âmbito da exploração do conteúdo “sistema respiratório humano”, em Ciências Naturais. O estudo procurou compreender o contributo da criação e utilização deste chatbot no ensino do conteúdo mencionado, bem como identificar as competências digitais desenvolvidas ao longo do projeto. A investigação assumiu uma abordagem mista, com recurso à observação direta, análise de narrações multimodais, questionários pré e pós-ação e uma entrevista semiestruturada. Este relatório reflete um percurso de desenvolvimento pessoal e profissional, sustentado na reflexão crítica sobre a prática, na articulação entre teoria e ação e na consolidação de uma identidade docente promotora de inovação, inclusão e melhoria contínua da ação educativa.
- Respirar Educação: Um ar para toda a vidaPublication . Gonçalves, João Tiago dos Santos; Barbot, AntónioO presente Relatório de Estágio (RE) foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), de caráter anual, inserida no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Intitulado Respirar Educação: Um ar para toda a vida, este relatório reflete a intenção do mestrando em abraçar a profissão docente como um compromisso contínuo, renovado a cada ciclo letivo, mas enraizado como um pilar vitalício da sua identidade profissional. A aprovação deste relatório confere o grau de Mestre na área anteriormente referida, habilitando o mestrando à docência. Estruturalmente, o documento encontra-se organizado em sete capítulos, nos quais se encontram descritas e analisadas diversas experiências e reflexões construídas ao longo do ano letivo 2024-2025. A componente investigativa, desenvolvida no capítulo seis e intitulada Visão respiratória: Uma mudança conceptual através da Realidade Virtual, parte de um problema identificado durante a PES: a ausência de utilização da Realidade Virtual como ferramenta mediadora de aprendizagens no agrupamento de escolas onde decorreu o estágio. Em resposta a este problema, o mestrando propõe um estudo caso aplicado à área das Ciências Naturais, concretizado no contexto de um clube escolar dinamizado em colaboração com o par pedagógico.
- A aguarela do sonho que me pintou professoraPublication . Barbosa, Mariana Araújo; Mascarenhas, Daniela Filipa Martilho; Rodrigues, Pedro Correia; Alves, Tiago Miguel MaiaO presente Relatório de Estágio (RE) foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O documento reflete o percurso da mestranda em dois contextos educativos distintos e revela uma construção identitária que se vai desenhando entre desafios concretos, decisões pedagógicas fundamentadas e aprendizagens com os alunos. A intervenção didática desenvolvida privilegiou a intencionalidade pedagógica, a articulação curricular e a atenção à diversidade. As propostas delineadas procuraram promover experiências de aprendizagem significativas, nas quais a afetividade e a valorização da criatividade dos alunos assumiram um papel central. Através da interdisciplinaridade e do uso pedagógico das tecnologias digitais, criaram-se contextos orientados para a construção ativa do conhecimento e para o desenvolvimento do pensamento crítico. Valorizou-se, em cada decisão, uma educação centrada na formação integral das crianças, assente em valores humanos, escuta ativa e respeito mútuo. O relatório integra, ainda, uma dimensão investigativa, centrada no desenvolvimento das capacidades de Visualização Geométrica (VG) em alunos do 2.º ano de escolaridade, mais especificamente na construção das vistas dos sólidos. Procurou-se compreender de que forma o recurso a Materiais Manipuláveis (MM) e a ferramentas de Realidade Aumentada (RA) poderia influenciar esse processo. Inspirado na metáfora da Aquarela, este RE apresenta-se como a síntese de um percurso formativo feito de linhas intencionais, de contornos por vezes incertos e de camadas sobrepostas entre a teoria, a prática e a reflexão. Cada capítulo acrescenta cor a um sonho, que começou por ser um esboço, e que se vai definindo, a cada passo, com mais nitidez...
- A pedagogia em cena: A orquestração do processo educativoPublication . Cruz, Regina de Azevedo; Rodrigues, Pedro Correia; Alves, Tiago Miguel MaiaO presente Relatório de Estágio (RE) foi concebido no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), incorporada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Concebe-se como um instrumento de avaliação, submetido a prova pública, essencial para a conclusão do 2º ciclo de estudos, tendente ao grau de mestre. Este documento visa apresentar o desenvolvimento da mestranda, tanto a nível pessoal como profissional, nos dois contextos educativos pertencentes ao mesmo agrupamento de escolas, de saberes teóricos, didáticos e pedagógicos, que alinharam o percurso de toda a prática. O RE relata, numa perspetiva reflexiva, múltiplas experiências proporcionadas por ambos os ciclos, abrangendo processos de observação, planificação, ação e reflexão, tendo como intuito a construção de conhecimentos, capacidades e atitudes adequadas e adaptadas pelo professor. Ao longo de todo o percurso existiram desafios da realidade educativa, sendo refletivas criticamente, através de referenciais teóricos e legais. Efetivamente é de salientar a importância de todos os intervenientes do ciclo de supervisão e cooperação, tornando esta prática um crescimento para a mestranda, tanto pessoal como profissional. Ademais, as turmas com que a mestranda contactou, 3º, Sº e 6º anos de escolaridade, serviram de foco permitindo realizar cenários de aprendizagem, atividades e projetos significativos e adequados às necessidades dos alunos. Além disso, o documento contém uma dimensão investigativa, na qual foi implementado um estudo caso com o objetivo de compreender de que forma a orquestração e uso da Realidade Aumentada e do micro:bit promove a compreensão de conteúdos relacionados com a saúde cardiovascular e como pode auxiliar na articulação curricular horizontal no 6º ano de escolaridade. Consequentemente, é analisado que a tecnologia não substitui o papel do professor, revelando a orquestração ser eficaz na compreensão do sistema cardiovascular e na articulação curricular horizontal. O percurso refletido ao longo das páginas deste documento, proporcionaram a Pedagogia em Cena, essencial para a orquestração do processo educativo.
