ESMAE - DM - Composição
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Browsing ESMAE - DM - Composição by advisor "Andrikopoulos, Dimitrios"
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- A bateria na música contemporânea: uma abordagem compositivaPublication . Silva, Tiago Matos Correia Pinho da; Andrikopoulos, DimitriosEsta dissertação é uma busca pela expansão das capacidades sonoras da bateria. São apresentadas obras onde a bateria entra em diálogo com instrumentos e técnicas comumente usadas na música contemporânea actual. É dada uma abordagem histórica e estética ao instrumento e à composição para este. Por fim são apresentadas as obras compostas e as técnicas utilizadas na bateria para a escrita das mesmas.
- Cantos de ballenas en la composición musical contemporáneaPublication . Domínguez Escalona, Álvaro; Andrikopoulos, DimitriosLa idea de crear música a través del sonido animal, en concreto de los cetáceos, es el eje y tema central de esta disertación. En ella exploraremos diferentes áreas que implican el estudio de ambas materias. A su vez, revisaremos las principales ideas sobre el paisaje sonoro y lo relacionaremos directamente con los sonidos del mar y las ballenas, revisando sus principales cualidades, características y problemáticas medioambientales. Por otra parte, realizaremos una búsqueda de obras y autores que han trabajado con el sonido de los cetáceos para conocer lo que se ha hecho en la música contemporánea, y así, tener una mayor perspectiva. La creación de una serie de obras compuestas a partir de todas estas ideas, respaldadas por una base teórica y conceptual, será el propósito de esta disertación.
- Características do romantismo na atualidadePublication . Znachonak, Dinis Alexandre Dantas Esteves; Andrikopoulos, DimitriosA minha dissertação têm como objetivo investigar e determinar as características que definem o movimento romântico: os movimentos antecedentes; o contexto urbano, rural, político, social da época; o indivíduo romântico: um ser puramente emocional e expressivo; o artista como ser da natureza; as características do movimento pós e neo-romântico; as características do romantismo inserido na atualidade; e análise do meu reportório composicional. Neste sentido, pretendo dar a entender como é que consigo adotar uma escrita composicional atual inspirada numa estética romântica e pretendo dar a entender a importância que o romantismo deve ter na nossa sociedade para que consigamos formar uma comunidade mais sensível, unida, justa, desenvolvida e compreensível.
- Composição para sopros assistida por computadorPublication . Portela, Jorge Manuel Sousa; Andrikopoulos, DimitriosA dissertação aqui apresentada centra-se na composição para sopros, no contexto de ensembles com as mais diversas dimensões. O meu trabalho na área segue a aplicação dos conceitos da Composição Assistida por Computador (CAC - Computer Aided Composition) na exploração de uma atitude espectral. O seu desenvolvimento assenta em pesquisas efetuadas em artigos, livros e outras dissertações como reflexão própria, assim como em conhecimentos adquiridos no decorrer da licenciatura; quer através das análises de obras, quer através da aplicação dos conceitos teóricos em composições espectralistas. Dadas as delimitações temporais da composição assistida por computador, bem como o desenvolvimento de técnicas espectrais na composição, o meu estudo, acerca da composição para sopros centra-se a partir da segunda metade do séc. XX. Na procura de uma atitude espectral, darei especial importância ao estudo do timbre e do tempo. Sob o ponto de vista tímbrico, o objecto do estudo é o som de origem acústica, no sentido dos sons recolhidos de instrumentos musicais ou sons de fontes extra musicais, como por exemplo os sons da Natureza e o ruído. Na abordagem ao tempo, interessar-me especialmente as estruturas métricas denominadas árvores rítmicas, conforme apresentadas por William Tecumseh Sherman Fitch no artigo Rhythmic cognition in humans and animals: distinguishing meter and pulse perception, (Fitch, 2013), pois afiguram-se como sendo o que mais se aproxima da abordagem composicional que pretendo estudar e aplicar. Neste projeto, o computador é uma plataforma importante pela utilização de programas de análise e edição de som como Spear, bem como os programas de assistência na CAC, o PWGL. O Computador assume assim um papel essencial no processo composicional.
