ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico
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Recent Submissions
- Uma borboleta que ganhou asasPublication . Azevedo, Elisa Maria Borges; Lima, Cláudia MaiaO presente Relatório de Estágio (RE), ergue-se no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que se integra no 2º ano do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. O objetivo primordial deste documento consiste na fundamentação, análise e reflexão crítica sobre o caminho desenvolvido pela mestranda ao longo da sua prática profissional, incorporando pressupostos teóricos e legais, que permitam, deste modo, apoiar e sustentar a realização da PES, bem como os imprescindíveis saberes do foro científico, pedagógico e didático. Sendo a redação do RE condição determinante para a obtenção do grau de mestre, é nele que se encontraram descritas as experiências e aprendizagens adquiridas pela professora estagiária (PE). Esta prática pedagógica, caracterizada pela sua multiplicidade de vivências, regeu-se pelos paradigmas construtivistas e significativos. Importa, ainda, evidenciar a importância do ciclo de supervisão, assim como a notável cooperação entre todos os intervenientes da PES, nomeadamente os professores institucionais e os professores cooperantes, que impulsionaram um crescimento pessoal e profissional da mestranda. Durante a fase da PES, a mestranda teve a oportunidade de contactar com dois contextos distintos – o 2º CEB e o 1º CEB, cronologicamente. Por conseguinte, são apresentadas neste documento as caracterizações dos contextos e algumas intervenções realizadas pela PE onde se pode constatar as estratégias, métodos e recursos didáticos e pedagógicos, implementados de forma adequada às idiossincrasias e necessidades de cada contexto. Adicionalmente, este documento contempla, ainda, uma componente investigativa, em formato de artigo, onde se procurou compreender quais as estratégias utilizadas pelos alunos do 2º ano de escolaridade na resolução de problemas envolvendo números racionais não negativos - frações. Uma borboleta que ganhou asas – é o título que dá sentido ao caminho traçado pela mestranda. Uma borboleta simboliza a transformação, a adaptação e o crescimento, assim como a liberdade que advém de todas essas fases, sendo, portanto, uma bela metáfora para o intenso e marcante processo vivenciado pela mestranda durante a PES – e é nesta fase, do bater de assas, que a mestranda alcança o seu grande sonho de ser professora!
- A educação como luz que transforma vidas e o mundoPublication . Conceição, Mariana Ferreira Coelho; Barbot, AntónioO presente Relatório de Estágio (RE) emerge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), incorporada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB, apresentando-se como um passaporte para a viagem que conquista um sonho de criança, Ser Professora. O documento apresentado concede à mestranda a conclusão de um ciclo, atingindo o grau de mestre e, consequentemente, habilita-a ao mundo da docência, nas áreas mencionadas. Este, contempla uma análise reflexiva e construtivista, que procura espelhar o percurso da estudante no decorrer da PES, sustentada em pressupostos teóricos e legais que norteiam a prática docente, bem como os saberes científicos e pedagógicos mobilizados nesta caminhada evolutiva. O RE explana, ainda, alguns percursos didáticos desenvolvidos ao longo deste ano e as respetivas reflexões, potenciando um olhar atento, crítico e reflexivo da prática docente. Esta, decorreu em dois contextos, uma turma de 1º CEB e outra de 2º CEB, cada uma com as suas particularidades, existindo a necessidade de observar, atentamente, e de adequar estratégias e metodologias às necessidades e interesses dos alunos. Esta adaptação e constante cooperação ao longo do ciclo de supervisão, permitiu à mestranda um crescimento pessoal e profissional, bem como iniciar a construção da sua identidade, enquanto futura docente em permanente evolução. A componente investigativa, "Luz que Transforma: Forno Solar e Dessalinização", é parte integrante deste RE e foi desenvolvida ao longo desta jornada, assente nos seus quatro pilares: observação, planificação, ação e reflexão. Acreditando na investigação em educação como uma ferramenta que desencadeia a melhoria da qualidade do ensino, identificando e solucionando problemas, a mestranda procedeu ao desenvolvimento de um trabalho prático, baseado na investigação-ação. Este, compreendeu diferentes fases, objetivando valorizar o Estudo do Meio, através de metodologias e recursos inovadores como a abordagem CTSA, o TP e o forno solar, partindo de problemas reais, como a falta de água potável. A PES concedeu à mestranda a visão da (re)descoberta e transformação, como uma necessidade inerente ao processo educativo, considerando todo um processo de autodescoberta e transformação de professores e alunos na sua melhor versão, portadores de saberes, competências, capacidades, atitudes e valores para dar resposta aos desafios da sociedade atual. Deste modo, o documento intitula-se "A Educação como Luz que Transforma Vidas e o Mundo" refletindo a crença da mestranda na educação como ferramenta capaz de mudar vidas.
- Papel das metodologias ativas na aprendizagem da astronomia no 1º CicloPublication . Silva, Catarina Daniela Mota da; Saraiva, ElisaO Presente relatório de estágio (RE) emerge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este RE tem como objetivo, partilhar, analisar e refletir sobre todo o trabalho que a mestranda desenvolveu no decorrer da PES. Para tal, a mestrada teve em linha de conta todos os pressupostos teóricos e legais. O RE apresenta todo o percurso formativo da mestranda, evidenciando as aprendizagens, as intervenções realizadas e principalmente a evolução das competências pessoais e profissionais da mestranda ao longo de todo o percurso, incluindo a sua capacidade para desenvolver investigação. Este relatório contém uma parte investigativa, apresentada sob a forma de um artigo, focada na compreensão do papel que as metodologias ativas podem desempenhar no ensino das ciências. Esta investigação foi desenvolvida com turmas do 3º ano com o objetivo de analisar se as metodologias ativas estavam, de alguma forma, associadas ao desenvolvimento de práticas epistémicas na sala por parte dos alunos. Na parte final, serão apresentadas as conclusões e reflexões finais em relação ao percurso que a mestranda realizou, apresentando os aspetos positivos e negativos relativamente ao trabalho desenvolvido pela mestranda, tendo em vista o desenvolvimento de competências, tanto a nível pessoal como profissional.
- Jogando com os sonhos: A jornada que une Realidade e FantasiaPublication . Coutinho, Fátima Sá; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves; Mascarenhas, DanielaO presente Relatório de Estágio (RE) foi elaborado no contexto da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), parte integrante do plano de estudos do Mestrado em Ensino do1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e em Matemática e Ciências Naturais para o 2º CEB. Este curso visa habilitar os futuros professores para um perfil duplo, com defesa de relatório em provas públicas. Assim, o relatório descreve o percurso da mestranda e destaca os objetivos deste curso e saberes científicos pela revisão de literatura e construção de saberes experienciais na PES. Neste sentido, as práticas pedagógicas realizadas refletem as teorias estudadas no curso, enfatizando a importância do saber mobilizar e construir novos saberes profissionais pela práxis. O processo colaborativo em par de formação enriqueceu a experiência. A componente investigativa deste estágio teve como objetivo explorar o uso do jogo educativo Liber Domus no ensino da matemática no 1º Ciclo, numa parceria com um projeto do Centro de Investigação e Inovação em Educação (lnED). Usou uma metodologia Explanatória e 20 crianças do 1º CEB como participantes. A recolha de dados envolveu instrumentos de natureza mista que tiveram como foco três dimensões fundamentais para responder à questão de partida: a usabilidade, a experiência do utilizador e os princípios da usabilidade. Os resultados mostram as potencialidades e fragilidades do jogo Liber Domus. Considerando os limites da amostra, levantamos a hipótese de que o jogo é uma ferramenta pedagógica promissora no ensino da matemática, mas ainda tem fragilidades que necessitam de ser melhoradas. Todavia, a gamificação que o sustenta, motiva as crianças numa aprendizagem colaborativa e envolve-as em raciocínios matemáticos, contribuindo para uma aprendizagem lúdica que as satisfaz.
- Às voltas num mar de incertezas, até encontrar a verdadeira paixãoPublication . Amorim, Sara Santos; Silva, Sara Aboim daO presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que integra o plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.ºCEB. Este documento procurou refletir todo o percurso realizado pela mestranda, ao longo da PES, abordando as vertentes formais e informais, pessoais e profissionais, durante o período de estágio, com a mobilização da sua ação de acordo com os pressupostos teóricos e legais definidos, como os saberes científicos, pedagógicos e didáticos. A mestranda foi acolhida por duas turmas, uma do 1.º ano do 1.ºCEB e outra do 6.º ano do 2.ºCEB, que proporcionaram momentos únicos e incluíram muitas experiências, desafios e emoções. Cada um resultou não só como uma aprendizagem, mas contribuiu, também para o seu desenvolvimento profissional, mas, acima de tudo, pessoal. Neste sentido, ao longo deste RE, foi pretendido explanar as referidas experiências e aprendizagens concretizadas, de forma a colmatar o seu percurso, através de descrições e reflexões sobre as mesmas. Este documento compreende, ainda, uma dimensão investigativa desenvolvida ao longo da PES, onde se procurou averiguar como se pode promover a literacia em Inteligência Artificial (IA), em contexto formal de aprendizagens das Ciências Naturais, no 2.º CEB.