- Vou fazer por ser feliz: Problema resolvido!Publication . Ramos, Ana Carmo Monteiro; Silva, Nuno Miguel Pinto daO presente Relatório de Estágio (RE) integra o ciclo de estudos que conduz à obtenção do grau de mestre, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Ensino do 1.o Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.o CEB. Este documento tem como objetivo descrever o percurso formativo da mestranda ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES), articulando-o com os referenciais teóricos e legais que fundamentam a sua prática, enquanto desenvolve, simultaneamente, a sua literacia científica, pedagógica e didática. Partindo de uma abordagem centrada no aluno, procurou-se desenvolver práticas pedagógicas intencionais, diferenciadas e integradoras, promovendo a participação ativa dos alunos e a construção de aprendizagens significativas. A prática letiva foi orientada por princípios de inclusão, colaboração e articulação curricular, com destaque para o planeamento de atividades interdisciplinares e a adaptação de estratégias face aos desafios emergentes em sala de aula. Em paralelo, foi desenvolvida uma investigação com enfoque na resolução de problemas matemáticos e na utilização do feedback formativo como potenciador da autorregulação. Este RE evidencia ainda a importância da colaboração com o par pedagógico e os professores cooperantes, bem como o papel da reflexão crítica na construção de uma identidade docente em processo. A PES revelou-se uma experiência profundamente formadora, permitindo à mestranda consolidar saberes, aprofundar práticas e afirmar uma postura profissional ética, investigativa e comprometida com a qualidade da educação.
- Era uma vez…Publication . Vilas, Maria Beatriz Alves Fernandes de Dias; Mascarenhas, DanielaO presente Relatório de Estágio (RE) intitulado “Era uma vez…” integra o ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, nomeadamente o 2º ano do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES). Este documento tem como objetivo apresentar o trabalho realizado pela mestranda nos contextos educativos onde decorreu a PES, alicerçada pelos fundamentos teóricos e legais que apoiaram este percurso. A PES decorreu em três turmas, uma do 1º CEB e duas do 2º CEB, apresentando-se neste documento uma descrição detalhada dos contextos educativos e reflexões fundamentadas sobre a intervenção da mestranda. Denote-se uma evolução contínua da mestranda quer a nível pessoal como profissional, fruto das intervenções que permitiram construir a sua identidade docente. Este documento apresenta também uma componente investigativa, abordando o conhecimento de propriedades numéricas para o desenvolvimento do cálculo mental numa turma do 3º ano de escolaridade, fundamentada em referenciais teóricos. Em suma, este RE apresenta-se como uma história de um conto de fadas sobre uma menina que queria ser professora. Esta história acompanha a vida da personagem principal, pelo caminho cheio de desafios até à superação e alcance do seu sonho: Ser Professora.
- Uma borboleta que ganhou asasPublication . Azevedo, Elisa Maria Borges; Lima, Cláudia MaiaO presente Relatório de Estágio (RE), ergue-se no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que se integra no 2º ano do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. O objetivo primordial deste documento consiste na fundamentação, análise e reflexão crítica sobre o caminho desenvolvido pela mestranda ao longo da sua prática profissional, incorporando pressupostos teóricos e legais, que permitam, deste modo, apoiar e sustentar a realização da PES, bem como os imprescindíveis saberes do foro científico, pedagógico e didático. Sendo a redação do RE condição determinante para a obtenção do grau de mestre, é nele que se encontraram descritas as experiências e aprendizagens adquiridas pela professora estagiária (PE). Esta prática pedagógica, caracterizada pela sua multiplicidade de vivências, regeu-se pelos paradigmas construtivistas e significativos. Importa, ainda, evidenciar a importância do ciclo de supervisão, assim como a notável cooperação entre todos os intervenientes da PES, nomeadamente os professores institucionais e os professores cooperantes, que impulsionaram um crescimento pessoal e profissional da mestranda. Durante a fase da PES, a mestranda teve a oportunidade de contactar com dois contextos distintos – o 2º CEB e o 1º CEB, cronologicamente. Por conseguinte, são apresentadas neste documento as caracterizações dos contextos e algumas intervenções realizadas pela PE onde se pode constatar as estratégias, métodos e recursos didáticos e pedagógicos, implementados de forma adequada às idiossincrasias e necessidades de cada contexto. Adicionalmente, este documento contempla, ainda, uma componente investigativa, em formato de artigo, onde se procurou compreender quais as estratégias utilizadas pelos alunos do 2º ano de escolaridade na resolução de problemas envolvendo números racionais não negativos - frações. Uma borboleta que ganhou asas – é o título que dá sentido ao caminho traçado pela mestranda. Uma borboleta simboliza a transformação, a adaptação e o crescimento, assim como a liberdade que advém de todas essas fases, sendo, portanto, uma bela metáfora para o intenso e marcante processo vivenciado pela mestranda durante a PES – e é nesta fase, do bater de assas, que a mestranda alcança o seu grande sonho de ser professora!