Repository logo
 

ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 131
  • Cubo a cubo para a construção da vista mais esperada
    Publication . Almeida, Rita Alves de; Mascarenhas, Daniela
    O presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) da Prática de Ensino Supervisionada (PES), que integra o plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB, sendo um instrumento de avaliação, submetido a prova pública, para obtenção do grau de mestre. O presente documento realça o trabalho desenvolvido pela mestranda, vivenciado em dois contextos educativos distintos, que integram o mesmo agrupamento, durante o período de estágio, apresentando pressupostos teóricos e legais, para fundamentar a sua prática de ensino. Este RE apresenta uma visão reflexiva e construtivista, uma multiplicidade de experiências e aprendizagens ao longo da PES, tendo por base os processos de observação, planificação, ação e reflexão. O contacto constante com as turmas de diferentes contextos permitiu compreender a importância de uma prática diversificada e potenciadora das aprendizagens dos alunos, valorizando ainda os seus interesses e motivações. Neste sentido, salienta-se a relevância de uma prática reflexiva e colaborativa, que permita ao professor analisar e refletir sobre as suas práticas. Os contextos, onde a mestranda teve a oportunidade de intervir, mostraram-se essenciais para o seu desenvolvimento a nível pessoal e principalmente profissional, sendo um destes direcionado ao 1º CEB e outro para o 2ºCEB. No documento serão caracterizados estes contextos, assim como, o agrupamento de escolas em que se inserem. Para além disso, neste RE apresenta-se uma componente investigativa, implementada durante a PES, cujo principal objetivo era identificar os contributos do uso do material cubos encaixáveis, para o desenvolvimento do subtópico das vistas, integrado no tema Geometria e Medida, direcionado ao 2º ano de escolaridade. De forma a concluir esta etapa da formação inicial de professores, a mestranda parte com uma bagagem recheada de conhecimentos e aprendizagens que permitiram delinear o seu perfil docente, perspetivando a professora que espera um dia ser. Através dos seus sonhos e objetivos no mundo da educação pretende ajudar os seus alunos a serem cidadãos informados, criativos, conscientes, curiosos e perseverantes.
  • Quando o saber dança com o olhar: A construção de uma professora em movimento
    Publication . Machado, Maria Silva; Maia-Lima, Cláudia Manuela Ferreira
    O presente Relatório de Estágio (RE), intitulado Quando o saber dança com o olhar: a construção de uma professora em movimento, foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no 2º ano do Mestrado em Educação do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Este documento reflete o percurso formativo da mestranda ao longo da PES, vivenciado em dois contextos educativos distintos, que contribuíram para a construção progressiva da sua identidade profissional docente. Com base numa postura crítica e reflexiva, a intervenção pedagógica alicerçou-se na articulação entre referenciais teóricos, legais e curriculares, assumindo-se como elemento estruturante para uma ação docente ética, intencional e situada. Desenvolvida numa turma do 1º CEB e em três turmas do 2º CEB, a prática permitiu à mestranda ajustar estratégias às especificidades dos alunos, promover aprendizagens significativas e colaborar estreitamente com os professores cooperantes e a equipa de supervisão. Ao longo do estágio, privilegiaram-se práticas integradoras e metodologias ativas, apoiadas em ciclos de observação, planificação, ação e reflexão. Esta dinâmica fomentou o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais, atravessadas por um olhar atento e comprometido, que conferiu sentido à prática educativa e orientou a construção da identidade docente. Paralelamente, este relatório integra uma componente investigativa, apresentada sob a forma de artigo científico, que procurou compreender os contributos do GeoGebra 3D para a aprendizagem do conceito de volume em alunos do 6º ano, com destaque para o desenvolvimento da visualização espacial. Em suma, este relatório espelha um percurso em construção contínua, feito de passos conscientes e colaborações significativas, onde o olhar reflexivo da mestranda foi dando forma e intenção à sua profissionalidade docente.
  • Aprendizagem em jogo: marcar pontos no saber
    Publication . Rocha, Renata Silva; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de
    O presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Estrutura-se a partir da prática em dois contextos educativos distintos, nos quais se foi construindo uma identidade profissional marcada pela reflexão crítica, pela adaptação a diferentes realidades escolares e pela consolidação de um olhar pedagógico atento às necessidades e potencialidades dos alunos. As intervenções didáticas privilegiaram metodologias de aprendizagem ativa, o trabalho colaborativo e a integração das tecnologias digitais como recursos potenciadores de envolvimento e motivação. A intencionalidade pedagógica esteve sempre orientada para a criação de experiências de aprendizagem significativas, capazes de promover o pensamento crítico, a autonomia e o desenvolvimento de competências transversais nos alunos. A dimensão investigativa do relatório centrou-se na exploração da gamificação como estratégia de ensino, procurando compreender de que forma a introdução de dinâmicas lúdicas e desafiantes poderia contribuir para o aumento da motivação. Os resultados obtidos revelaram-se promissores, evidenciando ganhos ao nível do interesse, da participação e da motivação dos alunos. Ao longo deste percurso, destacou-se a importância da planificação intencional, da flexibilidade na ação pedagógica e da reflexão sistemática sobre as práticas. Estas aprendizagens traduzem-se num contributo decisivo para a construção da identidade docente, entendida como um processo contínuo de desenvolvimento profissional e pessoal, sustentado pelo compromisso ético e pela responsabilidade social da profissão.
