ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Barbot, António"
Now showing 1 - 10 of 17
Results Per Page
Sort Options
- Aprender a jogar para jogar a aprenderPublication . Silva, João Paulo Perry; Barbot, AntónioO presente relatório de estágio (RE) denominado Aprender a jogar para jogar a aprender, surge no âmbito da unidade curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), incluída no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB da Escola Superior de Educação do Porto. A PES surgiu como um grande desafio para o mestrando, tendo sido uma fase bastante marcante no seu percurso como futuro docente. O RE remete para todo o percurso realizado pelo mestrando ao longo da PES, em 2 ciclos distintos - 1.º CEB e 2.º CEB - e 2 modalidades distintas, em ensino presencial e o ensino à distância (E@D) que tanto marcou este ano atípico pautado pela adaptação e grande esforço de todos os intervenientes neste processo de aprendizagem. As aulas preparadas pelo mestrando foram sempre planeadas e pautadas de acordo com as turmas, personalidades e gostos, tanto dos alunos como do próprio mestrando que introduziu o seu toque pessoal em grande parte das aulas pautando por uma dinâmica de gamificação das suas aulas. O presente RE e todo o trabalho desempenhado durante a PES visou explorar um pouco mais sobre a dinâmica de gamificação e tentar compreender a melhor forma de a adaptar, utilizar em sala de aula e compreender quais os seus benefícios, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional do mestrando. Daí surge a ideia de aliar os RPG ao ensino das ciências naturais, criando uma aventura onde os alunos possam ter um papel principal e juntos criarem a sua própria história.
- Aprender a sonharPublication . Monteiro, João Pedro Meneses Ribeiro; Barbot, AntónioO presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.° Ciclo de Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.° CEB. Neste RE, é feita uma análise reflexiva do percurso do mestrando ao longo da PES, seguindo uma metodologia de investigação-ação, em cada um dos contextos com os quais contactou, passando pelas suas quatro fases que a sustentam: observação, planificação, ação e reflexão. No presente RE, encontra-se também o projeto de investigação construído e desenvolvido durante toda a PES. Durante a PES, o mestrando teve a oportunidade de contactar com o 1.° CEB e o 2.° CEB, em momentos distintos, sendo necessária uma alteração e adaptação dos seus métodos a cada um destes contextos, tendo em conta as particularidades de cada um. Este contacto realizou-se sempre de forma presencial, apesar de muitas vezes não ser possível estar com todos os alunos, uma vez que quase todas as semanas alguns tinham de ficar em isolamento, devido à pandemia COVID-19 vivida no momento. Ao longo de todo o processo, foi objetivado integrar as tecnologias na educação destes alunos, utilizando alguns recursos tecnológicos nas salas de aula, aplicando-os de formas diferentes consoante a familiarização dos contextos com determinado recurso e de modo a perceber possíveis vantagens e desvantagens de determinado material, sendo, portanto, o presente RE intitulado de Aprender a sonhar: tecnologias na Educação.
- Aprendizagem refletida: aprender a ensinarPublication . Silva, Ana Claudia Fonseca da; Barbot, António; Rodrigues, PedroO presente Relatório de Estágio (RE) foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação (ESE) do Politécnico do Porto. Este documento emerge de toda uma trajetória formativa e reflexiva, desenvolvido ao longo do último ano do mestrado, assumindo-se como um reflexo de todas as aprendizagens realizadas. O principal objetivo deste processo de aprendizagem consistiu na aquisição de competências teóricas e técnicas na formação em docência, com o objetivo de implementar a mudança e conduzir a melhorias na educação, através da inovação e do desenvolvimento curricular, com o intuito de promover um ensino de qualidade. O presente relatório compreende ainda a exposição de alguns percursos didáticos desenvolvidos no âmbito do estágio, bem como as reflexões que surgem dos mesmos, com o intuito de promover um olhar crítico, reflexivo e analítico da prática docente. A dimensão investigativa tem como objetivo principal destacar a pertinência da utilização das tecnologias, nomeadamente da Inteligência Artificial para a produção de uma Teachable Machine, e a sua implementação em contexto escolar, interligado com os conteúdos curriculares. O intuito é promover o gosto pela tecnologia com fins científicos e técnicos, concretizando trabalho de grupo, que fomenta as relações interpessoais e diferentes capacidades compreendidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO).
