Repository logo
 
Publication

Aprendizagem refletida: aprender a ensinar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBarbot, António
dc.contributor.advisorRodrigues, Pedro
dc.contributor.authorSilva, Ana Claudia Fonseca da
dc.date.accessioned2024-09-04T17:24:02Z
dc.date.available2024-09-04T17:24:02Z
dc.date.issued2024
dc.date.submitted2024
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio (RE) foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação (ESE) do Politécnico do Porto. Este documento emerge de toda uma trajetória formativa e reflexiva, desenvolvido ao longo do último ano do mestrado, assumindo-se como um reflexo de todas as aprendizagens realizadas. O principal objetivo deste processo de aprendizagem consistiu na aquisição de competências teóricas e técnicas na formação em docência, com o objetivo de implementar a mudança e conduzir a melhorias na educação, através da inovação e do desenvolvimento curricular, com o intuito de promover um ensino de qualidade. O presente relatório compreende ainda a exposição de alguns percursos didáticos desenvolvidos no âmbito do estágio, bem como as reflexões que surgem dos mesmos, com o intuito de promover um olhar crítico, reflexivo e analítico da prática docente. A dimensão investigativa tem como objetivo principal destacar a pertinência da utilização das tecnologias, nomeadamente da Inteligência Artificial para a produção de uma Teachable Machine, e a sua implementação em contexto escolar, interligado com os conteúdos curriculares. O intuito é promover o gosto pela tecnologia com fins científicos e técnicos, concretizando trabalho de grupo, que fomenta as relações interpessoais e diferentes capacidades compreendidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO).pt_PT
dc.description.abstractThis Internship Report (IR) was carried out within the scope of the Supervised Teaching Practice Curriculum (PES) unit, inserted in the study plan of the Master's Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education, from the Escola Superior de Educação (ESE) of the Polytechnic of Porto. This document emerges from a formative and reflective trajectory, developed throughout the last year of the master's degree, assuming itself as a reflection of all the learning carried out. The main objective of this learning process was to acquire theoretical and technical skills in teaching training, with the aim of implementing change and leading to improvements in education, through innovation and curricular development, with the aim of promoting teaching of quality. This report also includes the presentation of some didactic paths developed within the scope of the internship, as well as the reflections that arise from them, with the aim of promoting a critical, reflective and analytical view of teaching practice. The investigative dimension's main objective is to highlight the relevance of using technologies, specifically Artificial Intelligence to produce a Teachable Machine, and its implementation in the school context, interconnected with curricular content. The objective is to promote an interest in technology for scientific and technical purposes, carrying out group work, which fosters interpersonal relationships and different skills included in PASEO.pt_PT
dc.identifier.tid203700830
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25910
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectInteligência Artificialpt_PT
dc.subjectTrabalho de grupopt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectTecnologiaspt_PT
dc.subjectArtificial Inteligencept_PT
dc.subjectGroup workpt_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectTechnologiespt_PT
dc.titleAprendizagem refletida: aprender a ensinarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Ana Silva_2024.pdf
Size:
16.83 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: