ESE - DPRM - Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico
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- Do outro lado da sala... Relatório de Estágio da Prática EducativaPublication . Peixoto, Mafalda Cristina dos Santos; Gomes, José AntónioEste relatório de estágio integra-se na unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, inserida no segundo ano do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, tem como propósito dar a conhecer o percurso realizado pela mestranda nos dois contextos educativos onde desenvolveu a sua Prática Educativa Supervisionada. Sendo a Prática o momento em que teoria e práxis se articulam, evidencia, num primeiro momento, o enquadramento académico e profissional que deve nortear a ação do professor. Inicia-se, assim, pelos pressupostos legais que fundamentam a formação de professores e a Prática Educativa Supervisionada, seguindo-se algumas considerações sobre a dimensão profissional e pressupostos teóricos e práticos que devem orientar o professor na sua ação, destacando-se, neste sentido, a reflexão e a investigação nos diferentes momentos da ação docente. Descreve, num segundo momento, o contexto educativo onde a mestranda se integrou, seguindo-se uma análise reflexiva e devidamente fundamentada das experiências educativas vivenciadas em par pedagógico, nos dois contextos, nomeadamente, a Escola Eb1/Ji dos Miosótis e a Escola Eb2/3 Pêro Vaz de Caminha. Todo este trabalho de cooperação se realizou em par pedagógico, possibilitando a construção de conhecimentos e de vivências partilhadas que foram, sem dúvida, enriquecedoras. Este relatório de estágio pretende evidenciar o crescimento da mestranda a nível pessoal e profissional e apresenta-se como o culminar de uma etapa marcante na sua vida, a formação inicial de professores. Fica, desta forma, a certeza de que o verdadeiro caminho se inicia agora, um caminho esse que será certamente repleto de novos desafios e aprendizagens.
- Do Pretérito (Im)perfeito ao Futuro CondicionalPublication . Cruz, Sílvia Maria Macedo Pinto da; Gomes, José AntónioO presente Relatório de Estágio tem como objetivo primeiro fazer uma breve descrição do que foi a Prática Educativa Supervisionada, unidade curricular final cuja avaliação positiva é condição para atribuição do grau de mestre. Esta prática é o reflexo de um percurso de aprendizagens feitas ao longo da formação académica, dando o relatório relevo ao caminho construído pela ação da professora estagiária. Para além de uma reflexão sobre aprendizagens, serão abordados os pressupostos legais que estiveram na base da formação do profissional de educação em causa. Num segundo momento, descrevem-se as experiências vivenciadas nas escola EB1/JI dos Miosótis e EB2,3 Pêro Vaz de Caminha, pertencentes ao Agrupamento que tem o nome da escola preparatória e secundária sede. O percurso desenvolvido nas referidas escolas tem por base uma reflexão analisada de acordo com a ação dos vários intervenientes no processo educativo – estudantes, Professores Orientadores Cooperantes e restantes elementos que formam a comunidade educativa. As experiências pedagógicas têm como principal sustentação os significativos momentos de transmissão de conhecimentos, resultantes de uma formação digna da profissão, traduzindo-se em aprendizagens significativas para os alunos. A prática educativa supervisionada assentou, ao longo de todo o percurso, naquele que é um dos propósitos do ato de ensinar — a articulação de saberes (formais e não formais).
- Entre o "Era uma vez" e "Vitória, vitória (não) se acabou a história"!Publication . Perez, Sara Martins; Gomes, José AntónioO relatório de estágio apresentado representa a etapa final do mestrado profissionalizante em Ensino do 1.º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Integra-se na unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio. É objetivo do mesmo dar a conhecer o percurso realizado no âmbito da intervenção da mestranda no contexto de prática de ensino supervisionada. O presente documento abarca, num momento inicial, um enquadramento académico e profissional no qual são focados os pressupostos legais e teóricos que contextualizam a prática e, posteriormente, a descrição e análise reflexiva, devidamente fundamentadas nas opiniões de autores, das experiências educativas realizadas nas escolas EB1/JI dos Miosótis e EB2,3 Pêro Vaz de Caminha, pertencentes ao agrupamento de escolas Pêro Vaz de Caminha.
- Relatório de EstágioPublication . Coelho, Jorge Miguel Brandão; Gomes, José AntónioO desafio de ser (um bom) professor está intimamente relacionado com a predisposição para se querer ensinar. Está no gosto, na vontade, na persistência e no estudo continuado. O presente relatório de estágio tem como objetivo central dar a conhecer o percurso evolutivo do professor estagiário ao longo da prática pedagógica, reconhecendo a sua evolução pessoal e profissional. No âmbito da unidade curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, inserida no mestrado de Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, desenvolveu-se um trabalho que, por mais fecundo que tenha sido em experiências, não é mais – espera-se – do que o início de uma longa caminhada em prol da educação. Uma caminhada que se valoriza pelo seu percurso, destacando-se aqui o papel do par pedagógico, dos orientadores cooperantes e dos supervisores institucionais. A cooperação entre os demais elementos permitiu uma (re)construção constante de conhecimentos, assentes numa base reflexiva. Procurou-se aprofundar os saberes teórico-didáticos em função das exigências e necessidades dos contextos de intervenção, norteados pelo trabalho colaborativo, sempre útil e profícuo. O desenvolvimento de competências que a prática pedagógica possibilitou ancorou-se nos princípios basilares da metodologia investigação-ação, com o objetivo de uma análise crítica das suas práticas, por forma a melhorá-las. O presente relatório de estágio assume-se como documento ímpar e pessoal – espelho que mostra o rosto do professor estagiário enquanto indivíduo em formação. Única se revelou também a experiência que foi ensinar no 1.º e no 2.º ciclos do Ensino Básico.
- Relatório de EstágioPublication . Rocha, Joana Rios da; Gomes, José AntónioA construção da identidade profissional é um processo de aprendizagem constante que se encontra intimamente relacionado com o gosto, a vontade de crescer e evoluir continuamente, tanto a nível profissional, como pessoal. De facto, ser professor com sentido é um enorme desafio que ganha significado em contexto educativo. Nesse momento, torna-se possível refletir sobre as diversas dimensões implicadas no perfil de um (bom) professor. É neste quadro que a elaboração do presente relatório de estágio é extremamente significativa, na medida em que se desenvolve progressivamente, ao longo de um ano bastante exigente, embora riquíssimo em experiências e partilhas de ideias. A sua realização surge no âmbito da unidade curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, inserida no segundo ano do mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. É de salientar o papel preponderante dos professores orientadores cooperantes, dos supervisores institucionais e do par pedagógico, ao longo desta jornada. O espírito de cooperação vivido durante este processo evolutivo permitiu que a professora estagiária apurasse o seu caráter reflexivo e colaborativo. O estado de comprometimento assumido com o contexto educativo transformou-se numa experiência verdadeiramente inesquecível para a formanda. Repare-se que o presente trabalho apresenta um cariz investigativo no âmbito da exploração de um projeto onde a Transdisciplinaridade é abordada como um fator relevante para a formação de seres críticos, ativos e reflexivos. Com a Prática Pedagógica Supervisionada e o pleno envolvimento com o agrupamento de escolas X, foi possível traçar um mapa para a descoberta de um tesouro, isto é, para a construção de um perfil de docente que assegurará – assim se espera - uma viagem profunda, profícua e enriquecedora.
- Relatório de EstágioPublication . Cunha, Filipa Andreia Sousa; Gomes, José AntónioO Relatório de Estágio apresentado espelha todo um percurso de formação profissional e pessoal desenvolvido ao longo do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico com a finalidade de obter a habilitação para a docência. Do percurso experienciado salienta-se a importância da Prática Educativa Supervisionada realizada no âmbito da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio. Na base da Prática Educativa Supervisionada encontram-se um conjunto de pressupostos teóricos e legais que sustentaram toda a trajetória e que são apresentados neste Relatório. Do mesmo modo, são caracterizados os contextos onde se desenvolveu a prática educativa, visto que é fulcral que a ação do professor tenha em conta as especificidades dos mesmos. Assim, é apresentada uma descrição das experiências e vivências concretizadas ao longo da prática educativa. Esta descrição é acompanhada de uma forte dimensão reflexiva que advém de uma postura crítica e indagadora em que as bases teóricas, didáticas e pedagógicas adquiridas se encontram espelhadas. As singularidades mencionadas e das quais o professor se deve capacitar, contribuem para o desenvolvimento de uma prática pedagógica com características de investigação-ação, tendo como finalidade melhorar o ambiente educativo. Importa referir que esta etapa, apoiada numa dinâmica de supervisão que contribuiu significativamente para a construção da identidade profissional, constitui apenas o início de um longo caminho do “ser professor”.
- Relatório de Estágio: Entre um palco e um guião de saberesPublication . Leão, Marcelo José Coelho; Gomes, José AntónioO presente Relatório de Estágio tem como intuito refletir, criticamente, sobre o que foi sendo realizado nos diferentes contextos educativos, no âmbito da Unidade Curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, parte integrante do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento visa a obtenção do grau mestre, habilitando para a docência em 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico. Neste sentido, este documento espelha o percurso individual de formação, com opções fundamentadas e contextualizadas, perspetivando a articulação entre os saberes teóricos e os saberes práticos construídos e aplicados no contexto concreto da formação do mestrando. Todo este processo, tanto o que se refere ao 1.º ciclo como o que respeita ao 2.ºciclo do Ensino Básico, efetivou-se no Agrupamento de Escolas Vallis Longus – na Escola Básica Valado e na Escola Básica Vallis Longus. O trabalho concretizado nos contextos supracitados teve como propósito o desenvolvimento de competências associadas ao saber agir em ação, partindo de um quadro concetual rigoroso e adequado às características específicas de cada nível educativo. Para isso, foi fundamental uma atitude profissional indagadora de caráter fortemente investigativo e crítico-reflexivo, possibilitando agir intencionalmente em cada situação, atendendo às necessidades individuais e específicas de cada criança, numa perspetiva diferenciada. Ao longo de todo o trabalho, foi adotada uma metodologia com características da investigação-ação, pautada por momentos constantes de observação, reflexão e avaliação, que possibilitaram a planificação de atividades que fossem ao encontro das necessidades que iam surgindo na turma. Por fim, convém lembrar que todas as experiências vivenciadas ao longo da Prática Educativa potenciaram o desenvolvimento de aprendizagens pessoais e profissionais, refletindo este Relatório de Estágio a evolução do mestrando ao longo deste trajeto.
- Relatório de Estágio: O passado diz-me quem sou, o presente diz-me quem sereiPublication . Moreira, Ana Isabel Rodrigues Mendes; Gomes, José AntónioO Relatório que aqui se apresenta pretende espelhar, de forma crítica e reflexiva, a prática pedagógica desenvolvida pela professora estagiária, no âmbito da unidade curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. A prática educativa, apoiada no estudo de várias obras e de referenciais teóricos e legais, permitiu revelar os sentidos da expressão ser professor nos dias hoje. É esse processo, são esses sentidos que aqui se relatam. O relatório compreende ainda a caraterização dos contextos da Escola Básica do Valado e da Escola Básica Vallis Longus, onde a professora estagiária exerceu a sua prática pedagógica. No contexto de sala de aula, foram realizadas intervenções nas áreas curriculares disciplinares de Português, de Matemática, de Ciências Naturais, de História e Geografia de Portugal e de Estudo do Meio (Ciências Sociais e Humanas). As reflexões sobre estas intervenções, sustentadas por referenciais teórico-práticos e por reflexões pós-ação, integram este relatório, separadamente. A professora estagiária participou igualmente em projetos, atividades e reuniões realizadas em ambos os contextos educativos. Este documento apresenta, ainda, o projeto de metodologia de investigação-ação desenvolvido pela professora estagiária num dos contextos educativos, intitulado As Lendas Lendárias da minha Terra!. Nas Considerações Finais, são apresentadas perspetivas sobre o futuro profissional e sobre a formação ao longo da vida, só possíveis de elaborar mediante as experiências, os desafios, as emoções e as aprendizagens vivenciados até ao momento.
- Relatório final da prática educativa supervisionadaPublication . Madureira, Joana Patrícia Fernandes; Gomes, José AntónioO Relatório final da prática educativa supervisionada é o testemunho da prática educativa realizada no âmbito do 2.º ano do Mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB) e, essencialmente, da Unidade Curricular de Estágio. Este testemunho possibilita ao leitor momentos de reflexão sobre questões essenciais à prática letiva, apresentando um diálogo entre a teoria e a prática. Por uma questão de organização de ideias, o Relatório, apesar de narrar aquela que foi uma experiência única em dois contextos distintos - EB1 de Santegãos e EB2,3 de Pedrouços, pertencentes ao Agrupamento Vertical de Escolas de Pedrouços –, baseia-se em referenciais teóricos, bem como em documentação legal que fundamentam devidamente as conceções e opções da autora acerca de aspetos relacionados com o processo de ensino e aprendizagem. A caracterização de ambos os contextos educativos, já mencionados, nos quais se desenvolveu a prática educativa, também está patente neste documento. Apesar de haver muitas outras situações que podiam ser apresentadas, os momentos relatados espelham, acima de tudo, a relação de afetividade que um professor consegue desenvolver com os seus alunos, no sentido de promover um ambiente de trabalho saudável e alegre. Finalmente, a mestranda revela algumas perspetivas em relação ao futuro, considerando toda a formação académica, bem como todas as pessoas que, de uma ou outra forma, foram essenciais ao seu crescimento enquanto futura docente dos 1.º e 2.º CEB.
- Ser Professor: Dar, Receber e Continuar a AprenderPublication . Rodrigues, Andreia Liliana Anunciação; Gomes, José AntónioA prática profissional docente é uma atividade complexa que pressupõe a capacidade de mobilização de pressupostos teóricos e legais, de saberes científicos, pedagógicos e didáticos, fruto de uma formação adequada à construção de cidadãos capazes de intervir ativamente na sociedade. Surgindo como requisito fundamental para o término do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e sendo parte integrante da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, o presente documento pretende espelhar o percurso formativo da mestranda, revelando os pressupostos teóricos que orientaram a sua prática, assim como a descrição e reflexão sobre o trabalho realizado ao longo deste ano. Todo este trabalho decorreu em par pedagógico, possibilitando a construção partilhada de conhecimentos e uma visão mais próxima da realidade. O processo de formação sustentou-se não só na colaboração, mas também numa metodologia de investigação-ação, procurando agir de acordo com o importante ciclo inerente à profissão docente, ou seja, o ciclo de observação, planificação, reflexão e avaliação. Todo este processo de formação, incluindo a redação do presente relatório, contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda, estimulando a descoberta da identidade profissional docente. Este documento marca, então, o fim desta formação inicial, estando longe de ser o fim das aprendizagens e desafios que o futuro como docente reserva, sendo, por isso, o início de uma nova etapa e de novos caminhos a percorrer.