- Desenvolvimento de pensamento computacional em abordagens curriculares com utilização do Micro:bitPublication . Oliveira, Carla Adelaide Silva Tavares; Barbot, AntónioO presente Relatório de Estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação (ESE) do Politécnico do Porto. Este documento surge na continuação de um trajeto formativo, científico e reflexivo, desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES), indo ao encontro do desenvolvimento profissional que a mestranda adquiriu. O objetivo principal foi adquirir competências teóricas e técnicas na formação em docência, com a premissa de alcançar a melhoria do ensino básico, sendo o processo de formação orientado para a mudança, a inovação e o desenvolvimento curricular, ou seja, ser docente de uma escola inclusiva, promotora constante de um Ensino de Qualidade. A busca constante de novas metodologias e estratégias de ensino, sustentou a maturação pedagógica e pessoal, para refletir as diferentes conjunturas. Destacamos a importância da dimensão investigativa realizada no 1º Ciclo do Ensino Básico no âmbito do Estudo do Meio. Propusemo-nos, neste estudo, realizar atividades experimentais centradas no recurso didático do Micro:bit, na obtenção de conceitos científicos e compreender as razões da sua utilização, ou não utilização, em sala de aula. Nesta conceção esteve presente um alinhamento para o despertar e motivar os/as alunos/as nas suas aprendizagens, permitindo-lhes experienciar desafios no processo de ensino e aprendizagem.
- A educação como luz que transforma vidas e o mundoPublication . Conceição, Mariana Ferreira Coelho; Barbot, AntónioO presente Relatório de Estágio (RE) emerge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), incorporada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB, apresentando-se como um passaporte para a viagem que conquista um sonho de criança, Ser Professora. O documento apresentado concede à mestranda a conclusão de um ciclo, atingindo o grau de mestre e, consequentemente, habilita-a ao mundo da docência, nas áreas mencionadas. Este, contempla uma análise reflexiva e construtivista, que procura espelhar o percurso da estudante no decorrer da PES, sustentada em pressupostos teóricos e legais que norteiam a prática docente, bem como os saberes científicos e pedagógicos mobilizados nesta caminhada evolutiva. O RE explana, ainda, alguns percursos didáticos desenvolvidos ao longo deste ano e as respetivas reflexões, potenciando um olhar atento, crítico e reflexivo da prática docente. Esta, decorreu em dois contextos, uma turma de 1º CEB e outra de 2º CEB, cada uma com as suas particularidades, existindo a necessidade de observar, atentamente, e de adequar estratégias e metodologias às necessidades e interesses dos alunos. Esta adaptação e constante cooperação ao longo do ciclo de supervisão, permitiu à mestranda um crescimento pessoal e profissional, bem como iniciar a construção da sua identidade, enquanto futura docente em permanente evolução. A componente investigativa, "Luz que Transforma: Forno Solar e Dessalinização", é parte integrante deste RE e foi desenvolvida ao longo desta jornada, assente nos seus quatro pilares: observação, planificação, ação e reflexão. Acreditando na investigação em educação como uma ferramenta que desencadeia a melhoria da qualidade do ensino, identificando e solucionando problemas, a mestranda procedeu ao desenvolvimento de um trabalho prático, baseado na investigação-ação. Este, compreendeu diferentes fases, objetivando valorizar o Estudo do Meio, através de metodologias e recursos inovadores como a abordagem CTSA, o TP e o forno solar, partindo de problemas reais, como a falta de água potável. A PES concedeu à mestranda a visão da (re)descoberta e transformação, como uma necessidade inerente ao processo educativo, considerando todo um processo de autodescoberta e transformação de professores e alunos na sua melhor versão, portadores de saberes, competências, capacidades, atitudes e valores para dar resposta aos desafios da sociedade atual. Deste modo, o documento intitula-se "A Educação como Luz que Transforma Vidas e o Mundo" refletindo a crença da mestranda na educação como ferramenta capaz de mudar vidas.
