Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A evolução não tem fim

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Ana Silva_2021.pdf4.5 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Ao longo do documento encontra-se retratada a observação, planificação, ação, reflexão e evolução da mestranda pela sua formação e são apresentados pressupostos teóricos que sustentam a ação. Indo ao encontro da metodologia investigação-ação e complementando o percurso com a componente investigativa, foi estudado o desenvolvimento do pensamento computacional. Durante a PES, a mestranda contactou com dois ciclos de ensino distintos, tendo um deles sido interrompido e mudado o contexto por conta da situação pandémica que o mundo tem vindo a enfrentar desde o ano de 2020, o que permitiu que esta se adaptasse a contextos e ambientes diferentes e inesperados, ajustando o seu trabalho e a sua postura aos diversos desafios. No presente relatório está refletida a formação inicial de docente da mestranda, sendo esta a base para o caminho desafiante que ainda se irá impor, agora sem supervisão. A situação peculiar que a prática da mestranda percorreu veio apenas confirmar a capacidade de transformação, mudança e adaptação que o professor tem de ter, sendo esta a justificação para o título deste relatório de estágio “A Evolução Não tem Fim”.
This internship report is part of the curricular unit of Supervised Teaching Practices (PES), an evaluation component of the Master's degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CEB) and in Mathematics and Natural Sciences in the 2nd CEB. Throughout the document is portrayed the observation, planning, action, reflection and evolution of the master's student during the course of their training and theoretical assumptions that support the action. Comply with the action investigation methodology and complement the path with the research component, where it was studied the development of computer thinking in early aged students. During the PES, the master's student contacted two different teaching cycles, one of which interrupted and altered the context due to the pandemic situation that the world has faced in 2020, which allowed him to adapt to different and unexpected contexts and environments, adjusting his work and posture to the various challenges. This report is reflected in the initial training of the master's teacher, which is the basis for the challenging path that will still be imposed, now unsupervised. The peculiar situation that the practice of the master's student has passed only confirmed the capacity for transformation, change and adaptation that the teacher has to have, this being the justification for the title of this internship report "Evolution Has No End".

Description

Keywords

Ser professor Investigação-ação Reflexão Adaptação Cooperação Desenvolvimento e evolução Being a teacher Action investigation Reflection Adaptation Cooperation Development and evolution

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License