ISCAP - DM- Finanças Empresariais
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISCAP - DM- Finanças Empresariais by advisor "Cunha, António Manuel Pereira Rodrigues"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- As bolhas imobiliárias e o efeito de spillover no aumento dos preços da habitaçãoPublication . Ribeiro, Luís Miguel de Sousa; Cunha, António Manuel Pereira RodriguesEste estudo investiga a formação de bolhas imobiliárias nas Áreas Metropolitanas do Porto e de Lisboa e, ainda a ocorrência de efeito spillover, ou seja a influência imobiliária das cidades centrais (Porto e Lisboa) sobre os municípios contíguos. Utilizando uma metodologia quantiativa, baseada no modelo do valor presente, na aplicação de testes de hipóteses e no teste de causalidade de Granger, a abranger o período de 2011 a 2022, com dados recolhidos no Instituto Nacional de Estatística. As hipóteses de investigação testadas centram-se na existência de bolhas imobiliárias, no impacto do crescimento dos preços sobre o poder de compra das famílias e na verificação de efeito spillover entre as cidades do Porto e Lisboa e os respetivos municípios contíguos escolhidos. Os resultados demonstram que, tanto na AMP como na AML, há uma tendência de subida significativa dos preços do imobiliário, refletindo dificuldades de acessibilidade habitacional. A análise indica também que os salários têm uma correlação negativa com as yield´s imobiliárias, sugerindo que, à medida que os rendimentos das famílias aumentam, a acessibilidade à habitação diminui, dado que os preços das casas aumentam numa proporção ainda maior. A pesquisa conclui que, embora não tenha sido possível confirmar a existência de uma bolha imobiliária generalizada durante o período estudado, há sinais de sobrevalorização de preços, especialmente em 2022. O efeito spillover foi comprovado em ambas as áreas metropolitanas, com os preços dos imóveis nas cidades centrais a influenciar os valores praticados nas periferias. Este fenómeno pode aumentar a pressão sobre os municípios contíguos, agravando as disparidades regionais e a inacessibilidade habitacional. Este estudo recomenda a monitorização contínua do mercado e a implementação de políticas públicas que promovam uma oferta de habitação equilibrada, de modo a evitar a intensificação das bolhas imobiliárias e garantir maior acessibilidade de habitacional.
- Os determinantes dos preços da habitação e as elasticidades da oferta das áreas metropolitanas portuguesasPublication . Loureiro, Ricardo Filipe Matias; Cunha, António Manuel Pereira RodriguesO crescimento dos preços da habitação registado em Portugal nos últimos anos tem suscitado alguma controvérsia e inquietação no mercado habitacional. Compreender a evolução do preço da habitação em relação aos seus fundamentais é crucial para avaliar os riscos e assegurar a estabilidade financeira no mercado habitacional português. Esta dissertação tem como objetivo investigar os determinantes e as elasticidades dos preços da habitação nas áreas metropolitanas portuguesas entre 2011T1 e 2021T4. Assim sendo, primeiramente utilizamos a metodologia de dados em painel para estudo dos determinantes do preço da habitação a nível nacional, onde se recorreu ao método OLS FE para sua estimação. Posteriormente, estudamos as elasticidades da oferta e os determinantes dos preços da habitação ao nível das áreas metropolitanas com recurso à regressão de séries temporais (OLS). Os resultados mostraram que a nível nacional os preços da habitação são inelásticos ao rendimento (0,112) e a oferta inelástica. Concluímos que a elasticidade-preço ao rendimento é inferior aos resultados encontrados em outros estudos em Portugal e na Europa, sugerindo que existem outros fatores que explicam o preço da habitação em Portugal. Ao nível das áreas metropolitanas, encontramos uma oferta inelástica também, uma elasticidade-preço ao rendimento próxima de zero e um crescimento médio dos preços da habitação de 24,52% entre 2011T1 e 2021T4. As AM do litoral registiram um crescimento do preço da habitação e um efeito momentum mais elevado do que AM do interior. Contudo, salientar que os preços da habitação são mais elásticos ao rendimento e à oferta nas AM do interior onde existe mais espaço para contruir. Por fim, esperamos que o presente estudo seja um implusionador para futuras investigações sobre os determinantes e as elasticidades do preço da habitação nas áreas metropolitanas portuguesas com intuito de ajudar a definir melhores políticas habitacionais a nível local e nacional.
- Os determinantes dos preços da habitação em PortugalPublication . Freitas, Bruna Tatiana Almeida; Cunha, António Manuel Pereira RodriguesO presente estudo investiga os efeitos que os determinantes do preço do imobiliário identificados na literatura (Produto Interno Bruto, Taxa de Juro, Turismo, Custo de Construção e Número de Fogos Licenciados em construções novas para habitação familiar) têm no Preço da Habitação, em Portugal, no período de 2011 a 2020, por NUTS 3. Recolheram-se dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) e usou-se o método OLS para estimar os coeficientes dos indicadores considerados como determinantes do Preço da Habitação. Este método evidenciou que o PIB, a Taxa de Juro, os Custos de Construção e o Número de Fogos Licenciados impulsionaram o aumento dos Preços da Habitação, em Portugal, nesse período, enquanto o Turismo pressionou tais preços para descer. Todos os determinantes do Preço da Habitação mostraram-se significativos. Com este estudo, espera-se que as previsões da evolução dos Preços da Habitação sejam mais efetivas e mais completas através do conhecimento de como se comportam os preços em reação a alterações nos valores dos seus determinantes, de modo a que, os agentes do mercado possam atuar em conformidade e preventivamente.
- Os determinantes sociodemográficos das decisões de investimento financeiro: O efeito mediador dos tipos comportamentais de investidorPublication . Bessa, Ana Beatriz Batista; Cunha, António Manuel Pereira RodriguesAtualmente, as Finanças Comportamentais assumem uma relevância crescente no âmbito da literatura financeira e, por isso, estudar o comportamento e o processo de tomada de decisão dos investidores é crucial para compreender as dinâmicas que ocorrem no mercado financeiro. É de realçar que, muitas vezes, os indivíduos nas decisões financeiras de investimento não agem racionalmente, estando muitas vezes suscetíveis a vieses e heurísticas comportamentais que influenciam o seu processo de decisão. Face ao exposto, através de um estudo exploratório, na presente dissertação pretende-se investigar como as variáveis sociodemográficas (género, nível de escolaridade, idade e rendimento líquido) influenciam as decisões de investimento financeiro, através de um efeito mediador: “os tipos comportamentais de investidor”. Para a realização da presente dissertação e para a obtenção dos dados para o estudo, foi disponibilizado um questionário elaborado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) constituído por um conjunto de questões sociodemográficas, atitudes face ao risco, composição da carteira e conhecimento financeiro. A partir do questionário disponibilizado, selecionaram-se as questões mais adequadas para o estudo e, primeiramente, através de uma Análise Fatorial Exploratória (AFE) extraíram-se cinco componentes que representam diferentes perfis de investidores, como: “Trader Ativo”, “Follower Influencers”, “Autoconfiante”, “Investidor em Criptoativos” e “Tradicional”, que por sua vez são muitas vezes influenciados por atalhos mentais. Com base nas componentes identificadas, posteriormente, procedeu-se ao Modelo de Equações Estruturais para analisar como as características pessoais e demográficas podem afetar o perfil dos indivíduos e, consequentemente, o impacto que esses perfis têm nas escolhas de investimento. Importa ainda salientar que foram encontradas evidências de um efeito de mediação dos perfis comportamentais nas decisões de investimento, que são influenciadas pelas características sociodemográficas de cada investidor.
- Equity valuation: Broadcom Inc.Publication . Moreira, Luís Diogo da Silva; Cunha, António Manuel Pereira RodriguesEsta dissertação tem como objetivo principal analisar financeiramente e avaliar a Broadcom Inc., obtendo o preço justo de uma ação da empresa ao dia 29 de junho de 2025. Após uma detalhada análise da literatura sobre os métodos de avaliação de empresas, conclui-se que o método dos Fluxos de Caixa Descontados com base no Free Cash-Flow to the Firm e utilizando a WACC é o mais adequado. Para apoiar o resultado da avaliação por este método, foi realizada uma análise de sensibilidade. De uma forma complementar, foi também realizada uma avaliação relativa. A aplicação do método DCF resulta num preço justo de uma ação de 305,71$, 15,48% acima do preço de fecho do dia 29 junho de 2025 (264,74$), sendo apresentada uma recomendação de COMPRA. A avaliação relativa contraria o método DCF, uma vez que, os preços justos de uma ação obtidos por todos os múltiplos são inferiores ao preço de mercado da ação, no mesmo dia. De notar, ainda, que os processos de avaliação são sustentados por uma análise do setor e dos mercados em que empresa está inserida, assim como uma análise do desempenho histórico Broadcom Inc.