- Metáforas EducativasPublication . Martins, Francisco Duarte; Silva, Nuno Miguel Pinto daO presente Relatório de Estágio (RE) integra o ciclo de estudos que conduz à obtenção do grau de mestre, especificamente o 2º ano do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB, no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES). Este documento tem como objetivo apresentar a experiência do mestrando, abordando as suas vertentes formais e informais, pessoais e profissionais, ao longo do período de estágio, sustentando a sua prática em referenciais teóricos e legais que orientam a sua ação e apropriando-se, de forma paralela, da sua literacia científica, pedagógica e didática. A vivência na PES envolveu a participação em duas turmas, uma do 1º CEB e outra do 2º CEB, sendo que este documento oferece uma descrição detalhada dos contextos educativos e reflexões fundamentadas sobre a intervenção do mestrando nesses cenários. As experiências de colaboração com os contextos educativos, descritas e refletidas ao longo do documento, evidenciam o percurso evolutivo do mestrando, apoiado na construção de conhecimentos derivados da prática. Assim, clarifica-se o desenvolvimento profissional do mestrando e a formação da sua identidade docente, num processo de construção e desconstrução de conceitos, com o objetivo de promover uma educação de qualidade, atual e capaz de responder aos desafios da mudança e inovação. Este documento inclui também uma vertente investigativa desenvolvida durante a PES, centrada na utilização de materiais manipuláveis, como o Material Multibásico (MAB) e objetos do quotidiano, como facilitadores da compreensão do conceito de volume. Em síntese, este RE constitui-se como um guião que assinala a última etapa da formação inicial do mestrando, preparando-o para o mundo profissional.
- Nas asas da imaginação: o professor e a estante dos sonhosPublication . Gonçalves, Maria Inês de Alvim Lopes; Fernandes, Dárida Maria; Quadros-Flores, PaulaO presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) Prática de Ensino Supervisionada (PES), que integra o plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, constituindo-se como um instrumento de avaliação submetido a prova pública, conducente ao grau de mestre. O documento visa explanar o percurso formativo da mestranda, vivenciado em dois contextos educativos, alicerçando, a sua ação, em saberes científicos, pedagógicos e didáticos, fundamentais para edificar a sua identidade docente. Num mundo onde a Educação se (re)inventa a cada dia, o presente RE reflete a jornada de crescimento da mestranda, marcada por uma abordagem reflexiva e construtivista, que se traduz numa pluralidade de experiências fundamentadas em ciclos de observação, planificação, ação e reflexão, pensados por forma a (re)construir competências respondam às exigências atuais. Num caminho edificado a partir da integração de referenciais teóricos e legais e de ambientes de colaboração, a mestranda não só cultivou um olhar autocrítico e indagador, como consolidou a sua postura enquanto docente mediadora e agente de mudança. Movida pela vontade de ir além, a mestranda atentou as especificidades de alunos do 2º e 5º anos de escolaridade, projetando cenários de aprendizagem inovadores e contextualizados, capazes de dar resposta aos contextos educativos específicos, constatando que, tal como os livros numa Estante de Sonhos, cada criança traz consigo uma narrativa única, pronta para ser valorizada e enriquecida. Entrelaçando a prática e a capacidade investigativa, o presente documento contempla um artigo científico que pretende compreender as potencialidades do uso do Robô Educativo Super DOC e do Ambiente de Programação Digital Scratch Jr no desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC), no contexto da história “A ovelha que fazia Múuuu”, percecionando de que forma o Esquema Quinário (EQ) oferece uma nova dimensão para a interpretação e representação de histórias e para o desenvolvimento de competências de resolução de problemas. O presente RE consiste, assim, numa ode à imaginação e à capacidade transformadora da mestranda que constrói, na sua Estante dos Sonhos, um reportório de aprendizagens e vivências destinadas a inspirar e a abrir horizontes. Nas páginas do presente documento, a mestranda encontrou as asas para voar e as ferramentas para transformar, consistindo, este processo, em mais do que uma formação, é o início de uma viagem repleta de histórias a serem escritas.
