Repository logo
 
Publication

A aguarela do sonho que me pintou professora

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorMascarenhas, Daniela Filipa Martilho
dc.contributor.advisorRodrigues, Pedro Correia
dc.contributor.advisorAlves, Tiago Miguel Maia
dc.contributor.authorBarbosa, Mariana Araújo
dc.date.accessioned2025-07-23T11:42:03Z
dc.date.available2025-07-23T11:42:03Z
dc.date.issued2025
dc.date.submitted2025
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio (RE) foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O documento reflete o percurso da mestranda em dois contextos educativos distintos e revela uma construção identitária que se vai desenhando entre desafios concretos, decisões pedagógicas fundamentadas e aprendizagens com os alunos. A intervenção didática desenvolvida privilegiou a intencionalidade pedagógica, a articulação curricular e a atenção à diversidade. As propostas delineadas procuraram promover experiências de aprendizagem significativas, nas quais a afetividade e a valorização da criatividade dos alunos assumiram um papel central. Através da interdisciplinaridade e do uso pedagógico das tecnologias digitais, criaram-se contextos orientados para a construção ativa do conhecimento e para o desenvolvimento do pensamento crítico. Valorizou-se, em cada decisão, uma educação centrada na formação integral das crianças, assente em valores humanos, escuta ativa e respeito mútuo. O relatório integra, ainda, uma dimensão investigativa, centrada no desenvolvimento das capacidades de Visualização Geométrica (VG) em alunos do 2.º ano de escolaridade, mais especificamente na construção das vistas dos sólidos. Procurou-se compreender de que forma o recurso a Materiais Manipuláveis (MM) e a ferramentas de Realidade Aumentada (RA) poderia influenciar esse processo. Inspirado na metáfora da Aquarela, este RE apresenta-se como a síntese de um percurso formativo feito de linhas intencionais, de contornos por vezes incertos e de camadas sobrepostas entre a teoria, a prática e a reflexão. Cada capítulo acrescenta cor a um sonho, que começou por ser um esboço, e que se vai definindo, a cada passo, com mais nitidez...por
dc.description.abstractThis Internship Report (IR) was developed within the scope of the Supervised Teaching Practice curricular unit, in the 2nd year of the Master's Degree in the Teaching at 1st Cycle of Education and in Mathematics and Natural Sciences at the 2nd Cycle of Basic Education. The document reflects the path of the student teacher in two distinct educational contexts and reveals an identity in formation, shaped through concrete challenges, pedagogically grounded decisions, and learning experiences shared with pupils. The teaching intervention focused on pedagogical intentionality, curricular articulation, and attention to diversity. The planned proposals aimed to promote meaningful learning experiences, d a central role. Through interdisciplinarity and the pedagogical use of digital technologies, learning contexts were created to foster active nowledge construction and the development of critical thinking. Each decision was guided by a vision of education centred on the holistic development of children, grounded in human values, active listening, and mutual respect. The report also includes a research dimension, centred on the development of spatial visualization abilities in 2nd grade pupils, specifically in the construction of 3D object views. It sought to understand how the use of Manipulative Materials (MM) and Augmented Reality (AR) tools could influence this process. synthesis of a formative journey drawn with intentional lines, sometimes uncertain contours, and layered with theory, practice, and reflection. Each chapter adds colour to a dream that began as a sketch and that, step by step, continues to take clearer shape ...por
dc.identifier.tid203997441
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/30237
dc.language.isopor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.rights.uriN/A
dc.subjectPrática de ensino supervisionada
dc.subjectIdentidade docente
dc.subjectReflexão
dc.subjectCriança
dc.subjectAprendizagem
dc.subjectSupervised teaching practice
dc.subjectTeacher identity
dc.subjectReflection
dc.subjectChild
dc.subjectLearning
dc.titleA aguarela do sonho que me pintou professorapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Mariana Barbosa_2025.pdf
Size:
10.5 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: