ISCAP - DM- Finanças Empresariais
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISCAP - DM- Finanças Empresariais by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 101
Results Per Page
Sort Options
- O impacto do fim das quotas leiteiras na rentabilidade das explorações leiteirasPublication . Silva, Sónia Filipa Ramos; Machado, Ricardo André Cabral de Carvalho BahiaO presente relatório do estágio realizado na Cooperativa Agrícola de Vila do Conde (CAVC) visou elaborar numa análise económica e financeira de um grupo de explorações leiteiras sócias da CAVC com vista a analisar o impacto do fim das quotas leiteiras. A amostra da análise foi constituída por 18 explorações, onde 2 são sociedades por quotas e as restantes são empresas e nome individual, entre 2014 e 2016. Com o fim das quotas leiteiras em março de 2015 surgiram os contratos de compra e venda de leite cru de vaca celebrados entre produtores, CAVC e AGROS. Esta foi a medida encontrada pelo Governo para regular a produção de leite no país, onde a oferta é superior à procura. Esta medida veio trazer mais fragilidades às já existentes na tesouraria das explorações e, as que sobreviveram, apresentam uma certa adaptabilidade a esta nova realidade, podendo tornarem-se mais eficientes. A base do trabalho centrou-se apenas nos produtores que têm os referidos contratos e entregam o seu leite à AGROS
- Da oportunidade ao plano de negócios - estudo de casoPublication . Miranda, Andreia Raquel Freitas; Machado, Ricardo André Cabral de Carvalho Bahia; Gonçalves, GabrielO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular “Estágio” enquadrada no plano de estudos do Mestrado em Finanças Empresariais, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP). As atividades aqui descritas dizem respeito ao trabalho desenvolvido na empresa Números Insólitos, com a marca comercial iConsulting, durante o período compreendido entre novembro de 2016 e abril de 2017. O relatório encontra-se estruturado de acordo com duas componentes distintas. Numa primeira fase é feito o enquadramento teórico do trabalho executado. No que diz respeito à componente prática é feita a descrição da entidade acolhedora assim como das tarefas práticas em que foi possível participar. Seguidamente é apresentado um caso prático, especificamente a elaboração de um Plano de Negócios cujo propósito foi o de servir de suporte à criação de um novo negócio na área do turismo rural. Este Plano será utilizado para recorrer à linha de financiamento “Linha de Apoio à Qualificação da Oferta”, disponibilizada pelo Turismo de Portugal em parceria com a Portugal Capital Ventures e o sistema bancário português.
- Impacto da gestão de fundo de maneio no desempenho económico e financeiro das empresas exportadoras da indústria manufatureira portuguesaPublication . Pinto, Mafalda Patrícia de Castro; Silva, Sónia Maria da Silva Faria Nogueira daO objetivo deste trabalho consiste em estudar, de forma empírica, o impacto das decisões de gestão de fundo de maneio no desempenho económico e financeiro das empresas exportadoras portuguesas. Para este efeito, é utilizada uma amostra de empresas da indústria manufatureira portuguesa durante o período de 2010 a 2015. O desempenho económico é medido através da rentabilidade económica e o desempenho financeiro através da rentabilidade dos capitais investidos, enquanto a gestão de fundo de maneio é avaliada através do ciclo financeiro de exploração. A análise empírica foi conduzida através da aplicação de diversas metodologias de dados em painel. Os resultados obtidos demonstram evidência que a diminuição do ciclo financeiro de exploração conduz a um aumento na rentabilidade. Além disso, uma redução do tempo médio de recebimentos e do tempo médio de inventários em armazém conduz a um aumento na rentabilidade das empresas exportadoras. Ao contrário de estudos anteriores, os nossos resultados não demonstram evidência de uma relação não linear entre a rentabilidade e o ciclo financeiro de exploração. Adicionalmente, investigamos as diferenças na gestão de fundo de maneio entre empresas que somente exportam para a União Europeia e as empresas que exportam para outros países além dos estados-membros da União Europeia; os nossos resultados demonstram que existem diferenças significativas ao nível do tempo médio de inventários, o que parece explicar as diferenças encontradas no ciclo financeiro de exploração.
- O impacto das restrições financeiras no investimento real - evidências para empresas do sector têxtil portuguêsPublication . Costa, Mariana Sofia Pereira da; Silva, Sónia Maria da Silva Faria Nogueira daO objetivo deste trabalho é investigar o impacto das restrições financeiras na decisão de investimento em ativos reais. Para tal, analisamos a sensibilidade de variáveis reais, como o investimento, ao financiamento interno, ou seja, ao cash flow. Dada a evidência demonstrada pelos estudos empíricos anteriores, formulámos um conjunto de hipóteses que foram testadas através de metodologias de dados em painel. A amostra usada neste estudo baseia-se num conjunto de pequenas e médias empresas portuguesas pertencente ao setor têxtil. O período em análise é entre 2005 até 2015. Desta forma, os nossos resultados sugerem uma relação positiva e significativa entre o investimento e o cash flow, mas a magnitude dessa relação não é alterada conforme o status das empresas seja considerado como restrito ou não restrito financeiramente. Adicionalmente, examinamos a relação entre as reservas de caixa e o cash flow. Os nossos resultados demonstram evidência que as empresas de menor dimensão conservam maiores reservas de caixa para precaverem o investimento atual e futuro. Este resultado é consistente com o motivo de precaução.
