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- Influência do piercing na base da língua, na fala e na mastigação: uma série de casosPublication . Freitas, Mariana José Pereira de; Santos, Ricardo Jorge Ferreira dos; Araújo, Pedro André Guerreiro MartinsOs piercings intraorais são uma prática crescente, sendo importante estar alerta para eventuais complicações nas funções do sistema estomatognático. O presente estudo pretende avaliar as estruturas e funções orais de indivíduos utilizadores de piercing na base da língua, para compreender se este promove alterações na fala e mastigação. O estudo caracteriza-se por uma série de 4 casos, sendo observacional descritivo, longitudinal e quantitativo, realizado através de uma pesquisa de campo junto a indivíduos antes e um mês após a colocação de piercing, por meio do protocolo MBGR. Na análise descritiva, foi verificado que após a colocação do piercing, foram verificadas alterações na velocidade e ritmo de fala, na distorção, omissão e substituição de sons, na deglutição da saliva e em coordenar a fonação/articulação com a respiração. Na mastigação foi afetada a velocidade, o padrão mastigatório e o lado preferencial de mastigação, da incisão e trituração do alimento. Dadas as características da amostra não foi possível estabelecer relações estatísticas. Os resultados indiciam relações relevantes entre várias alterações da fala e mastigação após colocação do piercing. Para além de investigações mais estruturadas será pertinente investir em medidas de prevenção que promovam uma tomada de decisão informada.
- O impacto do content marketing na decisão de compra da Geração Z no setor da nutrição desportivaPublication . Rebelo, Márcia de Jesus; Lima, Ana Patrícia Pinto deEsta investigação procura compreender quais as estratégias de marketing digital que, através do marketing de conteúdo, mais impactam no processo de decisão de compra da Geração Z no setor da nutrição desportiva. O content marketing, como base de qualquer estratégia e ferramenta de inbound marketing, cria brand awareness e fomenta a notoriedade de uma marca. No entanto, para ser considerado de qualidade, é vital que o conteúdo seja relevante, único e inteligente o suficiente para ser capaz de atrair potenciais clientes no início do funil de vendas e, numa etapa mais avançada para os fidelizar, deve ser valioso, informativo, emocional e, sobretudo, fiável. No setor da nutrição desportiva, estas características são ainda mais importantes, uma vez que a questão da credibilidade é extremamente importante para a Geração Z. Focando-se no comércio online de produtos da indústria, importa referir o processo de decisão de compra que é composto pelo reconhecimento da necessidade, procura de informações, avaliação das alternativas, decisão de compra e, por fim, o comportamento pós-compra. Cada uma destas etapas foi analisada tendo em conta os indivíduos em estudo. A Geração Z caracteriza-se pelo exímio nível tecnológico, daí serem tão adeptos do mundo online. Através de uma pesquisa de índole qualitativa, sob a qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas a consumidores enquadrados no perfil em estudo, foi possível concluir que conteúdos como os white papers, infográficos, checklists, case studies e vídeos devem ser a aposta das marcas da indústria, pelo que devem recorrer a técnicas de search engine optimization e/ou proliferá-los via social media marketing, numa fase inicial do funil. Mais adiante, tirar partido do e-mail marketing para direcionar um conteúdo promocional será igualmente uma boa prática.
- A empregabilidade de pessoas com deficiência e/ou incapacidade: o caso dos diplomados do Ensino SuperiorPublication . Rodrigues, Filipa Alexandra Ferreira; Martins, Dora Cristina MoreiraNa atualidade, são cada vez mais visíveis profissionais com deficiência em locais de trabalho, o que poderá ser revelador de uma evolução positiva neste domínio da inclusão profissional. No entanto, os comportamentos de desprezo, de discriminação ainda estão presentes e as oportunidades de carreira não são igualitárias. A revisão bibliográfica sobre este tema mostra ser cada vez mais frequente a implementação de políticas, práticas e estratégias que conduzem a uma melhor integração de pessoas com deficiência e/ou incapacidade. Todavia, ainda há muita coisa a fazer, tanto do lado das empresas, que traduzem este preconceito e as mentalidades convencionais, às barreiras arquitetónicas e à falta de cumprimento da legislação, como por parte dos profissionais, os quais evidenciam, ainda, uma atitude que, nem sempre, contribui para evitar situações de discriminação, podendo assim constituir uma barreira na manutenção do posto de trabalho ou um motivo de autoexclusão. A área de Recursos Humanos (RH) parece ter um papel crucial na inclusão destes profissionais e, por isso, tem sido incentivada a desenvolver práticas organizacionais neste âmbito, capazes de facilitar a integração e a inclusão de pessoas com deficiência e/ou incapacidade no mercado de trabalho. As políticas socias de apoio à inclusão têm ajudado à inserção deste grupo minoritário, mas não à sua verdadeira inclusão nas Organizações. Esta dissertação privilegia a metodologia exploratória de caráter qualitativo e utiliza a entrevista como técnica de recolha de informação. No total, foram realizadas 18 entrevistas. Os resultados mostram que ainda há muito a fazer por ambos os públicos, e é de realçar que as opiniões do (1) e (2) divergem quando se trata de alguns temas, nomeadamente, a discriminação, entre outros. Os resultados obtidos sugerem pistas de investigação futura e identificam alguns contributos relevantes para a teoria e para a prática da inclusão profissional de pessoas com deficiência e/ou incapacidade.
