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Real-Time Composition, despite being a term commonly used in computer music and free improvisation circles, is also one whose definition is not clear. This dissertation aims to, in seeking and attempting its conceptualisation, permit a deeper look at the core of the activity of western classical music making. By discussing the concepts and current views on composition, improvisation, musical work, interpretation and performance, we will propose a working definition that will later serve as a model for music making; one that involves both the composer and performers, influenced by their context, as creators. This model borrows heavily from Walter Thompson’s Soundpainting technique. We will then analyse the outcome of three different concerts, of increasing complexity and level of control, that resulted from the previous discussion and end by concluding that Real-Time Composition is, in fact, fundamentally different from improvisation, and an extension of western classical music practice.
A Composição em Tempo Real, apesar de ser um termo regularmente utilizado nos círculos da música electrónica e da improvisação livre, não tem uma definição clara. Esta dissertação tem como objectivo, ao procurar a sua conceptualização, perceber de forma mais profunda o núcleo da actividade produtiva da música clássica ocidental. Ao discutir os conceitos e entendimentos correntes de composição, improvisação, obra musical, interpretação e performance, será proposta uma definição operacional que irá posteriormente servir como modelo para a criação musical; este modelo envolve tanto compositores como intérpretes, influenciados pelo seu contexto, enquanto criadores. Este modelo é baseado na técnica de Soundpainting, desenvolvida por Walter Thompson. De seguida iremos analisar o resultado de três concertos diferentes, de complexidade e níveis de controlo crescentes, que decorreram da discussão anterior, e terminar com a conclusão de que a Composição em Tempo Real é, de facto, fundamentalmente diferente da improvisação, e uma extensão da prática da música clássica ocidental.
A Composição em Tempo Real, apesar de ser um termo regularmente utilizado nos círculos da música electrónica e da improvisação livre, não tem uma definição clara. Esta dissertação tem como objectivo, ao procurar a sua conceptualização, perceber de forma mais profunda o núcleo da actividade produtiva da música clássica ocidental. Ao discutir os conceitos e entendimentos correntes de composição, improvisação, obra musical, interpretação e performance, será proposta uma definição operacional que irá posteriormente servir como modelo para a criação musical; este modelo envolve tanto compositores como intérpretes, influenciados pelo seu contexto, enquanto criadores. Este modelo é baseado na técnica de Soundpainting, desenvolvida por Walter Thompson. De seguida iremos analisar o resultado de três concertos diferentes, de complexidade e níveis de controlo crescentes, que decorreram da discussão anterior, e terminar com a conclusão de que a Composição em Tempo Real é, de facto, fundamentalmente diferente da improvisação, e uma extensão da prática da música clássica ocidental.
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Keywords
Real-time composition Improvisation Soundpainting Composição em tempo real Improvisação