ESMAE - DM - Artes Cénicas
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Browsing ESMAE - DM - Artes Cénicas by advisor "Binyon, Claire Margaret"
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- Alexandrina, um lugar comum: monólogo visitado enquanto percurso performativo entre devir artístico e vida profissionalPublication . Ribeiro, Anabela Salgueiro Narciso; Passos, Sónia Maria da Costa; Binyon, Claire MargaretEste trabalho resulta de um Projeto em Artes Cénicas, especialidade de Interpretação e Direção Artística. Teve como objetivo criar arte em contexto, com a criação de uma peça de teatro em formato monólogo, com uma personagem da vida quotidiana de uma cidade. Esta personagem inclui a reflexão sobre as interações entre o devir artístico (teatro) e a vida profissional (mobilidade sustentável) e constituiu-se como elemento que, referindo essa reflexão e essas interações de forma indireta, tornou-se um objeto dado a novas interpretações e reflexões. Considera em termos de enquadramento os campos de investigação referentes à performatividade do arquivo, à autobiografia e à autoetnografia. Este processo incluiu a criação de uma dramaturgia, em que a personagem é interpretada num espetáculo de teatro levado à cena em setembro de 2019. As reflexões sobre o enquadramento, o processo, a dramaturgia e o espetáculo são apresentadas neste documento, provando-se que foi possível estabelecer as interações referidas, através de um objeto artístico original.
- Autólise: desafio a uma didascália e contextualização dramatúrgica através do jogo com os objetos de cenaPublication . Ruiz Mula, Ana María; Rocha, Maria Manuela Bronze da; Binyon, Claire MargaretA presente monografia é parte constituinte do meu Projecto Final de Mestrado em Artes Cénicas, especialização em Interpretação e Direção Artística, cujo título é - Autólise/Desafio a uma didascália: Uma dramaturgia através do jogo com objetos de cena. Neste espectáculo fiz uma contextualização dramatúrgica de duas das personagens da peça - Fim de Partida versão original, de 1957, que resulta na tentativa de materialização cénica da metáfora intrínseca ao universo beckettiano mediante a manipulação de objectos. Os primeiros capítulos referem-se ao autor Samuel Beckett e à análise da peça. Seguidamente desenvolvem-se reflexões sobre a utilização do objecto em cena, da sua relação próxima com os actores, sobretudo em articulação com o poder da imagem repetida. Estas reflexões estão baseadas nos contributos de Tadeusz Kantor, Romeo Castellucci, Philippe Genty e Angélica Liddell para estas temáticas. Sobre a natureza do objecto baseei-me também nos pensamentos de Wassily Kandinsky e Bruno Munari. Ao longo destas linhas haverá um levantamento de diversas questões sobre a função do objecto em cena ou no método de chegar ao envelhecimento dos actores. Assim como a análise de quais os níveis de desperdício e desgaste a que estas personagens submetem as suas vidas face à questão fulcral - a precariedade das relações afectivas em circunstâncias miseráveis. Esta precariedade e degradação existencial presente nos corpos e no psíquico das personagens instala-se no espaço habitado, dentro e fora das casas, extrapolado para o meio ambiente, sobretudo nas nossas cidades, e nas grandes cidades, devido ao isolamento no qual as pessoas se submetem apesar de viverem rodeadas pelos outros. Estes tópicos constituíram o percurso das fases de pesquisa que se estendeu por seis meses, como consta nas imagens em anexo. A Autólise é um resultado cénico para um convite à reflexão sobre - O que é o lixo?”, - Qual o verdadeiro lixo deste espectáculo?”, - O que resta, o que sai, o que permanece, o que estorva, o que incomoda?”. E como o objecto, as personagens, o texto base e a interação entre todos conduzem a essa mesma reflexão.
- Uma companhia de teatro profissional e a comunidade - um estudo de casoPublication . Silva, Leonel Augusto Ranção; Binyon, Claire Margaret; Sousa, HugoEste relatório de estágio descreve as atividades realizadas com a companhia de teatro profissional Cabeças no Ar e Pés na Terra, ao longo do ano letivo 2018 / 2019. A principal atividade desenvolvida foi a dinamização de grupos de teatro comunitário, inserido no projeto da Câmara Municipal de Valongo em parceria com o Centro Social de Ermesinde: O meu Bairro não tem Paredes. Este relatório funciona como um “registo de viagem”, através do relato do processo criativo com os grupos de teatro e também as motivações e inspirações que impulsionaram esta viagem, bem como uma breve fundamentação teórica e referência a alguns projetos já implementados no trabalho artístico comunitário.
- O corpo dentro do corpo estáPublication . Alves, Fábio André Galvão; Binyon, Claire Margaret; Meireles, Nuno Miguel SantosEste exercício transporta-nos para um ciclo de relações interpessoais. É fragmentado e pessoal. É uma nuvem de pensamentos e reflexões sobre esta corda energética que nos liga. Xavier é o nome das personagens e do público. Xavier representa o presente e o que já desvaneceu. Xavier representa o impacto de sermos uma metamorfose ambulante. É um exercício que nos transporta para uma descoberta de novas sensações e formas de lidar com elas, é a representação desta viagem cíclica entre nós e os outros.
- De Penélope até Penélope - uma odisseia em três atosPublication . Pires, Ana Azevedo Vargas e; Binyon, Claire Margaret; Passos, Sónia Maria da CostaEsta monografia é um espaço de reflexão/contemplação sobre um projeto de pesquisa que aconteceu ao longo de um ano, onde construí estruturas vivas, assentes no cruzamento dos vetores espaço e tempo, e onde explorei uma linguagem performativa, usando materiais como a fotografia e o vídeo, fazendo um cruzamento entre imagem projetada e coisa real. Não procura ser um estudo sobre espaço e tempo, é antes um olhar sobre possibilidades de criação artística perante estes vetores, aplicando diferentes variáveis como corpo, arquitetura, imagem, estética, documentação, quotidiano, sentidos e eu. O ponto de partida para esta exploração foi a personagem da Odisseia, Penélope, que alimentou principalmente a primeira etapa da pesquisa, assumindo um lugar mais periférico nas etapas seguintes.
- Do digital ao (ir)real: a prática do "on-off" - como fazer sumo de uvaPublication . Fonseca, Carlos Filipe Graça da; Oliveira, Cláudia Marisa Silva de; Binyon, Claire MargaretA seguinte monografia relata o processo de uma pesquisa produzida no âmbito da obtenção do grau de mestre em Artes Cénicas na ESMAE, maioritariamente desenvolvida em tempos de isolamento profilático devido à pandemia do vírus SARS COV2 - COVID-19, em conjunto com um actor que durante algum tempo se predispôs a realizar esta aventura comigo, culminando numa performance telemática intitulada "Block It" ou A Ode ao Novo Cárcere, que na impossibilidade de ser apresentada ao vivo, tomou o formato de um vídeo e inserido na plataforma do Youtube, com um link protegido. Este projecto passou por uma constante metamorfose e adaptação às constantes vicissitudes desta jornada, sofrendo inúmeras alterações, não só devido a esta mesma necessidade de adaptação às circunstâncias envolventes como também ao carácter actualmente experimental da investigação em artes. Os vários subcapítulos que esta monografia apresenta poderão dividi-lo em duas partes distintas: Numa primeira parte, uma enumeração dos elementos técnicos e teóricos considerados no projecto final, que servem de sustento teórico e explicam a metodologia do projecto artístico, escrito de um modo mais académico, e uma segunda parte que relata as várias etapas deste processo, desde o momento da postulação do tema à concepção de um esqueleto de um objecto artístico - uma narrativa mais livre e em jeito de confissão ao leitor.
- Mulher ridícula vs. mulher vítima. Clown no femininoPublication . Fernandes, Margarida Maria Pereira; Binyon, Claire MargaretO presente projeto vai no sentido de deslocar as mulheres de personagens e dramaturgias que lhes são comumente atribuídas e que elas próprias encarnam, assegurando assim a sua continuidade ao longo do tempo: vítima, apaixonada, histérica, abandonada, cuidadora, ingénua, maquiavélica, sedutora, tímida. Seguindo a decurso de tais narrativas, as mulheres que delas se afastam são percecionadas como anormais no sentido de fugirem à norma. Será possível do clown desviar a mulher da rota normativa para o lugar emancipador do riso através do ridículo? Esse chão comum a toda a espécie humana. Serão as mulheres avessas ao clown? Será o clown avesso às mulheres? O clown em pesquisa relaciona-se com o teatro e o ator, cuja vulnerabilidade revela o seu ridículo Ligado ao registo cómico, está a tragédia, sem a qual o clown se diluiria em puro entretenimento. As noções de risco e de flop envolvidos nesta técnica de interpretação constituem-se igualmente como objetivos, assim como, a relação do clown com os espectadores. Por último, mas não menos relevante, a aplicação da técnica de clown ao texto dramático teatral assume-se também como objetivo do projeto.
- Num lugar de indefinição melhor me definoPublication . Melo, João Miguel Soares Pinhão de; Binyon, Claire Margaret; Sousa, Rodrigo Malvar deEste projeto nasce duma vontade de reflexão sobre o meu ofício e o meu percurso. Nele procurei averiguar que material e conhecimento adquirido subsistia em mim. Procurei também a minha forma própria de comunicação e relação com o público. O ator, que habitualmente segue as palavras do autor e as direções do encenador tem o palco para dar expressão a si próprio, às personagens que nele vivem, à sua dramaturgia e biografia, procurando a sua própria voz criadora de Teatro. É uma reflexão ativa, em exposição e concêntrica que acontece no palco. No lugar do ator. No lugar de indefinição.
- Reflections of a dancing archivistPublication . Rocher-Purchase, Solveig Phyllis; Binyon, Claire MargaretThis document serves to summarise, organise and make public (to some extent) the questions and answers i have gathered as I worked on my dance collection “cascas de memória” and experienced various improvisation experiments. I question my current position in relation to the binary document archive: embodied archive , which it was my aim to explore through the making of “Cascas de memória” as well as the validity of that binary. I fnd myself torn between the two, convinced by the necessity to redefne our understanding of ephemerality or of what remains while at the same time drawn to the very kind of un-spectacular performance which believes performances cannot remain. And I discover that it may be more useful and in fact more natural for me, to work between the two, in a way negating the binary. Translating and transforming bodies constantlyline on paper to shape of flesh, or to invisible sound line, fleshy movement back to still drawn mark.... Schneider’s book “Performing Remains” is a constant reference. Through my experiences of improvisations I fnd myself repeatedly drawn to the relation between rules and improvisation and quickly relate this binary to the one that already interests me (document:embodied). Lord’s book “The singer of tales” also overlays these two binaries, though it is most interesting as an analysis of the rich albeit tense relationship between rules and improvisation. A second and new preocupation arises from my experiments in improvisation: the boundary between so called real life and fake performance. The exact location of that boundary becomes most pressingly problematic and therefore interesting during improvisations that occur in everyday places- outside in gardens and public spaces. So as I continue to think of becoming a dancing archivist, now beyond the collection “Cascas de memória”, I also plan on moving into that uncertain border area between daily life and performance: A dancing archivist in the borderlands of daily life and performance!
- Vizinhos do teatroPublication . Almeida, Francisco Samuel Gama Saraiva de; Binyon, Claire MargaretEste relatório é produto do projeto Vizinhos do Teatro que nasceu da vontade de perceber quais as fronteiras do/s teatro/s enquanto instituições e as comunidades onde se inserem, assim como perceber o impacto que o fazer teatro pode ter na comunidade, na relação e proximidade entre vizinhos, nas dinâmicas de um bairro, na ativação cívica, onde a arte é entendida como um espaço privilegiado de diálogo. A partir de um processo artístico com preocupações comunitárias tentou-se perceber porque os vizinhos dos teatros — sem abrigos, trabalhadores locais, comunidades emigrantes etc. — não são por norma as pessoas que os frequentam. Assim, criou-se este projeto como forma de pensar sobre a relação do teatro com a comunidade. O que é que as pessoas que se cruzam com uma instituição como o teatro pensam dele? E será que pensam em fazer teatro? E, da perspetiva dos Teatros, que relação se pode criar com a comunidade onde se inserem?