- O fagote e o triângulo família, aluno e professorPublication . Carvalho, Bruna Filipa Ramos; Bóia, Pedro José dos Santos; Silva, Pedro Miguel de Abreu Faria da; Conceição, JúlioO presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito da obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, instrumento Fagote, pelas faculdades ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo) e ESE (Escola Superior de Educação), foi realizado durante o ano letivo 2021/2022 e descreve as atividades desenvolvidas na Academia de Música de Vilar do Paraíso. Serão apresentados os programas e matrizes de cada aluno cuja observação foi realizada, assim como os respetivos relatórios, e as planificações realizadas para cada aluno da prática de ensino supervisionado. Não obstante, será também feita uma caracterização e enquadramento da escola, assim como uma reflexão sobre o ano decorrido e a lecionação. O relatório de estágio encontra-se dividido em dois capítulos, sendo o primeiro o Guião de Observação da Prática Musical, e o segundo a Prática de Ensino Supervisionada.
- Vizinhos do teatroPublication . Almeida, Francisco Samuel Gama Saraiva de; Binyon, Claire MargaretEste relatório é produto do projeto Vizinhos do Teatro que nasceu da vontade de perceber quais as fronteiras do/s teatro/s enquanto instituições e as comunidades onde se inserem, assim como perceber o impacto que o fazer teatro pode ter na comunidade, na relação e proximidade entre vizinhos, nas dinâmicas de um bairro, na ativação cívica, onde a arte é entendida como um espaço privilegiado de diálogo. A partir de um processo artístico com preocupações comunitárias tentou-se perceber porque os vizinhos dos teatros — sem abrigos, trabalhadores locais, comunidades emigrantes etc. — não são por norma as pessoas que os frequentam. Assim, criou-se este projeto como forma de pensar sobre a relação do teatro com a comunidade. O que é que as pessoas que se cruzam com uma instituição como o teatro pensam dele? E será que pensam em fazer teatro? E, da perspetiva dos Teatros, que relação se pode criar com a comunidade onde se inserem?
- A importância do fator humano na PEMT, na sequência do estágio curricular na AP PortugalPublication . Ignat, Marta Ramona; Tallone, LauraThis report aims to present the activity carried out during the six-month internship at the company AP Portugal, in the second year of the Master's Degree in Specialised Translation and Interpreting of ISCAP (Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto) in the academic year 2021/2022. It is carried out a theoretical analysis of the concepts that are an integral or complementary part of the post-edition process of machine translation. The company, AP Portugal, is presented with its services and the business structure. There are presented the tasks carried out during the curricular internship and the competences acquired during it, highlighting the challenges encountered during the internship and the ways found to overcome them.
- Potencial cosmético de Artemisia campestrisPublication . Silva, Adriana Alexandra Veloso; Oliveira, Ana Isabel de Freitas Tavares deNos últimos anos, é evidente a importância das plantas medicinais e seus compostos no cuidado cutâneo. Os extratos de Artemisia campestres demonstram uma composição fitoquímica rica sendo comumente utilizada como planta medicinal. O presente estudo tem como objetivo avaliar a atividade antioxidante de extratos de folhas de A. Campestres e a sua potencial incorporação em formulações cutâneas. Assim, procedeu-se ao screening fitoquímico e à avaliação do potencial antioxidante através de diversos ensaios de extratos aquosos e hidroalcoólicos. Foi ainda explorada a compatibilidade do extrato aquoso com a pele através de ensaios de viabilidade celular em queratinócitos humanos, assim como testes de estabilidade acelerada de formulações contendo o extrato. Os resultados demonstram uma elevada capacidade antioxidante do extrato aquoso (IC50 ˂ 50 µg/mL), bem como uma elevada composição em compostos fenólicos em ambos os extratos (˃ 20mg EAG/g). Verificou-se, ainda, que o extrato aquoso da planta não revelou uma interferência significativa na proliferação celular, o que é indicativo de uma possível utilização segura a nível cutâneo. Finalmente, a avaliação da estabilidade demonstrou a manutenção da estabilidade em emulsões com extrato incorporado. O estudo permitiu assim um conhecimento preliminar face à potencial utilização de extratos de A. Campestris no cuidado cutâneo.
