Browsing by Issue Date, starting with "2015-11-23"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Técnicas instrumentales para la representación del objeto sonoroPublication . Goberna García, Patrícia; Andrikopoulos, DimitriosEn este proyecto se pretende crear una serie de piezas basadas en la representación y desarrollo del objeto sonoro como material generador para la composición musical. Se desarrollarán diferentes técnicas basadas principalmente en el análisis espectral, rítmico y tímbrico de objetos sonoros ambientales generalmente a través de programas informáticos y se sentarán las bases de las características de estos objetos y su modo de empleo.
- Composição para sopros assistida por computadorPublication . Portela, Jorge Manuel Sousa; Andrikopoulos, DimitriosA dissertação aqui apresentada centra-se na composição para sopros, no contexto de ensembles com as mais diversas dimensões. O meu trabalho na área segue a aplicação dos conceitos da Composição Assistida por Computador (CAC - Computer Aided Composition) na exploração de uma atitude espectral. O seu desenvolvimento assenta em pesquisas efetuadas em artigos, livros e outras dissertações como reflexão própria, assim como em conhecimentos adquiridos no decorrer da licenciatura; quer através das análises de obras, quer através da aplicação dos conceitos teóricos em composições espectralistas. Dadas as delimitações temporais da composição assistida por computador, bem como o desenvolvimento de técnicas espectrais na composição, o meu estudo, acerca da composição para sopros centra-se a partir da segunda metade do séc. XX. Na procura de uma atitude espectral, darei especial importância ao estudo do timbre e do tempo. Sob o ponto de vista tímbrico, o objecto do estudo é o som de origem acústica, no sentido dos sons recolhidos de instrumentos musicais ou sons de fontes extra musicais, como por exemplo os sons da Natureza e o ruído. Na abordagem ao tempo, interessar-me especialmente as estruturas métricas denominadas árvores rítmicas, conforme apresentadas por William Tecumseh Sherman Fitch no artigo Rhythmic cognition in humans and animals: distinguishing meter and pulse perception, (Fitch, 2013), pois afiguram-se como sendo o que mais se aproxima da abordagem composicional que pretendo estudar e aplicar. Neste projeto, o computador é uma plataforma importante pela utilização de programas de análise e edição de som como Spear, bem como os programas de assistência na CAC, o PWGL. O Computador assume assim um papel essencial no processo composicional.
- Eduardo Lucena: o seu contributo no panorama musical português do século XXPublication . Silva, Gabrielle de Sousa da; Coimbra, Daniela da Costa; Fonseca, Ana Maria Liberal daO objetivo deste projeto foi o de analisar e evidenciar o contributo de Eduardo Lucena no panorama flautístico português, quer como flautista, quer como pedagogo. Desta forma, foram desenhados três inquéritos por questionário para o propósito desta investigação, os quais foram aplicados a uma população composta por três alunos de Eduardo Lucena e dois colegas, bem como ao próprio Eduardo Lucena. Após este primeiro contacto com o flautista seguir-se-iam duas entrevistas presenciais e cerca de vinte entrevistas telefónicas, mais curtas, na tentativa de aprofundar a informação obtida e explorar os caminhos que permitissem traçar o seu percurso biográfico com a maior exatidão possível. Foi ainda realizada uma pesquisa documental. Os resultados indicaram que o contributo de Eduardo Lucena foi fundamental no estabelecimento de um ensino especializado de flauta transversal tanto ao nível do ensino secundário como do ensino superior. Ressalta-se ainda a extensa atividade artística como flautista na orquestra sinfónica, como membro integrante de ensembles de música de câmara e como solista. Nesta última vertente sobressai o seu contributo como divulgador da música para flauta de compositores portugueses contemporâneos. Nestes três importantes contributos podemos assim rever um flautista e professor inovador, com grande capacidade de concretização dos seus objetivos e com uma ação de significativo impacto no panorama musical português.