- Interacção humano-máquina no processo composicionalPublication . Costa, Nuno André Pinheiro Trocado da; Azevedo, Carlos Alberto Possidónio da Silva de; Andrikopoulos, DimitriosCom a problemática da interacção humano-máquina no processo composicional como pano de fundo, a presente dissertação prossegue três vectores simultâneos: (a) um portfolio de alguma da música que escrevi nos últimos dois anos, na qual fiz uso de (b) um conjunto de ferramentas de composição algorítmica assistida por computador que desenvolvi sincronicamente no mesmo período de tempo, por sua vez fruto de (c) uma reflexão sobre os conceitos subjacentes, aqui apresentada monograficamente. De entre as ferramentas desenvolvidas destaca-se uma biblioteca em Common Lisp integrando funções relativas a operações combinatórias simples com vastas colecções de alturas e à exploração de propriedades geométricas de ciclos rítmicos e tonais, bem como um programa de manipulação de áudio com cadeias de Markov. A música escrita que integra este trabalho assume-se simultaneamente como ponto de partida e de chegada do percurso de investigação.
- Linhas de fuga: a música pop como material para uma prática composicionalPublication . Vilar, João Luís Pinho; Andrikopoulos, Dimitrios; Moreira, Daniel Filipe PintoA presente dissertação procura tratar as implicações estéticas das peças compostas para o projecto final do Mestrado em Composição, as quais utilizam elementos musicais da tradição da música pop. Para isso, é, preliminarmente, esboçado um enquadramento teórico para uma abordagem estética, cultural, social, política e musical do fenómeno da música pop. São explicitadas, ainda, as técnicas e linguagens utilizadas ao longo do processo das suas composições, especificamente na sua relação com a música pop.
- O movimento corporal como parâmetro musical: o uso do movimento na composição de obras interativas para bailarinos, músicos e eletrónicaPublication . Silva, Olívia Maria Baptista Ferreira da; Andrikopoulos, Dimitrios; Santos, Pedro Miguel Pinho Moreira dosA presente dissertação tem o objetivo de apresentar uma componente prática, na forma de composições interativas para bailarinos, músicos e eletrónica. Esta prática assenta na captação de movimento para o controlo de parâmetros musicais, através do uso de tecnologia sensorial. Apresenta, de igual forma, um estudo teórico onde se exploram as questões do movimento como um parâmetro composicional e o sistema interativo, o corpo e o espaço como instrumentos, assim como a componente de trabalho colaborativo entre compositor e intérpretes. A abordagem deste tema é fruto de uma necessidade de exploração destes conceitos na prática composicional da autora deste projeto. Num primeiro momento, abordam-se, do ponto de vista contextual, os sistemas interativos e as suas categorizações do ponto de vista teórico, assim como as diferenças entre os conceitos de performer e intérprete, interação e interatividade. Tratam-se, igualmente, os diversos níveis e estratégias de mapeamento entre domínios diferentes, assim como um conjunto de obras que constituem referências para o trabalho composicional da autora. Seguidamente, é apresentada uma reflexão sobre o processo composicional, tendo em vista os diversos pontos abordados, bem como uma abordagem teórica ao processo colaborativo. Num terceiro momento, veicula-se uma análise de quatro obras desenvolvidas ao longo do mestrado, que tiveram como base a aplicação prática de variados princípios teóricos apresentados. Metodologicamente, após um estudo empírico presente através da composição da primeira obra apresentada no capítulo 3, procedeu-se à elaboração da fundamentação teórica de base, para uma reflexão fundamentada sobre o processo composicional.
- Real-time composition as a strategy for the 21st century composerPublication . Rodrigues, Óscar Manuel Soares; Andrikopoulos, DimitriosReal-Time Composition, despite being a term commonly used in computer music and free improvisation circles, is also one whose definition is not clear. This dissertation aims to, in seeking and attempting its conceptualisation, permit a deeper look at the core of the activity of western classical music making. By discussing the concepts and current views on composition, improvisation, musical work, interpretation and performance, we will propose a working definition that will later serve as a model for music making; one that involves both the composer and performers, influenced by their context, as creators. This model borrows heavily from Walter Thompson’s Soundpainting technique. We will then analyse the outcome of three different concerts, of increasing complexity and level of control, that resulted from the previous discussion and end by concluding that Real-Time Composition is, in fact, fundamentally different from improvisation, and an extension of western classical music practice.
- Técnicas instrumentales para la representación del objeto sonoroPublication . Goberna García, Patrícia; Andrikopoulos, DimitriosEn este proyecto se pretende crear una serie de piezas basadas en la representación y desarrollo del objeto sonoro como material generador para la composición musical. Se desarrollarán diferentes técnicas basadas principalmente en el análisis espectral, rítmico y tímbrico de objetos sonoros ambientales generalmente a través de programas informáticos y se sentarán las bases de las características de estos objetos y su modo de empleo.