- Implementação de metodologias LEAN para a melhoria da eficiência operacional da produção de Molas TécnicasPublication . Sá, Renato Silva de; Oliveira, Lia Coelho deWith given proves the Lean methodology still shows as a extremely valuable tool for top managements of production company´s. Scherdel Group is no exception do this general rule, with several factory´s of the group having implemented lean tools to help them, it comes the time to try and implement in Portugal. The objectif of this dissertation is to be able to elaborate an action plan and study the best way to apply this methodology to the current reality. This investigation was done using several known tools from lean that are known to general public such as : VSM- Value stream maping , Heijunka, PDCA, which with the assistance of the top management of the unit and members of Scherdel LEAN team were used to identify the best practices which will helps us improve the factory unit. After evaluating some mesure such as the VSM in which we obtain the information that if applied the Technic of Heijunka so that we could create a balanced planning that would allow us to improve the follow of the production step – grinding. In conclusion, even though it was identified a possible solution with theorical results, it has been noted that is necessary a visual implementation of this tool working in another plant so visualize the results before advancing with field tests.
- O papel do design gráfico na imagem dos influenciadores digitais na área da saúde e bem-estarPublication . Oliveira, Ana Isabel Viana; Melo, Ricardo Manuel Coelho deInfluence marketing is a trend in digital marketing with increased uptake by brands. This strategy involves people that produce independent content on social media. The content producers are called influencers and have the power to influence a massive number of people. In this sense, the main purpose of the dissertation is to understand how digital influencers reproduce the content on a graphic level in the social network Instagram, in order to comprehend if they follow the key principles of graphic design: typography, colour and structure. It is intended to understand if graphic design has any impact in the interaction with the publications. To this end, one area inside of influencers was selected, health and wellness, being one of the subjects where the content is more graphical. A qualitative methodology was utiilised: namely interviews with digital influencers in the area of health and well-being in order to understand how they adopt graphic design, as well as interviews with design professionals (graphic or equivalent) in order to analyze the profiles of digital influencers at a graphic level.. Lastly, a thematic analysis was conducted with the assistance of an evaluation grid, regarding the basic foundations of graphic design. The findings obtained allowed to conclude that digital influencers utilize graphic design by self-intuition and personal taste, although there is a concern to create/maintain a graphic line, what is essential to differentiate them from others. Lastly, according to influencers, the more graphical posts are the ones containing a bigger number of likes and comments compared with the others.
- Inteligência artificial aplicada ao marketing digitalPublication . Aleixo, José Eduardo de Almeida; Reis, José Luís Tavares Pires Dias dosThe interest around Artificial Intelligence, nowadays, has been gaining more and more prominence, being this moment considered by many as the beginning of the 4th Industrial Revolution. Allied to this perception and taking into account the scarcity of studies on this topic, there is a need to understand the concept, the dynamics, the possibilities and the challenges of this technology allied to Digital Marketing. Therefore, this study explores, using a qualitative research methodology, the impact resulting from Artificial Intelligence applied to Digital Marketing. The literature review, combined with the analysis of interviews with Artificial Intelligence and Digital Marketing experts from different functions and industries, has shown that the impact of Artificial Intelligence on Marketing functions, skills and capabilities is significant and will continue to develop in the future. In the study conducted it is concluded that the impact of Artificial Intelligence in Digital Marketing offers capabilities that allow a more efficient and effective execution of Marketing actions, allowing a global vision of the audience, as well as the personalization and customization of the experience in real time. The application of Artificial Intelligence requires investment in training for Marketing professionals, and may also lead to changes at the functional level of organizations. Its implementation requires monetary, time and resource investment, which are variable in difficulty and limitations according to the size of the organizations. However, regardless of size, the integration of Artificial Intelligence should be strategic, cautious, ethical, and transparent, emphasizing the current difficulty of organizations in the ability to outline adoption strategies. At the core of ethical concerns are concerns about the monopolization of data and its inappropriate, purposeful or unintended use. At the heart of practical concerns, meanwhile, is the resistance and fear of replacement and consequent job loss.