Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Aprendizagem refletida: aprender a ensinar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Ana Silva_2024.pdf16.83 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório de Estágio (RE) foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação (ESE) do Politécnico do Porto. Este documento emerge de toda uma trajetória formativa e reflexiva, desenvolvido ao longo do último ano do mestrado, assumindo-se como um reflexo de todas as aprendizagens realizadas. O principal objetivo deste processo de aprendizagem consistiu na aquisição de competências teóricas e técnicas na formação em docência, com o objetivo de implementar a mudança e conduzir a melhorias na educação, através da inovação e do desenvolvimento curricular, com o intuito de promover um ensino de qualidade. O presente relatório compreende ainda a exposição de alguns percursos didáticos desenvolvidos no âmbito do estágio, bem como as reflexões que surgem dos mesmos, com o intuito de promover um olhar crítico, reflexivo e analítico da prática docente. A dimensão investigativa tem como objetivo principal destacar a pertinência da utilização das tecnologias, nomeadamente da Inteligência Artificial para a produção de uma Teachable Machine, e a sua implementação em contexto escolar, interligado com os conteúdos curriculares. O intuito é promover o gosto pela tecnologia com fins científicos e técnicos, concretizando trabalho de grupo, que fomenta as relações interpessoais e diferentes capacidades compreendidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO).
This Internship Report (IR) was carried out within the scope of the Supervised Teaching Practice Curriculum (PES) unit, inserted in the study plan of the Master's Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education, from the Escola Superior de Educação (ESE) of the Polytechnic of Porto. This document emerges from a formative and reflective trajectory, developed throughout the last year of the master's degree, assuming itself as a reflection of all the learning carried out. The main objective of this learning process was to acquire theoretical and technical skills in teaching training, with the aim of implementing change and leading to improvements in education, through innovation and curricular development, with the aim of promoting teaching of quality. This report also includes the presentation of some didactic paths developed within the scope of the internship, as well as the reflections that arise from them, with the aim of promoting a critical, reflective and analytical view of teaching practice. The investigative dimension's main objective is to highlight the relevance of using technologies, specifically Artificial Intelligence to produce a Teachable Machine, and its implementation in the school context, interconnected with curricular content. The objective is to promote an interest in technology for scientific and technical purposes, carrying out group work, which fosters interpersonal relationships and different skills included in PASEO.

Description

Keywords

Inteligência Artificial Trabalho de grupo Reflexão Tecnologias Artificial Inteligence Group work Reflection Technologies

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License