- Análise de projetos de investimento: elaboração de uma ferramenta otimizada de avaliação económico-financeiraPublication . Carneiro, Beatriz Pereira; Machado, Ricardo André Cabral de Carvalho BahiaNo presente Relatório de Estágio pretende-se desenvolver a temática da “Análise de projetos de investimento: elaboração de uma ferramenta otimizada de avaliação de avaliação económico-financeira”, no seguimento do contacto com a área de Consultoria e Gestão Financeira durante o período de estágio na empresa iConsulting Group. Inicialmente, será apresentada toda a informação relevante de base para a elaboração do estudo económico e financeiro de uma empresa/negócio e da respetiva avaliação financeira, com explicação e enquadramento teórico dos respetivos conceitos. Para efeitos de aplicação técnica e prática da matéria objeto de estudo, foram realizados dois estudos económico-financeiros de duas empresas/negócios completamente distintos. Estes estudos envolvem a elaboração dos mapas financeiros e respetivas análises, finalizando com a avaliação financeira dos projetos e a devida conclusão sobre a viabilidade económica e financeira dos mesmos.
- Análise ás restrições financeiras das empresas do PSI geral: evidência antes e após o início da crise do subprimePublication . Pereira, Maria Luísa Barbosa; Silva, Sónia Maria da Silva Faria Nogueira daO presente trabalho tem como objetivo analisar o grau de restrições financeiras que o conjunto de empresas que integra o Portuguese Stock Index Geral sente no acesso ao financiamento externo, principalmente após o início e durante a mais recente crise financeira, que afetou os mercados financeiros mundiais em 2007 e que se desenvolveu em Portugal como uma crise económica até 2012. De acordo com este objetivo, é recolhido um conjunto de dados longitudinais na base de dados SABI, que são analisados usando diferentes metodologias de dados em painel, resultando numa amostra final constituída por 430 observações distribuídas por 43 empresas durante os anos de 2006 a 2015. Em consonância com a literatura anterior, os nossos resultados demonstram evidência que o rácio de distribuição de dividendos é uma medida eficiente do grau de restrições financeiras; as empresas que distribuem menos (ou nenhuns) dividendos apresentam maior sensibilidade do investimento ao financiamento interno, medido pelo cash flow. Esta relação intensifica-se após e durante a mais recente crise financeira. Adicionalmente, testamos a relação entre o cash, medido pela variável caixa e equivalentes, e o cash flow. Os resultados sugerem uma relação positiva e significativa entre essas duas variáveis; as empresas que enfrentam mais restrições financeiras irão conservar maiores reservas de caixa, como forma de precaução do investimento atual e futuro. Ao contrário do esperado, esta relação não se intensifica após o início e durante a crise financeira.
- Relatório de estágio - Follow Inspiration, S.APublication . Rodrigues, Rui Pedro Pinto Teixeira; Silva, Sónia Maria da Silva Faria Nogueira daO presente relatório de estágio integra a fase final do Mestrado em Finanças Empresariais, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), unidade orgânica do Politécnico do Porto, no qual realizei um estágio curricular na empresa Follow Inspiration, S.A para obtenção do grau de mestre. O estágio teve duração de 6 meses, decorrendo entre novembro de 2016 e maio de 2017. Assim sendo, este trabalho pretende descrever as funções desempenhadas na entidade acolhedora do estágio, dando a conhecer e a perceber as estratégias financeiras usadas pela empresa que são parte integrante da sua estratégia para se afirmar no mercado e potenciar o seu crescimento. Neste contexto, o relatório divide-se em duas partes: do capítulo I ao III, o objetivo passa pela elaboração do enquadramento teórico sobre projetos de investimento, a importância das start-ups nas economias e as principais fontes de financiamento usadas pelas mesmas; do capítulo IV ao VII, são apresentadas as atividades desenvolvidas ao longo do estágio. A primeira parte procura abordar de forma teórica as decisões de investimento e financiamento, apresentando vários fundamentos para a elaboração e avaliação de projetos de investimento, assim como a seleção das várias fontes de financiamento. Este enquadramento teórico é contextualizado na realidade das empresas em fase de start-up, verificando o impacto destas entidades na economia. É também dada relevância às análises económicas e financeiras realizadas pelas mesmas, de forma a se darem a conhecer a possíveis investidores e credores, para não terem que aceder a financiamento externo. A segunda parte passa pela descrição sucinta da entidade acolhedora do estágio (caracterização da empresa, os seus valores e missão e uma análise de mercado por via da análise SWOT) e a explicação das várias atividades realizadas no estágio, com especial relevo sobre o project finance desenvolvido com o objetivo de projetar uma nova ronda de financiamento por via de private equity.
- Impacto da crise no financiamento das PME´s portuguesas - evidência no setor têxtilPublication . Lobo, Sara Manuela Pereira de Sousa; Silva, Sónia Maria da Silva Faria Nogueira daO objetivo do presente trabalho consiste em estudar de forma empírica, a relação entre o financiamento das pequenas médias empresas portuguesas e a crise do subprime. O impacto no financiamento será efetuado através de medidas contabilísticas, pelo indicador do rácio da divida total das empresas, pelo rácio da divida de longo e curto prazo e pelo indicador do crédito comercial, que são os indicadores mais utilizados para verificar se a alavancagem financeira das empresas diminui, se o passivo corrente das empresas aumenta e se as empresas substituem divida bancária por divida comercial, num período temporal de 2006 a 2015, que está divido em três períodos: pré-crise ( 2006-2007), crise (2008-2012), pós-crise (2013-2015). Para testar as nossas hipóteses de investigação, são aplicadas diferentes metodologias de dados em painel. Em linha com as evidências demonstradas por estudos anteriores, os nossos resultados sugerem que há uma diminuição no endividamento face ao ativo total das empresas entre períodos – pré-crise (2006-2007), crise (2008-2012) e pós-crise (2013-2015), o que conduz a uma diminuição do endividamento face ao ativo total. No entanto, não encontramos evidências de substituição de endividamento de longo prazo por endividamento de curto prazo ou de substituição de endividamento de curto prazo por crédito comercial.
- Impacto das restrições financeiras no investimento das empresas do setor da metalomecânicaPublication . Veiga, Marília Alexandrina Martins; Silva, Sónia Maria da Silva Faria Nogueira daO objetivo principal deste trabalho é analisar o impacto das restrições financeiras no investimento das empresas portuguesas (PME) do setor da metalomecânica. De acordo com a literatura anterior, formulamos diferentes hipóteses com o propósito de testarmos a sensibilidade do investimento e das reservas de caixa ao cash flow, ou seja, ao financiamento interno. A informação necessária foi recolhida da base de dados SABI, para o período 2006 a 2016. Dada a estrutura longitudinal dos nossos dados, as hipóteses foram testadas com recurso a metodologias de dados em painel. Dividimos a amostra em vários subgrupos: i) empresas restritas e não restritas financeiramente; ii) exportadoras e domésticas; iii) exportadoras somente para o Mercado Intracomunitário e exportadoras para o Mercado Intracomunitário e Extracomunitário. Os nossos resultados sugerem que as empresas que enfrentam maiores restrições financeiras revelam maior sensibilidade do investimento ao financiamento interno e mantêm maiores reservas de caixa relativamente ao cash flow. Estes resultados são consistentes com estudos anteriores. Por outo lado, e ao contrário da evidência anteriormente demonstrada na literatura, os nossos resultados sugerem que as empresas exportadoras apresentam maior sensibilidade do seu investimento e reservas de caixa ao cash flow do que as empresas domésticas. Também as empresas que exportam para o Mercado Intra e Extracomunitário aparentam ter maior sensibilidade do seu investimento e reservas de caixa ao cash flow. Finalmente, não encontramos evidências de que a sensibilidade do investimento ao cash flow aumentasse durante a mais recente crise financeira, mas documentamos uma menor dependência do investimento ao cash flow após a crise; no entanto, evidenciamos um aumento das reservas de caixa para esse período.
- O impacto da gestão de fundo de maneio na rentabilidade das empresas: evidência para a industria alimentar portuguesaPublication . Ramirez, Jessica Carolina López; Silva, Sónia Maria da Silva Faria Nogueira daO objetivo deste estudo é analisar o impacto da gestão de fundo de maneio na rentabilidade económica e financeira das empresas portuguesas do setor alimentar. Para tal, foram recolhidos dados contabilísticos de PME pertencentes ao Setor Alimentar Português. Essa informação foi recolhida da base de dados SABI para o período entre 2010 e 2016. As hipóteses formuladas foram analisadas usando a metodologia de dados em painel. Os resultados empíricos são robustos a potenciais problemas de endogeneidade. A rentabilidade económica foi medida pelo ROA e a rentabilidade financeira foi medida pelo ROE. A gestão de fundo de maneio foi medida pelo indicador Net Trade Cycle. Os resultados demostram evidência de uma relação negativa entre a rentabilidade e o Net Trade Cycle. Os resultados também demostram uma relação negativa entre a rentabilidade e os componentes do Net Trade Cycle: o prazo médio de recebimento dos clientes, o prazo médio de inventários em armazém e o prazo médio de pagamento a fornecedores. Em suma, os gestores podem aumentar a rentabilidade reduzindo o prazo médio dos componentes do Net Trade Cycle. Em consonância com estudos anteriores, foi testada a hipótese de uma relação não linear entre a rentabilidade e o Net Trade Cycle; os resultados suportam parcialmente essa hipótese. As evidências apontam para uma relação côncava entre a rentabilidade económica e o Net Trade Cycle, não tendo sido encontrada evidência no caso de a rentabilidade ser medida pelo ROE.