  • A minha promessa de professora: um caminho de ensino, aprendizagem e avaliação
    Publication . Almeida, Joana Isabel Lourenço; Silva, Sara Aboim da
    O Relatório de Estágio (RE) insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico e constitui um exercício de reflexão crítica e sistematização das aprendizagens realizadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES). O percurso formativo desenvolveu-se em dois contextos complementares: uma turma do 2.º ano do 1.º CEB e uma turma do 6.º ano do 2.º CEB, permitindo uma visão alargada sobre a progressão das aprendizagens e sobre os desafios pedagógicos inerentes a cada ciclo. A análise é sustentada por um enquadramento teórico que valoriza a construção de relações empáticas e seguras, a gestão da diversidade como fator de inclusão e a avaliação numa perspetiva formativa e humanizada. Paralelamente, foi conduzido um estudo de natureza qualitativa, no quadro da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e do Ensino Experimental das Ciências, centrado na promoção de hábitos de higiene junto dos alunos. A triangulação de dados recolhidos através de questionários, observações e produções dos alunos permitiu identificar evidências de desenvolvimento de literacia científica e de práticas epistémicas. Os resultados evidenciam que metodologias ativas, experimentação e feedback contínuo potenciam o envolvimento dos alunos e favorecem aprendizagens significativas. O estágio revelou-se, assim, um processo de crescimento profissional e pessoal, consolidando uma identidade docente assente na reflexão, na intencionalidade pedagógica e no compromisso ético com o desenvolvimento integral dos alunos.
  • Pequenas mentes, grandes ideias:Pensar crítica e criativamente no 1º CEB
    Publication . Albuquerque, Maria Eduarda Ribeiro Barbas de; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira da
    O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, constituindo um instrumento de avaliação final conducente à obtenção do grau de mestre. Reflete o percurso formativo da mestranda, desenvolvido em dois contextos educativos distintos, o 1º e o 2º CEB, evidenciando o carácter duplo e articulado deste perfil e reforçando a preparação científica e pedagógica do futuro profissional para atuar com sensibilidade, rigor e uma visão holística e integrada da aprendizagem. Partindo de uma abordagem investigativa e construtivista, este relatório testemunha a construção progressiva de uma identidade profissional assente na observação, planificação, ação e reflexão contínuas. Articulando prática letiva e investigação-ação, a mestranda procurou responder aos desafios da escola contemporânea, promovendo experiências de aprendizagem contextualizadas, participativas e centradas no aluno. Assim, no âmbito da investigação-ação, desenvolveu o projeto “CriAtiva”, no 1º CEB, com o propósito de potenciar o desenvolvimento das referidas competências, através de um modelo pedagógico inovador que integra modelo SCAMPER, Design Thinking, Sprints Criativos, pensamento computacional e IA. Optou-se por um estudo de natureza qualitativa, iniciado com um pré-teste de recriação de contos tradicionais, seguido da implementação do modelo com base cinco Sprints Criativos: mapear ideias, desenhar soluções, selecionar propostas, prototipar narrativas e validar criações. O processo terminou com um pós-teste seguido de um sprint livre de melhorias. A recolha de dados combinou observação direta estruturada, análise documental das produções das crianças e focus group. Os resultados evidenciam a eficácia do modelo no desenvolvimento de capacidades críticas e criativas no 1º CEB. Este mestrado revelou-se exigente e enriquecedor, contribuindo de forma decisiva para a construção da profissionalidade docente da futura professora e sensibilizando-a para a implementação de práticas pedagógicas inovadoras.
