ISCAP - DM - Gestão das Organizações
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GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES - RAMO GESTÃO DE EMPRESAS (PARCERIA COM A APNOR)
Enquadrado na filosofia de ensino superior preconizada pela Declaração de Bolonha, e legislada pelo Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de Março, pretende-se propor um Mestrado em Gestão das Organizações surgindo como a vocação natural de instituições que ministram formação inicial profissionalizante neste domínio científico e que aposta na flexibilidade e na optimização dos recursos dos quatro Institutos Politécnicos da Região Norte1, membros da Associação dos Politécnicos do Norte de Portugal (APNOR), como forma de potenciar a eficiência e a racionalidade dos seus serviços, ultrapassando os limites de actuação tradicionais de cada Instituto.
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Browsing ISCAP - DM - Gestão das Organizações by advisor "Bernardes, Óscar Tiago Fontes"
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- Associação Nova Esperança para Famílias Angolanas: Projeto com intervenção na educação socialPublication . Amaral, Zilma Irina Veloso do; Bernardes, Óscar Tiago FontesThe present project work arises from the social problems experienced in Angola, due to the economic crisis that stimulates poverty. The project is developed in the social sector and aims to promote inclusion through education, with the empowerment and participation of adults who will develop projects to meet their local needs. With this project, we will bring innovation and training to executives in the rural area, so that they can contribute to the development and economic growth of the community, based on professional training, which will allow them to have access to their rights and duties as Angolans. This project's methodology was the case study, through bibliographic research and analysis of reports from the Angolan state. With these data, it was possible to deepen and validate information about the socioeconomic situation of Angola as a source to explain the problem, which is poverty in rural areas and social inequality, given that not all Angolan citizens have the opportunity to study and a fact that is most needed in the rural area, also allows us to analyze the reform of the Angolan executive and the investments for the social sector. As a solution to this problem, I bring social education, a theme that is encouraged and applied by partner institutions of the Angolan executive, such as the European Union and the IMF (International Monetary Fund). Finally, the explanation of the project, as one of the means to meet the needs of the population.
- Centralização vs descentralização das compras públicas: um estudo de caso no IFMTPublication . Maas, Ademéia Raquel; Bernardes, Óscar Tiago FontesEsta dissertação tem como objetivo analisar e avaliar a estrutura das compras públicas no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), comparando as abordagens de centralização e descentralização adotadas pela instituição. A metodologia utilizada foi qualitativa, com base em uma revisão bibliográfica e um estudo de caso que incluiu a análise da estrutura institucional e a realização de entrevistas semiestruturadas com profissionais diretamente envolvidos no processo de compras do IFMT. O propósito dessas entrevistas foi obter percepções sobre a eficiência, eficácia e desafios das compras públicas, fornecendo uma visão das práticas institucionais e suas implicações. Os resultados indicam que ambos os modelos — centralizado e descentralizado — apresentam vantagens e desvantagens, e que a escolha entre eles depende de fatores como a estrutura organizacional e a maturidade dos gestores. No entanto, a centralização das compras no IFMT mostrou benefícios significativos, como maior eficiência na gestão dos recursos públicos e otimização dos processos de compra. Ainda assim, a centralização apresenta desafios, como a possível demora em atender demandas emergenciais dos campi, que muitas vezes exigem respostas rápidas e específicas. Por outro lado, a descentralização das compras foi considerada vantajosa em casos de dispensa de licitação e inexigibilidade, permitindo maior agilidade no atendimento às necessidades locais. Entretanto, a descentralização também apresenta riscos, como a falta de uniformidade nos processos, dificuldades no controle de gastos e a possibilidade de aquisições inconsistentes, especialmente quando os gestores locais não possuem a capacitação técnica adequada. Diante dessas constatações, conclui-se que, embora ambos os modelos possuam vantagens e desvantagens, a centralização das compras se destaca como a opção mais eficiente para o IFMT. Este modelo oferece maior controle dos processos, assegura a conformidade com as normas legais e institucionais e promove uma gestão mais transparente dos recursos públicos. Além disso, a centralização facilita a economia de escala, proporcionando negociações mais vantajosas e melhores condições contratuais. Embora a descentralização possa ser útil em situações específicas, como aquisições emergenciais ou de menor valor, as vantagens da centralização são mais evidentes, especialmente no que diz respeito à otimização dos recursos, controle financeiro e transparência. Portanto, recomenda-se que o IFMT adote um modelo centralizado para a maioria dos processos de compras, garantindo eficiência e segurança na gestão dos recursos públicos.
- Conceção de um modelo de negócio e desenvolvimento de uma plataforma de revenda onlinePublication . Sousa, Rui Afonso do Carmo Teixeira e; Bernardes, Óscar Tiago FontesEste projeto visa tornar-se uma base de sustentação e um guia para a criação de um negócio online, a Abacatinho. A Abacatinho visualiza revelar-se como a marca de referência online para as fraldas reutilizáveis. O propósito da criação deste tipo de negócio prendeu-se efetivamente com a jornada recente de paternidade por que estou a passar e o interesse efetivo pela proteção do meio ambiente e dos valores de sustentabilidade, tornando este setor um claro match para a minha pessoa. A metodologia utilizada terá como suporte um planeamento inicial de todo o trabalho, com subsequentes prazos estimados, Business Model Canvas, pesquisa sobre o mercado concorrente e estudo da viabilidade do negócio com vista para o desenvolvimento de uma plataforma de venda digital. Foram utilizados diversos métodos de pesquisa, incluindo pesquisa de diversos artigos científicos online e recursos físicos ao longo deste trabalho que revelaram várias ideias dispostas ao longo deste projeto e permitiram ter uma visão mais abrangente do que é um negócio no mundo das fraldas reutilizáveis. Chega-se à conclusão que é possível criar e manter um negócio deste calibre em funcionamento e ter retorno financeiro positivo ao final do primeiro ano de transações.
- Defeating COVID-19 pandemic. Crisis management in agro-sector: comparing portuguese and russian approachesPublication . Sliusarenko, Anastasiia; Bernardes, Óscar Tiago FontesThe COVID-19 pandemic is the disaster of the 21st century, the disease that shook the world and change life of entire populations. Its tremendous negative impact on economy caused permanent changes in organizational functioning, triggering companies to create crisis management strategies and adopt new innovative practices. The agro-sector was not an exemption. Considering that this sector manifests constant growth related to not only the increase of human population, but also to continuous life-style changes, it is crucial to develop recovery strategies on organizational and governmental levels. Therefore this study provides the general overview of crisis management concept with its main characteristics and frameworks; analyses the importance of innovation in agro-sector; offers agro-sector overview; examines the pandemic’s impact on this particular sector and some of the recovery strategies; and explores the attitudes of agro-sector professionals towards COVID-19 crisis in two countries – Portugal and Russia. This research intends to discover differences and similarities in crisis management solutions between agro business professionals in both countries, as well as possible approaches to crisis outcome minimization.
- Empreendedorismo sustentável: marketing mix sustentável no setor da cosméticaPublication . Santos, Bárbara Filipa Freitas dos; Bernardes, Óscar Tiago FontesA sustentabilidade é um dos maiores desafios da atualidade, sendo que a atividade empresarial possui uma ligação direta com este fenómeno. Assim, torna-se necessário que o empreendedorismo seja executado da forma mais sustentável possível. O marketing sustentável tem aqui um papel importante, pois o composto do seu marketing mix, revela-se uma ferramenta auxiliadora do empreendedorismo sustentável. O marketing mix do marketing sustetável, permite perceber os aspetos da sustentabilidade relacionados com cada elemento do seu composto. Deste modo, na presente investigação, são abordados os conceitos do empreendedorismo sustentável e do marketing sustentável e do seu composto. O objetivo da investigação é indentificar as práticas adotadas ao nível do marketing mix sustentável. Além disso, o foco da investigação é direcionado para um único setor, o setor da cosmética. A escolha de um único setor permite identificar práticas em comum entre os casos de estudo. Neste sentido a investigação, consiste numa investigação qualitativa com recurso ao caso de estudo, nomeadamente o caso de estudo múltiplo, e à entrevista como técnica de recolha de dados. A investigação mostra, que as empresas em estudo adotam várias opcões sustentáveis ao nível do marketing mix. Além disso, mesmo quando as empresas não conseguem adotar a melhor solução, procuram tornar essa soluções o mais ambientalmente responsável possível.Também é possível verificar que as empresas adotam procedimentos semelhantes entre si. No entanto, estas semalhanças não ocorrem nas quatro, mas sim entre duas ou três das quatro empresas.
