Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Desenvolvimento de pensamento computacional em abordagens curriculares com utilização do Micro:bit

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Carla Oliveira_2021.pdf6.16 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório de Estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação (ESE) do Politécnico do Porto. Este documento surge na continuação de um trajeto formativo, científico e reflexivo, desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES), indo ao encontro do desenvolvimento profissional que a mestranda adquiriu. O objetivo principal foi adquirir competências teóricas e técnicas na formação em docência, com a premissa de alcançar a melhoria do ensino básico, sendo o processo de formação orientado para a mudança, a inovação e o desenvolvimento curricular, ou seja, ser docente de uma escola inclusiva, promotora constante de um Ensino de Qualidade. A busca constante de novas metodologias e estratégias de ensino, sustentou a maturação pedagógica e pessoal, para refletir as diferentes conjunturas. Destacamos a importância da dimensão investigativa realizada no 1º Ciclo do Ensino Básico no âmbito do Estudo do Meio. Propusemo-nos, neste estudo, realizar atividades experimentais centradas no recurso didático do Micro:bit, na obtenção de conceitos científicos e compreender as razões da sua utilização, ou não utilização, em sala de aula. Nesta conceção esteve presente um alinhamento para o despertar e motivar os/as alunos/as nas suas aprendizagens, permitindo-lhes experienciar desafios no processo de ensino e aprendizagem.
This Internship Report was carried out within the scope of the Supervised Practice of Teaching (SPT) curricular unit, inserted in the study plan of the Master in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CBE) and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd CBE, of Higher School of Education of the Polytechnic Institute of Porto. This document appears as a continuation of the formative, scientific and reflective path that was developed throughout the Supervised Teaching Practice, meeting the professional development that the Master's student has acquired. The main objective is to acquire teaching training, with the premise of achieving the objective of improving teaching, and the training process must be oriented towards change, innovation and curricular development, that is, to be a teacher at an inclusive, promoting school quality teaching. The constant search for new teaching methodologies and strategies, aided the pedagogical and personal maturation, to reflect the different conjunctures. We highlight the importance of the investigative dimension carried out in the 1st cycle in the context of the Environment Study. Thus, this study intended to carry out experimental activities, focusing on the didactic resource of Micro: bit, obtaining scientific concepts and understanding the reasons for using or not using them in the classroom. With this path, the intention was to awaken and motivate students to learn, allowing them to experience challenges in the teaching and learning process.

Description

Keywords

Prática de ensino supervisionada Micro:bit Inovação Supervised Practice of Teaching Innovation

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License