- Em busca de pequenas mudançasPublication . Conceição, Marta Rafaela Areal; Rodrigues, Pedro; Barbot, AntónioO presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, está integrado no segundo ano do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Desde já, num primeiro momento, e após a clarificação sobre os objetivos do mesmo, pode verificar-se a existência de um construto teórico. Neste construto teórico evidenciam-se duas grandes dimensões, a dimensão académica e a dimensão profissional. Para além disso, são elencados alguns pressupostos que permitem também justificar a prática da mestranda, já no seu contexto. Logo em seguida, e importante para se poder avançar de forma ainda mais enquadrada, passa-se à descrição consideravelmente pormenorizada, do contexto educativo dos ciclos de ensino com os quais a mestranda teve contacto, o 1º CEB e o 2º CEB. Posteriormente, foram apresentadas intervenções da mestranda nos ciclos de ensino acima mencionados, tendo em vista a criação de aprendizagens coesas e integradas. No que concerne à componente investigativa desenvolvida pela mestranda, esta procurou, e tendo por base um construto teórico, a promoção de conhecimentos para alunos do 5º ano sobre quirópteros, assente numa proposta interdisciplinar. De facto, a investigação passou pela robótica e pela programação que contribuíram para uma maior atribuição de significado bem como, para o desenvolvimento de uma visão integrada dos alunos, explanada no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO). Denote-se que durante o seu percurso a mestranda desenvolveu conhecimentos e competências que permitiram que adotasse uma postura critica. Não obstante, estes foram construídos sempre numa base informada e colaborativa, visto que sem estas dimensões não poderia levar a bom porto a sua prática, vivendo mudanças, que por mais pequenas que sejam, ajudam a construir o seu ser professor.
- O encanto da profissão docentePublication . Costa, Maria Ivone Dias da; Barbot, AntónioO presente Relatório de Estágio (RE), foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciência Naturais no 2º CEB, da Escola Superior de Educação (ESE) do Politécnico o Porto, conforme regime jurídico da habilitação profissional para a docência descrito no DecretoLei (DL) n.º 79/2014, de 14 de maio. A redação deste documento visa analisar, fundamentar, investigar, e refletir de forma crítica toda a ação pedagógica realizado no decorrer do ano letivo de 2021/2022, recorrendo à mobilização de vários pressupostos teóricos e legais, mas também de conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos que orientaram a prática educativa. O relatório suporta duas dimensões: uma referente ao percurso formativo realizado nos diferentes níveis de ensino que integram este mestrado, 1ºCEB e 2º CEB, com os quais a mestranda contactou em contexto de estágio e a outra referente à componente investigativa. A dimensão investigativa desenvolvida pela mestranda, que contou como público-alvo alunos que frequentavam o Sº ano de escolaridade no 2º CEB, procurou-se demonstrar como é que a utilização de drones pode auxiliar no ensino de conteúdos de uma área do saber, nomeadamente Ciências Naturais. Assim, o presente documento visa desenvolver uma reflexão cuidada do papel do professor, enquanto mediador de conhecimentos, para a construção do perfil de um aluno capaz de dar respostas aos desafios impostos do século XXI, sustentada pela prática desenvolvida ao longo da PES e pela análise das diferentes dimensões. É ainda retratado o desenvolvimento profissional e pessoal da mestranda, que ocorreu ao longo da
- A evolução não tem fimPublication . Silva, Ana Catarina Cruz da; Barbot, AntónioO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Ao longo do documento encontra-se retratada a observação, planificação, ação, reflexão e evolução da mestranda pela sua formação e são apresentados pressupostos teóricos que sustentam a ação. Indo ao encontro da metodologia investigação-ação e complementando o percurso com a componente investigativa, foi estudado o desenvolvimento do pensamento computacional. Durante a PES, a mestranda contactou com dois ciclos de ensino distintos, tendo um deles sido interrompido e mudado o contexto por conta da situação pandémica que o mundo tem vindo a enfrentar desde o ano de 2020, o que permitiu que esta se adaptasse a contextos e ambientes diferentes e inesperados, ajustando o seu trabalho e a sua postura aos diversos desafios. No presente relatório está refletida a formação inicial de docente da mestranda, sendo esta a base para o caminho desafiante que ainda se irá impor, agora sem supervisão. A situação peculiar que a prática da mestranda percorreu veio apenas confirmar a capacidade de transformação, mudança e adaptação que o professor tem de ter, sendo esta a justificação para o título deste relatório de estágio “A Evolução Não tem Fim”.
- Na transformação de um professorPublication . Fernandes, Rita Correia Pinto; Rodrigues, Pedro; Barbot, AntónioO presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) que se encontra inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Este documento, além de permitir a habilitação para a docência nas áreas supracitadas, procura retratar a prática, a reflexão crítica e a transformação na ação concretizadas, pela mestranda, ao longo do ano letivo de 2020/2021. Ao longo deste documento será feita uma abordagem reflexiva das intervenções desenvolvidas nos dois ciclos de ensino. Nestes a mestranda teve a oportunidade de implementar diferentes estratégias e explorar os vários recursos, permitindo desta forma uma visão longitudinal dos contextos onde interveio. Serão apresentadas as metodologias e pressupostos teóricos e legais que sustentaram a prática da mestranda nos diferentes contextos onde a mesma decorreu. Toda esta prática possibilitou a construção da identidade profissional, amadurecimento e transformação dos saberes da mestranda, sendo de destacar o trabalho cooperativo existente entre todos os intervenientes do processo do ciclo de supervisão e de trabalho pedagógico. A dimensão investigativa presente neste documento potenciou na mestranda um aprofundamento do conhecimento científico e pedagógico sobre a abordagem STEAM e Robótica Educativa (RE). Esta investigação teve por base a plataforma e kits de Robótica Educativa da Lego Education WeDo 2.0 que serviram de mediadores e potenciadores da aprendizagem para um conteúdo curricular das Ciências Naturais do 2º CEB em ambiente não formal de aprendizagem levando ao incremento das competências descritas para o século XXI dos alunos participantes. A PES, ao possibilitar o contacto com diferentes contextos e desafios, conduziu a mestranda a verificar que a ação do professor é transformadora e continuará a ser influenciada pelas necessidades, interesses, experiências, conceções alternativas e ações das crianças, para assim, prepará-las para um futuro melhor, mais consciente e pleno de conhecimentos válidos surgindo, neste sentido, o título deste relatório – “Na Transformação de um Professor”.
- Um pequeno passo no presente a preparar o futuroPublication . Ferreira, Diogo Luís Pinto; Barbot, António; Rodrigues, PedroO presente relatório de estágio (RE), surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB). No contexto apresentado, o RE delineia o percurso percorrido durante a PES, adotando uma abordagem construtivista e reflexiva. Isso implica a exploração dos princípios teóricos e legais que guiam a prática docente, bem como a aplicação dos conhecimentos científicos e pedagógicos envolvidos na PES, analisando e fundamentando as diversas opções selecionadas. Com essa finalidade, o RE destaca e detalha as principais experiências do mestrando, representando as aprendizagens e a trajetória acadêmica no âmbito do mestrado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Dessa maneira, a formação inicial proporcionou o contato com diversos profissionais de excelência, abrangendo os âmbitos cognitivos, pedagógicos e interpessoal. Isso permitiu ao estudante de mestrado desenvolver um trabalho enriquecedor em termos de aprendizagem e amadurecer como futuro professor e cidadão ativo na sociedade atual. Durante a PES, o mestrando participou ativamente no acompanhamento de uma turma do 1º Ciclo do Ensino Básico e em duas turmas do 2º Ciclo do Ensino Básico. Estas turmas revelaram características notavelmente distintas e desafiantes, uma vez que os alunos apresentavam variados níveis de maturidade, necessidades e interesses distintos. Apesar de pertencerem ao mesmo Agrupamento de Escolas, as duas instituições também exibiam dinâmicas divergentes. Estes elementos exigiram a implementação de uma variedade de estratégias e métodos, levando em consideração os diferentes contextos, sempre com o objetivo principal de enriquecer os processos de ensino e de aprendizagem. A adaptação a cada contexto é um processo que se desenvolverá e ocorreu de forma orgânica ao longo da prática docente, dada a singularidade de cada aluno e a necessidade de atender às suas características e peculiaridades. Por outro lado, a componente investigativa, desenvolvida ao longo PES, revelou-se um momento crucial na formação inicial do estudante de mestrado. Esta ação possibilitou o aprimoramento de capacidades reflexivas e de investigação sobre a prática, constituindo uma ferramenta essencial para a construção de conhecimentos e abordagens didáticas, tendo como base os diferentes contextos. Além disso, contribuiu para a compreensão da relevância do ato investigativo na carreira docente, visando a melhoria contínua da prática profissional. Ao concluir esta fase dos estudos superiores, os cinco anos de formação inicial representaram um desafio, marcados por obstáculos, momentos menos favoráveis e momentos positivos, que permitiram ao estudante de mestrado evoluir tanto pessoalmente quanto profissionalmente. Por fim, resta apenas mencionar que o mestrando se sente preparado para encarar a nova etapa da sua vida, ingressando na carreira profissional de professor, prontificando-se a ganhar asas e voar por este mundo fora, com o objetivo de espalhar sorrisos a todas crianças com que contactar.