- Game on: gamification in the context of marketing a comparative study of brand communities and brand personalizationPublication . Amorim, Vanessa Soraia Gomes Guedes de; Bernardes, Óscar Tiago FontesO presente estudo tem como objetivos avaliar a gamificação num contexto de marketing e analisar as diferentes perceções: - utilidade; - facilidade de utilização; - influência social e - satisfação e o - envolvimento e a atitude perante a marca dos utilizadores de aplicações gamificadas de saúde, fitness e bem-estar. Investigar-se-à complementarmente, as principais tipologias de utilizadores e, consequentemente, as suas principais motivações associadas. Neste contexto, será estabelecido se as marcas devem personalizar as suas aplicações, através do recurso a elementos de conceção de jogos associados aos tipos de utilizadores mais frequentes. A metodologia utilizada para a presente investigação associou a revisão da literatura, tendo sido posteriormente concebidos dois questionários estruturados com base em estudos pré-definidos na literatura, com o intuito de compreender as diferentes perceções e dimensões relacionadas com a gamificação, com base num modelo de investigação desenvolvido para o efeito - Investigação I e as principais tipologias de utilizadores - Investigação II. Os questionários combinaram questões de escolha múltipla com respostas predefinidas, oferecendo aos inquiridos a possibilidade de escolher e classificar várias sensibilidades, através de uma escala Likert. Os resultados estatísticos relativos à Investigação I demonstram que a utilidade, a facilidade de utilização, a influência social e a satisfação exercem influência na perceção dos utilizadores de aplicações gamificadas. Relativamente ao envolvimento com a marca, é influenciado pelo envolvimento emocional, cognitivo e social, contudo não há qualquer associação com a perceção do utilizador. Pode-se ainda concluir que a atitude em relação à marca dos utilizadores de aplicações gamificadas no contexto da saúde, fitness e bem-estar, é influenciada pelo envolvimento com a marca e pela perceção global do utilizador. Complementarmente, os resultados da Investigação II demonstram que estes utilizadores têm motivações predominantemente intrínsecas no contexto da saúde, fitness, e bem-estar, o que significa que se trata de uma atividade baseada nas suas satisfações inerentes. Foi também possível estabelecer-se que o tipo de utilizador “espírito-livre” foi o mais reconhecido pelos participantes, o que pode estar associado à necessidade de autonomia e autoexpressão dos utilizadores. Contudo, não existe claramente uma tipologia de utilizador dominante, sendo essencial que as marcas procurem incorporar elementos de conceção de jogos que satisfaçam as necessidades globais de todos os utilizadores. O estudo tem como valor acrescentado a possibilidade de as marcas reconhecerem as tipologias mais frequentes de utilizadores no contexto da gamificação em saúde e as dimensões mais valorizadas pelos utilizadores destas aplicações, que assumiram um papel crescente no mercado, para desenvolverem o seu marketing com enfoque nas variáveis estudadas, explorando assim o valor da marca e as suas relações com os utilizadores.
