Repository logo
 
Publication

Pequenos prodígios da matemática por descobrir

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Nuno Miguel Pinto da
dc.contributor.authorSousa, Mariana Silva Abreu de
dc.date.accessioned2017-11-27T11:51:32Z
dc.date.available2017-11-27T11:51:32Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractO presente relatório surge com o culminar da unidade curricular da prática de ensino supervisionada, inserida no programa curricular do mestrado em 1.o ciclo do ensino básico e matemática e ciências no 2.o ciclo do ensino básico, mais concretamente, da validação para a obtenção do grau de mestre. Este relatório é um espelho de toda a prática de ensino supervisionada, na medida em que a descreve de um modo reflexivo, articulando os conhecimentos teóricos com esta mesma prática. Todo este processo se orientou por quatro momentos essenciais: a observação, a planificação, a ação e a reflexão. Importa reforçar que todos estes momentos se revelaram fulcrais, insubstituíveis e articulados entre si. Articulado com a prática letiva surge o projeto de investigação desenvolvido pela mestranda, seguindo a metodologia de investigação-ação, centrado na aprendizagem da matemática. Neste projeto foram preocupações da mestranda compreender as causas do insucesso na disciplina de matemática e procurar possíveis respostas para as dificuldades reveladas pelos estudantes na aprendizagem da matemática. Ao longo deste caminho revelaram-se fundamentais as aprendizagens e reflexões desenvolvidas em duplo par pedagógico, com orientadores cooperantes e supervisores institucionais que sempre marcaram pela excelência e exigência.pt_PT
dc.description.abstractThis report comes with the culmination of the curricular unit of the supervised teaching practice, inserted in the curricular program of the masters program in the 1st cycle of ensino básico and math and science in the 2nd cycle of ensino básico, more specifically, the validation for the Obtaining the master's degree. This report mirrors the whole practice of supervised teaching insofar as it describes it in a reflective way, articulating theoretical knowledge with this same practice. This whole process was guided by four essential moments: observation, planning, action and reflection. It is important to emphasize that all these moments have proved to be central, irreplaceable and interrelated. Articulated with the teaching practice arises the research project developed by the master student, following the action-research methodology, centered in the learning of mathematics. In this project it was the teacher's concerns to understand the causes of failure in the mathematics discipline and to look for possible answers to the difficulties revealed by the students in the learning of mathematics. Throughout this path, the learning and reflections developed in a double pedagogical pair, with cooperating supervisors and institutional supervisors that have always been marked by excellence and exigency, have proved to be fundamental.pt_PT
dc.identifier.tid201765489
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10544
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectPlanificaçãopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectPlanningpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.titlePequenos prodígios da matemática por descobrirpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em ensino do 1º ciclo do ensino básico e de matemática e ciências naturais no 2º ciclo do ensino básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_MarianaSousa_2017.pdf
Size:
30.4 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: