Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Pequenos prodígios da matemática por descobrir

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_MarianaSousa_2017.pdf30.4 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório surge com o culminar da unidade curricular da prática de ensino supervisionada, inserida no programa curricular do mestrado em 1.o ciclo do ensino básico e matemática e ciências no 2.o ciclo do ensino básico, mais concretamente, da validação para a obtenção do grau de mestre. Este relatório é um espelho de toda a prática de ensino supervisionada, na medida em que a descreve de um modo reflexivo, articulando os conhecimentos teóricos com esta mesma prática. Todo este processo se orientou por quatro momentos essenciais: a observação, a planificação, a ação e a reflexão. Importa reforçar que todos estes momentos se revelaram fulcrais, insubstituíveis e articulados entre si. Articulado com a prática letiva surge o projeto de investigação desenvolvido pela mestranda, seguindo a metodologia de investigação-ação, centrado na aprendizagem da matemática. Neste projeto foram preocupações da mestranda compreender as causas do insucesso na disciplina de matemática e procurar possíveis respostas para as dificuldades reveladas pelos estudantes na aprendizagem da matemática. Ao longo deste caminho revelaram-se fundamentais as aprendizagens e reflexões desenvolvidas em duplo par pedagógico, com orientadores cooperantes e supervisores institucionais que sempre marcaram pela excelência e exigência.
This report comes with the culmination of the curricular unit of the supervised teaching practice, inserted in the curricular program of the masters program in the 1st cycle of ensino básico and math and science in the 2nd cycle of ensino básico, more specifically, the validation for the Obtaining the master's degree. This report mirrors the whole practice of supervised teaching insofar as it describes it in a reflective way, articulating theoretical knowledge with this same practice. This whole process was guided by four essential moments: observation, planning, action and reflection. It is important to emphasize that all these moments have proved to be central, irreplaceable and interrelated. Articulated with the teaching practice arises the research project developed by the master student, following the action-research methodology, centered in the learning of mathematics. In this project it was the teacher's concerns to understand the causes of failure in the mathematics discipline and to look for possible answers to the difficulties revealed by the students in the learning of mathematics. Throughout this path, the learning and reflections developed in a double pedagogical pair, with cooperating supervisors and institutional supervisors that have always been marked by excellence and exigency, have proved to be fundamental.

Description

Keywords

Prática de ensino supervisionada Reflexão Planificação Aprendizagem Supervised teaching practice Reflection Planning Learning

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License