ESMAD - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESMAD - Dissertações de Mestrado by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 225
Results Per Page
Sort Options
- Barro preto de Gondar: o design na olaria tradicionalPublication . Vaz, Hugo Miguel Soares da Costa; Alves, Rui Miguel PereiraA louça preta era vista, até há bem pouco tempo, como um elemento de extrema importância e utilidade na habitação tradicional portuguesa, sendo usada na confeção de alimentos, armazenamento de líquidos e decoração. Na atualidade, esta louça não é tão procurada, fazendo com que existam cada vez menos oleiros e olarias a trabalhar o barro preto, como no caso do centro oleiro de Gongar, onde existe apenas um oleiro a exercer a atividade e em tempo parcial. Este trabalho visa apresentar uma proposta de design para uma coleção de nove peças de barro preto, documentando as metodologias de projeto usadas tanto pelo designer como pelo oleiro, assim como, todo o seu processo de fabrico. De forma a contextualizar a coleção, foi efetuado um levantamento histórico sobre a olaria tradicional em Portugal, uma descrição e comparação dos vários centros olaricos de barro preto existentes no norte de país, de modo a perceber as técnicas usadas para a produção das peças. Assim, houve a necessidade de recorrer a fontes literárias, artigos científicos, metodologias de design e de projeto, entrevistas, visitas a museus e feiras nacionais e internacionais na área do design, assim como, participar em todo o processo de produção. Os resultados obtidos, através das peças produzidas, demonstram uma falta de controlo durante o processo produtivo por parte do designer e do oleiro. No entanto, conclui-se que as diferenças entre as peças são uma mais valia do produto, que a conjugação de metodologias do designer e do oleiro é possivel e que o design tem um papel fundamental para a divulgaçao e promoçao da olaria tradicional.
- Relatório do estágio na produtora Bando à PartePublication . Santos, João Silva; Martins, FilipeEste relatório visa evidenciar o trabalho produzido no contexto de estágio curricular na produtora vimaranense Bando À Parte, que decorreu de dezembro de 2017 a abril de 2018. É explorada a diversidade de projetos realizados durante estes meses, com um enfoque na multiplicidade de tarefas praticadas e o seu valor para a empresa. Além disso, problematiza o percurso de aprendizagem ao longo das rodagens da longa-metragem Na Jaula, expondo os erros cometidos e a metodologia adotada para a sua resolução, no contexto de uma produção de baixo orçamento portuguesa. Assim, o relatório também relaciona esta componente empírica do estágio com uma investigação teórica acerca da produção cinematográfica portuguesa, e como ela se intersecta com a metodologia do cinema independente. São analisadas as características primordiais do cinema independente, a liberdade criativa destes movimentos cinematográficos, e a sua relação com a identidade (ou ausência dela) do cinema português.
- A prática de diversas funções em projetos cinematográficos: contexto de estágio na Verket ProduktionPublication . Balkestahl, Mi Paula Caldeira; Cortesão, Maria JoãoEste relatório refere-se ao período de estágio realizado em Estocolmo, Suécia, na produtora audiovisual Verket Produktion, no âmbito da unidade curricular de Projeto/Estágio do Mestrado em Comunicação Audiovisual na especialização de Produção e Realização Audiovisual, da Escola Superior de Media, Artes e Design do Politécnico do Porto. No decorrer deste relatório serão analisadas as diversas fases do trabalho de equipa, numa produção audiovisual, visto tratar-se de um conjunto de atividades colaborativas e interdependentes que envolvem a interveção de vários elementos, de diversos departamentos. A duração do estágio foi de seis meses, o que possibilitou um acompanhamento próximo de execução de vários projetos, em diferentes etapas de produção, assim como a integração em equipas de profissionais experientes de produção cinematográfica. O documento visa explorar a dinâmica que se gera entre os diferentes postos inerentes à Produção e Realização Audiovisual, abordando em detalhe as funções práticas em que a estudante esteve diretamente envolvida, nomeadamente o trabalho de Assistência de Realização, Assistência de Produção, Edição e Planificação, mas sempre com o cuidado de aplicar uma componente teorica à atividade realizada durante o estágio profissional. O principal objetivo do relatório será a descrição do processo de estágio, a contextualização dos diversos projetos em que a discente esteve envolvida e uma análise do trabalho produzido, assim como dos conhecimentos e competências adquiridos na área do audiovisual. Complementarmente, far-se-á também uma breve caracterização da empresa onde decorreu o estágio.