- Finanças comportamentais: vieses comportamentais nos tipos de perfil dos investidores em PortugalPublication . Costa, Tatiana Fernandes Moreira da; Cunha, António Manuel Pereira RodriguesExistem diferenças na tomada de decisão dos investidores, que criam impacto nos seus investimentos e na escolha dos diferentes produtos existentes nos mercados financeiros. Assim, através do estudo das Finanças Comportamentais, pretende-se tentar mostrar que existem fatores do foro psicológico que podem ajudar a compreender o comportamento dos investidores. Muitas vezes, as tomadas de decisão acabam por ser influenciadas por fatores inerentes às experiências e vivências de cada indivíduo e, nesse sentido, o objetivo do presente estudo é analisar se, o processo de tomada de decisão dos investidores em Portugal, é influenciado pela existência de heurísticas referenciadas pelas Finanças Comportamentais. Para tal ser possível, serão testadas relações de causalidade entre grupos sociodemográficos, tipos de perfil de investidor e decisões de investimento. Inicialmente, recorreu-se a um questionário online elaborado pela CMVM para a obtenção dos dados para estudo. A seguir, com a utilização de uma análise fatorial exploratória (EFA), pretende-se encontrar variáveis latentes que permitam criar relações com variáveis referenciadas pela literatura como sendo explicativas, nomeadamente: género, idade, escolaridade e rendimento. Por último, mediante um diagrama de modelo de equações estruturais (SEM), pretende se avaliar se as características sociodemográficas dos investidores determinam as variáveis latentes encontradas e, se as últimas, se relacionam com heurísticas e condicionam os critérios de tomada de decisão dos investidores. Assim, poderão ser confirmados ou refutados alguns pressupostos já existentes na literatura, relativamente ao tema.
- A influência dos tweets de Elon Musk no retorno das ações da Tesla: um estudo de eventosPublication . Alves, Joana Beatriz Pinto; Cunha, António Manuel Pereira RodriguesTechnological progress in recent decades has brought a new reality and changed the way people contact each other. That revolution was essentially marked by the introduction and subsequent affirmation of social networks, which spread among the population like a pandemic. These initially took on a strictly personal character. However, they quickly began to be seen as a professional channel. Among the numerous advantages for the entities, the ease with which any information is dispersed worldwide stands out. It is therefore a tool that has quickly established itself in the business world, especially among the most visible CEOs. The notoriety of this medium of information communication has led to several questions being raised regarding the influence of interactions on stock prices. Often, this hypothesis is raised about Elon Musk, CEO of Tesla, for his influence on the medium and the way he interacts on the social network Twitter. Using the Events Study methodology, it was feasible to ascertain its impact.It was not possible to reject the hypothesis that Elon Musk's tweets had no impact on Tesla stock price returns.
- A relação entre os cash-flows das empresas de imobiliário e os seus níveis de investimentoPublication . Neto, Luís Manuel Sousa; Cunha, António Manuel Pereira RodriguesO investimento é fundamental para o crescimento das empresas, já que permite que as mesmas possam expandir as suas operações através da criação de novas filiais, expandir a capacidade de produção ou alcançar novos mercados. Além disso, o investimento permite que as empresas possam melhorar os seus níveis de eficiência, através da aquisição de melhores equipamentos. O objetivo deste estudo é analisar a relação entre os cash-flows e o Q de tobin das empresas de promoção imobiliária e os seus níveis de investimento. Para realizar essa análise, foram utilizados dados de 415 empresas do setor imobiliário em Portugal no período de 2012 a 2020, obtendo-se os resultados do estudo através de regressões lineares múltiplas com dados em painel e com efeitos fixos. Sendo a maior parte dos estudos realizados acerca da relação entre os cash-flows das empresas e os seus níveis de investimento sobre empresas cotadas em bolsa, este estudo foca-se em empresas não cotadas. Não havendo cotações de mercado destas empresas, estimou-se uma proxy do valor do Q de Tobin (medida de valor de mercado das empresas em relação ao seu valor contabilístico), um conhecido determinante do investimento empresarial. Como as empresas analisadas na amostra não estão cotadas em bolsa, foram utilizados três métodos para chegarmos a uma estimativa do valor de mercado das empresas, sendo eles, o método do Discounted Cash-flow (DCF), o método dos múltiplos de mercado e o método do Economic Value Added (EVA). Concluiu-se, utilizando modelos de dados em painel com efeitos fixos, que a variável Q de Tobin é significativa e exerce uma influência positiva no nível de investimento das empresas de promoção imobiliária. Por outro lado, em relação à variável do fluxo de caixa, a mesma não se mostrou estatisticamente significativa, levando-nos a concluir que não é determinante para o investimento das empresas de promoção imobiliária.