- Envolver produtivamente os alunos através de jogos e estratégias de gamificaçãoPublication . Araújo, Inês Magalhães; Saraiva, Elisa“Envolver produtivamente os alunos através de jogos e estratégias de gamificação” dá nome ao presente Relatório de Estágio elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Este documento apresenta o trabalho da mestranda nos contextos educativos onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada considerando todos os pressupostos teóricos e legais e tendo em conta todas as aprendizagens, emoções, experiências e desafios que contribuíram para a sua formação e evolução. O Relatório de Estágio retrata intervenções realizadas pela mestranda em contexto educativo, ressaltando a utilização de diversas estratégias e recursos, adaptando às características dos alunos. A componente investigativa mostrou-se fundamental para a evolução deste RE e o conhecimento adquirido possibilitou a projeção de situações de aprendizagem importantes e significativas, permitindo construir novos saberes e práticas, enaltecendo a importância da investigação e da reflexão como futura docente. Esta foi desenvolvida com duas turmas de 3.º ano, com o objetivo de avaliar a motivação e o envolvimento produtivo dos alunos através de estratégias de gamificação. De valorizar a constante colaboração com par pedagógico, mas, nomeadamente, com as professoras cooperantes, com os professores supervisores e com toda a comunidade envolvente, permitindo caminhar de mãos dadas até à melhoria da qualidade de ensino.
- Navegar por um oceano para aprender, ensinar e transformar o mundoPublication . Moniz, Maria Loureiro; Sara, AboimNo âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) é proposto a realização do presente Relatório de Estágio (RE). Com o intuito de refletir sobre a prática pedagógica desenvolvida ao longo de todo o ano em ambos os contextos, nomeadamente 1.º e 2.º CEB, este documento tem por base saberes científicos, pedagógicos, didáticos e humanos, sendo, por isso, sustentado por diferentes pressupostos teóricos e legais. Para além disso, também é possível observar no documento a diversidade de aprendizagens, desafios, emoções e experiências vividas ao longo do ano que contribuíram para o enriquecimento e desenvolvimento, não só profissional, mas também pessoal da mestranda. Na intervenção no contexto educativo foi adotada uma metodologia com características de investigação-ação, pelo que ocorreu momentos de observação, planificação, ação e reflexão. As duas instituições onde foi realizado o estágio pertenciam ao mesmo Agrupamento de Escolas. A professora estagiária (PE) procurou estabelecer uma boa dinâmica em ambos os contextos, apostando na diversidade de estratégias e métodos utilizados, tendo sempre o objetivo de enriquecer os processos de ensino e de aprendizagem. Neste sentido, a mestranda integrou-se numa turma do 1.º ano, do 1.º CEB, e em duas turmas do 6.º ano de escolaridade, no 2.º CEB, pelo que são apresentadas intervenções das mesmas nos dois ciclos de ensino, analisando-as criticamente. A dimensão investigativa, presente neste RE, centrou-se no estudo da influência do BioBlitz na escola como forma de descobrir e conhecer a biodiversidade no 1.º CEB.
- A odisseia de uma rosa pelo jardim da educaçãoPublication . Carvalho, Jéssica Andreia dos Santos; Mascarenhas, Daniela Filipa MartinhoO presente Relatório de Estágio (RE) intitulado A Odisseia de uma Rosa pelo Jardim da Educação, incorpora o ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que se insere no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2ºCEB. Almeja-se que este documento retrate, de modo mais realista possível, o percurso da mestranda, ao longo da sua prática de ensino supervisionada, tendo como alicerces os fundamentos teóricos e legais que se consubstanciam com as múltiplas vivências proporcionadas pela PES. Com uma postura indagadora e autocrítica, que mobilizou as quatro fases implícitas à Investigação-Ação (Observar, Planificar, Agir e Refletir), a mestranda contactou com duas turmas, uma da valência de 1ºCEB e outra de 2ºCEB, denotando-se um exponencial crescimento pessoal e profissional, a fim de construir conceções epistemológicas que dão significado à prática. Fruto da procura incessante de inovação pedagógica, surge, neste documento, uma componente investigativa intitulada, Entre a Imersão e a Criação, que mobiliza ferramentas tecnológicas emergentes na articulação curricular de Matemática e Ciências Naturais no 6º ano de escolaridade. Mobilizam-se quadros teóricos para atribuir sentido ao que acontece em terreno, através de uma postura observadora e compreensiva, mas também reflexiva e impactante com questionamentos sistemáticos. Urge compreender a docência como uma jornada contínua e mutável, onde as circunstâncias contextuais possibilitam a construção identitária até ao último dia da profissão. É no seguimento deste raciocínio, que se encara esta jornada como uma odisseia, na qual a mestranda se compara a uma flor, a Rosa, em constante crescimento, nos diversos contextos educativos por onde passou, passa e passará: o Jardim da Educação.