- Design mobiliário urbano: intervenção e revitalização do Jardim de São LázaroPublication . Couto, Diogo Miguel Oliveira; Alves, Rui Miguel PereiraEste projeto visa contribuir para uma reflexão da importância que os espaços públicos tiveram durante o seu aparecimento em meados do século XIX, não somente no desenvolvimento das zonas urbanas, bem como na relevância e mérito que obtiveram na criação da sociedade vivida atualmente. Através desta contextualização histórica é refletido e questionado sobre os usos dados no presente nestes que são verdadeiros oásis verdes em cidades cada vez mais lotadas, em que a vida agitada de quem nela habita, constrasta com a degradação e despovoamento de espaços como o Jardim de São Lázaro, no Porto. Qual o futuro dos jardins urbanos quando as gerações que deles ainda usufruem não existirem mais? Na necessidade de discussão do problema de despovoamento cada vez mais notório de espaços como o Jardim de São Lázaro que ficam esquecidos e isolados em cidades cada vez mais povoadas, estratégias devem ser repensadas de modo a catalizar e rejuvenescer estes que começam a tornar-se fantasmas verdes em todas as cidades em que praticamente existem. O Design surge assim no projeto como aliado ao desenvolvimento de epaços, contribuindo como chamamento para a interatividade e emoção. A temática deste trabalho centra-se na capacidade de influência que o equipamento de mobiliário urbano tem na transformação de um espaço público, através do impacto na perceção da imagem criada para com o utilizador. Através de um vasto enquadramento histórico e pesquisa direcionada, é dado o mote para a segunda parte do projeto, onde através de um processo evolutivo de ideias e conceitos, a mesma culmina na conceção de diversas peças de mobiliário urbano, na tentativa de corresponder e responder às necessidades abordadas por cidadãos e novos visitantes, de modo a revitalizar e criar novos hábitos de usufruo do Jardim de São Lázaro.
- Direção de fotografia e correção de cor na curta-metragem – A Lenda do GaloPublication . Silva, Emanuel Afonso Prata Dias; Martins, Filipe; Ribeiro, Pedro AzevedoEste ensaio pretende abordar questões pertinentes no processo visual de um filme, nomeadamente na direção de fotografia e, consequentemente, no trabalho de colorista. A iluminação veio aumentar o efeito dramático no mundo da ficção cinematográfica, permitindo uma maior manipulação dos próprios ambientes e personagens. A paleta cromática, por sua vez, também pode ser usada de maneiras específicas para indicar significados ou reações específicas; as cores podem oferecer um clima / estilo / visual / tema para um filme inteiro. Aplicamos estes conceitos teóricos ao projeto “A Lenda do Galo” e analisamos as falhas cometidas durante o mesmo, seja na rodagem ou na pós-produção.
- O Canal 180: contributos do Motion Graphics para a identidade visualPublication . Rodrigues, Ana Sofia Ribeiro; Quelhas, Vítor; Serapicos, PedroO Motion Graphics é aplicado na televisão desde os anos 60, altura em que os canais televisivos começaram a denotar uma preocupação diferente com a comunicação da identidade visual junto dos espetadores. Na origem desta preocupação, encontramos a necessidade de gestão da marca e de diferenciaçao da concorrência. As aplicações de Motion Graphics a televisão manifestam-se nas vinhetas televisivas, títulos de abertura, intermédios e de encerramento de programas, oráculos e outros elementos, através dos quais os canais manifestam a sua identidade. A presente investigação tem como objetivo estudar o contributo do Motion Graphics para a consolidação da identidade de um canal de televisão. Desenvolveu-se em três fases, adotando uma metodologia de caráter qualitativo e não intervencionista. Na primeira fase, procede-se à revisao da literatura e consequente análise documental crítica, por forma a compreender e consolidar o universo e objeto de estudo. Assim, define-se o conceito de Motion Graphics, caracterizando a sua evolução histórica e identificando os seus contextos de aplicação, processo de concetualização e produção, assim como as técnicas aplicadas e elementos constituintes. Na segunda fase, contextualiza-se o estado da arte no âmbito do conceito de marca, percebendo de que forma se materializa, sobretudo no que diz respeito à identidade televisiva. A terceira fase, traduzida na confrontação da teoria com um estudo de caso, materializado no Canal 180, corresponde a análise dos dados e discussão dos resultados, de forma a responder a problemática abordada. Os resultados indicam que a aplicação do Motion Graphics na identidade televisiva, como forma de comunicação da marca, revela um contributo direto ao reforço da mesma e traduz se na construção de uma identidade visual coerente e com sentido de unidade, que comunica a identidade corporativa da marca.
- Opções narrativas e criativas da montagem cinematográfica no filme RuídoPublication . Matos, Daniela Grácia Vargas Ferrer; Moreira, José Miguel; Ribeiro, Pedro AzevedoCom a finalidade de perceber de que modo a Montagem Cinematográfica permite influenciar a criação da narrativa, numa profícua articulação entre a teoria e a prática, este ensaio pretende refletir sobre as opções narrativas e criativas de montagem utilizadas no filme “Ruído”, como principal objeto de estudo. Assim, o ensaio tentará suportar teoricamente a minha experiência prática enquanto montadora do filme.
- Uma produção criativa de baixo orçamento: curta-metragem A Lenda do GaloPublication . Costa, Sílvia Oliveira; Cortesão, Maria João; Martins, FilipeEste ensaio visa a análise de algumas das metodologias de produção adotadas em filmes de baixo orçamento, além da explanação dos fatores que condicionam as produções neste âmbito. Para além deste aspeto, pretende-se fazer um estudo das prioridades relativamente às necessidades essenciais para a viabilização de um filme. No estudo de caso, retomam-se alguns dos conceitos teóricos ligados à produção de um filme de orçamento reduzido, aplicando os procedimentos e soluções estudados na curta–metragem de época A Lenda do Galo. O processo de pré-produção, produção e pós-produção, é descrito na perspetiva da produtora do filme. Nas etapas referidas, é indicado o trabalho de produção na curta-metragem, bem como os problemas de produção e as soluções encontradas para a concretização do produto final.
- Práxis da direção de atores na curta metragem RuídoPublication . Sá, Inês da Silva; Moreira, José Miguel; Cortesão, Maria JoãoO tema do presente ensaio, proposto para tese do Mestrado em Comunicação Audiovisual na especialização em Produção e Realização Audiovisual, está intrinsecamente ligado à função de realização do projeto prático - curta-metragem Ruído, incidindo na direção de atores. Foca-se essencialmente na especificidade da curta-metragem enquanto principal estudo de caso. Partindo do estudo teórico das metodologias principais de direção de atores, das suas características e principais fases do processo de realização de um filme, nomeadamente os ensaios e rodagens realizados, o trabalho prático consiste na exploração e experimentação de métodos que resultaram da pesquisa de processos de direção de atores, da relação ator-realizador, dos ensaios, e ao qual designámos por “A Práxis da Direção de atores na curta-metragem Ruído.
- A direção de arte na curta metragem de época A Lenda do GaloPublication . Cruz, Sofia Alexandra Mendonça; Cortesão, Maria João; Ribeiro, Pedro AzevedoEste ensaio, relativo ao trabalho na unidade curricular de Projeto do Mestrado em Comunicação Audiovisual, especialização em Produção e Realização Audiovisual da Escola Superior de Media Artes e Design do Politécnico do Porto, no ano letivo 2017/2018, relata o processo de desenvolvimento de direção de arte da curta-metragem de ficção A Lenda do Galo. O trabalho prático no filme é suportado teoricamente através do estudo dos vários elementos a considerar na direção de arte, desde o desenvolvimento criativo, passando pela produção até à chegada ao resultado final. Deste modo, foi feita pesquisa extensa sobre a cor, a caracterização das personagens, o espaço, e a sua influência na composição das imagens do filme. Tudo isto e enquadrado pela exigência especial do filme, de época e de baixo-orçamento. O objetivo do presente ensaio é reunir informação acerca da teoria e prática da função da direção de arte, e apresentar o caso de A Lenda do Galo como o resultado do estudo das temáticas abordadas.