  • Aprender a ser farol: o percurso formativo de quem aprende a iluminar caminhos sem traçar destinos
    Publication . Moreira, Carla Daniela Faria; Saraiva, Elisa Maria da Silva Cardoso
    O presente Relatório de Estágio (RE) foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Este documento assume-se como elemento central na avaliação final do ciclo de estudos, traduzindo o percurso formativo da mestranda ao longo do estágio em dois contextos escolares pertencentes ao mesmo agrupamento. Sustentado num modelo de formação que privilegia a articulação entre a teoria e a prática, o RE apresenta uma análise crítica e fundamentada das práticas educativas desenvolvidas, refletindo os processos de observação, planificação, intervenção e reflexão que marcaram a trajetória profissional da mestranda. O contacto direto com turmas do 4º e 6º ano permitiu a conceção e aplicação de estratégias de ensino adaptadas às necessidades e características dos alunos, promovendo aprendizagens ativas, significativas e contextualizadas. Para além da dimensão prática, o RE contempla uma componente investigativa centrada nas conceções e perceções dos professores do 1º ciclo do ensino básico relativamente ao Trabalho Experimental. Através desta investigação, procurou-se compreender as razões subjacentes à escassa implementação deste tipo de abordagem pedagógica, bem como os obstáculos, constrangimentos e representações que influenciam a prática docente nesta área. Os resultados obtidos revelam uma complexidade de fatores que afetam a integração efetiva do trabalho experimental nas rotinas escolares, oferecendo pistas para uma formação docente mais ajustada e consciente dos desafios concretos da profissão. Este RE constitui, assim, um reflexo do crescimento pessoal e profissional da mestranda, bem como do seu compromisso com um ensino crítico, reflexivo e transformador. A metáfora do farol atravessa simbolicamente todo o documento, representando o caminho iluminado pela experiência e pela reflexão, antecipando o desejo de vir a ser, no futuro, uma presença orientadora para os alunos e para a comunidade educativa.
  • Odisseia pedagógica. Diálogos entre a tradição e a inovação no ensino
    Publication . Ramos, Filipa Maria de Carvalho Pinto; Mascarenhas, Daniela; Cruz, Mário
    O presente Relatório de Estágio (RE), intitulado Odisseia Pedagógica: Diálogos entre a Tradição e a Inovação no Ensino, foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Este documento constitui um marco fundamental na formação da mestranda, refletindo a consolidação de saberes e competências adquiridos ao longo do ano letivo 2024/2025. Sustentado numa articulação reflexiva entre teoria e prática, este RE documenta o percurso da mestranda em dois contextos distintos: numa turma do 3.º ano do 1.º CEB e numa turma do 6.º ano do 2.º CEB. As intervenções pedagógicas foram sustentadas por referenciais científicos, didáticos e legais, ancorando-se em ciclos de observação, planificação, intervenção, avaliação e reflexão, essenciais à construção de uma identidade docente ética, crítica e inovadora. Este processo formativo foi enriquecido pela colaboração com os diferentes agentes educativos, pelo reconhecimento da diversidade e especificidade dos contextos escolares e pelo compromisso com a promoção de aprendizagens inclusivas, diferenciadas e significativas. As práticas educativas adotadas foram orientadas por uma intencionalidade pedagógica capaz de valorizar os alunos enquanto sujeitos ativos, promovendo ambientes de aprendizagem positivos e centrados na equidade. A componente investigativa do relatório, apresentada sob a forma de artigo científico, explora o papel dos chatbots enquanto expressão da Inteligência Artificial (IA) e a sua potencial integração no processo de ensino e aprendizagem. Recorrendo a uma abordagem mista e metodologia de investigação-ação, a mestranda analisou o impacto dos chatbots na motivação, no envolvimento e na compreensão conceptual dos alunos, com particular incidência no raciocínio geométrico e no pensamento científico. Os resultados obtidos apontam para o potencial destas tecnologias como ferramentas pedagógicas, desde que utilizadas com intencionalidade didática, espírito crítico e em articulação com os referenciais curriculares. Este RE espelha, assim, uma postura profissional comprometida com a inovação pedagógica, a investigação, a inclusão e a qualidade das aprendizagens. Através da PES, a mestranda consolidou a sua identidade profissional, assumindo o desafio de ser professora no século XXI — consciente dos riscos e oportunidades da era digital e determinada a colocar a tecnologia ao serviço de uma escola mais humana, colaborativa e transformadora.
  • Desde sempre em mim, a voz que agora ensina
    Publication . Leite, Lara Filipa Lopes; Mascarenhas, Daniela Filipa Martinho; Rodrigues, Pedro Correia; Alves, Tiago Miguel Maia
    O presente Relatório de Estágio (RE), intitulado “Desde Sempre em Mim, a Voz que Agora Ensina”, enquadra-se na Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento constitui um requisito indispensável para a obtenção do grau de Mestre, corporizando uma síntese reflexiva do percurso formativo vivido pela mestranda ao longo do ano letivo 2024/2025. Sustentado num diálogo contínuo entre teoria e prática, este RE retrata uma jornada formativa desenvolvida em dois contextos educativos, com intervenções realizadas numa turma do 3.º ano do 1.º CEB e numa turma do 6.º ano do 2.º CEB, nas áreas disciplinares de Matemática e Ciências Naturais. A ação pedagógica da mestranda alicerçou-se em referenciais científicos, didáticos e legais, integrando ciclos de observação, planificação, intervenção, avaliação e reflexão, orientados para a construção de uma identidade docente crítica, investigativa e ética. Este percurso formativo foi amplamente enriquecido pela colaboração com os diferentes agentes educativos e pela atenção às especificidades dos alunos, procurando responder às suas necessidades e potencialidades através de cenários de aprendizagem contextualizados, inclusivos e motivadores. Tal como páginas de um livro em constante escrita, cada criança foi entendida como portadora de uma narrativa única, cuja valorização se tornou central no ato educativo. O presente RE inclui ainda uma vertente investigativa, desenvolvida sob a forma de artigo científico, que problematiza as potencialidades da Realidade Aumentada (RA) e da Realidade Virtual (RV) na promoção de aprendizagens significativas e na articulação entre Matemática e Ciências Naturais, desafiando a fragmentação curricular e reforçando a relação com o meio envolvente. Este estudo, ancorado numa metodologia de investigação-ação, procurou compreender de que modo a integração de ambientes imersivos poderia potenciar o raciocínio espacial e o interesse dos alunos pelos conceitos matemáticos e científicos, consolidando, assim, um ensino mais interativo e experiencial. Este RE reflete, por conseguinte, a consolidação de saberes, valores e competências que moldaram a identidade profissional da mestranda, numa perspetiva de docência comprometida com a inovação pedagógica, a justiça educativa e o desenvolvimento integral dos alunos. Mais do que um requisito académico, este documento marca o início de uma caminhada que se prolonga no tempo, alimentada pela paixão de ensinar e pelo sonho de construir, com gestos simples e sentidos, uma escola mais humana. É também o lugar onde se escuta, de forma clara e confiante, a voz que desde sempre a acompanha e que agora se revela inteira no ato de educar.
  • Aprender com sentido
    Publication . Silva, Jéssica Fabiana Fernandes; Silva, Nuno Miguel Pinto da
    O presente Relatório de Estágio, intitulado Aprender com Sentido, integra-se no Mestrado em Ensino do 1.o Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.o Ciclo do Ensino Básico. A prática supervisionada decorreu com uma turma do 2.o ano e uma turma do 6.o ano, permitindo observar e intervir junto de alunos com diferentes perfis, interesses e necessidades. Esta diversidade exigiu uma constante adaptação metodológica e relacional, centrando a intervenção em estratégias diferenciadas e focadas no aluno, promovendo ambientes de aprendizagem inclusivos, seguros e desafiantes. A intencionalidade pedagógica foi guiada por uma visão humanista da educação, valorizando a escuta, a experiência e a construção conjunta do conhecimento. Para além da componente prática, o relatório integra uma investigação de natureza qualitativa, com base na investigação-ação. O estudo centrou-se na importância da ligação ao quotidiano no ensino da Matemática em contexto não formal, com alunos do 6.o ano. Através da análise dos dados recolhidos, procurou-se compreender de que forma a aproximação entre os conteúdos matemáticos e a realidade concreta dos alunos pode promover maior motivação, apropriação do saber, participação ativa e aprendizagens significativas. Este trabalho constitui, assim, uma síntese crítica do percurso formativo da mestranda, integrando prática, teoria e investigação, e refletindo um compromisso com um ensino exigente, transformador e alinhado com os desafios da escola contemporânea.
  • Semear colaboração: a estrutura Scrum no 1º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Guerra, Maria Duarte Pinto de Pinho; Quadros-Flores, Paula; Cruz, Mário
    O presente Relatório de Estágio insere-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Atendendo ao perfil duplo de formação, o relatório reflete, de forma crítica e articulada, o percurso formativo da mestranda ao longo de um ano letivo, em dois contextos educativos distintos: uma turma do 6º ano, no primeiro semestre, e uma turma do 3º ano, no segundo semestre. O documento estrutura-se em três grandes momentos: a fundamentação teórica que sustenta as opções pedagógicas adotadas; a reflexão crítica sobre a prática nas áreas de Matemática, Ciências Naturais e Articulação de Saberes; e o projeto de investigação, centrado numa abordagem inovadora e transformadora da ação educativa. A investigação teve como objetivos compreender de que forma a Inteligência Artificial pode apoiar os alunos do 1º CEB a trabalhar em equipa numa estrutura Scrum, e de que modo esta metodologia contribui para uma maior eficiência no trabalho de grupo. Implementado numa turma de 3º ano, o estudo envolveu 22 crianças e revelou o impacto do modelo Scrum criado pelas crianças com apoio da IA. Este percurso permitiu à mestranda construir saberes profissionais alicerçados numa prática pedagógica fundamentada e crítica, desenvolvendo uma identidade docente reflexiva e inovadora, capaz de responder com criatividade e rigor aos desafios da escola contemporânea.