Repository logo
 
Publication

A evolução não tem fim

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBarbot, António
dc.contributor.authorSilva, Ana Catarina Cruz da
dc.date.accessioned2022-01-03T11:37:58Z
dc.date.available2022-01-03T11:37:58Z
dc.date.issued2021
dc.date.submitted2021
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Ao longo do documento encontra-se retratada a observação, planificação, ação, reflexão e evolução da mestranda pela sua formação e são apresentados pressupostos teóricos que sustentam a ação. Indo ao encontro da metodologia investigação-ação e complementando o percurso com a componente investigativa, foi estudado o desenvolvimento do pensamento computacional. Durante a PES, a mestranda contactou com dois ciclos de ensino distintos, tendo um deles sido interrompido e mudado o contexto por conta da situação pandémica que o mundo tem vindo a enfrentar desde o ano de 2020, o que permitiu que esta se adaptasse a contextos e ambientes diferentes e inesperados, ajustando o seu trabalho e a sua postura aos diversos desafios. No presente relatório está refletida a formação inicial de docente da mestranda, sendo esta a base para o caminho desafiante que ainda se irá impor, agora sem supervisão. A situação peculiar que a prática da mestranda percorreu veio apenas confirmar a capacidade de transformação, mudança e adaptação que o professor tem de ter, sendo esta a justificação para o título deste relatório de estágio “A Evolução Não tem Fim”.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report is part of the curricular unit of Supervised Teaching Practices (PES), an evaluation component of the Master's degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CEB) and in Mathematics and Natural Sciences in the 2nd CEB. Throughout the document is portrayed the observation, planning, action, reflection and evolution of the master's student during the course of their training and theoretical assumptions that support the action. Comply with the action investigation methodology and complement the path with the research component, where it was studied the development of computer thinking in early aged students. During the PES, the master's student contacted two different teaching cycles, one of which interrupted and altered the context due to the pandemic situation that the world has faced in 2020, which allowed him to adapt to different and unexpected contexts and environments, adjusting his work and posture to the various challenges. This report is reflected in the initial training of the master's teacher, which is the basis for the challenging path that will still be imposed, now unsupervised. The peculiar situation that the practice of the master's student has passed only confirmed the capacity for transformation, change and adaptation that the teacher has to have, this being the justification for the title of this internship report "Evolution Has No End".pt_PT
dc.identifier.tid203037774
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/19255
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectSer professorpt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectAdaptaçãopt_PT
dc.subjectCooperaçãopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento e evoluçãopt_PT
dc.subjectBeing a teacherpt_PT
dc.subjectAction investigationpt_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectAdaptationpt_PT
dc.subjectCooperationpt_PT
dc.subjectDevelopment and evolutionpt_PT
dc.titleA evolução não tem fimpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Ana Silva_2021.pdf
Size:
4.5 MB
Format:
Adobe Portable Document Format