Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A aguarela do sonho que me pintou professora

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Mariana Barbosa_2025.pdf10.5 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório de Estágio (RE) foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O documento reflete o percurso da mestranda em dois contextos educativos distintos e revela uma construção identitária que se vai desenhando entre desafios concretos, decisões pedagógicas fundamentadas e aprendizagens com os alunos. A intervenção didática desenvolvida privilegiou a intencionalidade pedagógica, a articulação curricular e a atenção à diversidade. As propostas delineadas procuraram promover experiências de aprendizagem significativas, nas quais a afetividade e a valorização da criatividade dos alunos assumiram um papel central. Através da interdisciplinaridade e do uso pedagógico das tecnologias digitais, criaram-se contextos orientados para a construção ativa do conhecimento e para o desenvolvimento do pensamento crítico. Valorizou-se, em cada decisão, uma educação centrada na formação integral das crianças, assente em valores humanos, escuta ativa e respeito mútuo. O relatório integra, ainda, uma dimensão investigativa, centrada no desenvolvimento das capacidades de Visualização Geométrica (VG) em alunos do 2.º ano de escolaridade, mais especificamente na construção das vistas dos sólidos. Procurou-se compreender de que forma o recurso a Materiais Manipuláveis (MM) e a ferramentas de Realidade Aumentada (RA) poderia influenciar esse processo. Inspirado na metáfora da Aquarela, este RE apresenta-se como a síntese de um percurso formativo feito de linhas intencionais, de contornos por vezes incertos e de camadas sobrepostas entre a teoria, a prática e a reflexão. Cada capítulo acrescenta cor a um sonho, que começou por ser um esboço, e que se vai definindo, a cada passo, com mais nitidez...
This Internship Report (IR) was developed within the scope of the Supervised Teaching Practice curricular unit, in the 2nd year of the Master's Degree in the Teaching at 1st Cycle of Education and in Mathematics and Natural Sciences at the 2nd Cycle of Basic Education. The document reflects the path of the student teacher in two distinct educational contexts and reveals an identity in formation, shaped through concrete challenges, pedagogically grounded decisions, and learning experiences shared with pupils. The teaching intervention focused on pedagogical intentionality, curricular articulation, and attention to diversity. The planned proposals aimed to promote meaningful learning experiences, d a central role. Through interdisciplinarity and the pedagogical use of digital technologies, learning contexts were created to foster active nowledge construction and the development of critical thinking. Each decision was guided by a vision of education centred on the holistic development of children, grounded in human values, active listening, and mutual respect. The report also includes a research dimension, centred on the development of spatial visualization abilities in 2nd grade pupils, specifically in the construction of 3D object views. It sought to understand how the use of Manipulative Materials (MM) and Augmented Reality (AR) tools could influence this process. synthesis of a formative journey drawn with intentional lines, sometimes uncertain contours, and layered with theory, practice, and reflection. Each chapter adds colour to a dream that began as a sketch and that, step by step, continues to take clearer shape ...

Description

Keywords

Prática de ensino supervisionada Identidade docente Reflexão Criança Aprendizagem Supervised teaching practice Teacher identity Reflection Child Learning

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License

Without CC licence