- Gestão e impacto dos riscos externos nas empresas: setor hoteleiroPublication . Leite, Célia Maria Ferreira; Bernardes, Óscar Tiago FontesO setor hoteleiro em Portugal nos últimos anos tem vindo a crescer, com o aumento do turismo houve um grande investimento neste setor. Tal investimento não previa a crise que a hotelaria poderia vir a ter num curto prazo de tempo e da forma mais abrupta possível, devido à pandemia que se instalou. Devido a este crescimento exponencial os riscos são obrigatoriamente previstos, no entanto, os mais abordados são os riscos financeiros em detrimento dos restantes. Assim, com o presente estudo pretendeu-se perceber se é realizada a gestão de risco e qual o impacto dos riscos externos, nomeadamente o risco biológico relacionado com a COVID-19, no setor hoteleiro. Para o desenvolvimento desta investigação e após a realização do estudo exploratório, identificou-se a informação que era necessária e decidiu-se estudar dois grupos diferentes assim, foram utilizadas duas metodologias, uma qualitativa e outra quantitativa, tendo sido criada uma entrevista e um questionário online, direcionados para gestores e colaboradores de unidades hoteleiras. Tendo por base uma amostra por conveniência, foram entrevistados 9 gestores e obtidas 90 respostas aos questionários. Através dos estudos foi possível perceber duas perspetivas sobre os mesmos temas, nomeadamente: gestão da empresa, gestão de risco, impacto da COVID-19 e mudanças que são esperadas no futuro no setor hoteleiro. Foi possível concluir que quer os gestores quer os colaboradores não têm grande informação sobre gestão de risco. Relativamente ao impacto dos riscos externos, nomeadamente do risco biológico, concluímos que teve um grande impacto, no entanto, serviu para trabalhar determinadas ideias que de outra forma não seria possível. Assim, espera-se que o presente trabalho de investigação possa contribuir para o desenvolvimento e implementação da área de gestão de risco, permitindo aos gestores criar ferramentas e desenvolver estratégias para enfrentar crises semelhantes.
- A importância da comunicação interna nas organizações e o seu impacto dos colaboradoresPublication . Santos, Beatriz Oliveira; Pinto, Susana Mónica da Cruz; Bernardes, Óscar Tiago FontesNowadays, with the worldwide development of organizations, there is an increased need to ally the company’s strategy to a good internal communication strategy. Prior to this, the focus of a company should be its productivity and profit, and the employees were never asked about their opinions or if they felt satisfied with their labor. Today, the employees’ motivation and their good performance has become an important thought in the leaders’ minds. Therefore, internal communication and its relevance has been, in recent years, of the utmost importance. One of the great problems that companies’ have to face is that certain barriers within the company lead to flaws in internal communication. These shortcomings result in different difficulties throughout various areas. The main goal of this thesis is to answer the question “What is the importance of internal communication in organizations and how does it affect its employees?”. Through this question, we expect to understand which problems may have an impact on internal communication, to what extent they influence employees as well as to ascertain if the leaders are, in fact, preoccupied in investing in good communication channels that alow sharing information between all de members in the organization. This thesis also aims to show howgood transmission channel may be essential to the organization’s success. It will also help to comprehend the employees’ perspective towards the company’s method of communication. To reach certain conclusions, we resort to exploratory research in which the information is gathered through the reading of articles, books and newspapers. Besides, an inquiry has been made, by the author of this work, with the purpose of acquiring more information.
- A influência do e-commerce no comportamento do consumidor: perceção de compra do consumidor onlinePublication . Fernandes, António João Monteiro; Bernardes, Óscar Tiago FontesThe e-commerce market has become, over the years, a reality, conquering a regular presence, being part of a routine present in many consumers around the world. With the emphasis on this market and the technological advances, the consumer-market interaction has gained even more strength, becoming even closer. Thus, understanding the consumer (his profile and behavior) is a task of great importance and indispensable for any company that wants to succeed and gain competitive advantage. As such, this study will focus on analyzing the impact of e-commerce on consumer behavior, as well as understanding what motivates online shopping, determining the variables that influence the use of digital by consumers. To achieve this goal, a research model was developed based on a literature review, giving rise to a study base through a quantitative methodology. We used questionnaires, shared through social networks, and sent via e-mail. All 121 responses gave rise to a database that was later used for processing using IBM SPSS Statistics. The results show that not all the hypotheses studied were confirmed, despite being supported by the literature, as is the case of the variables Price and Promotions which were not confirmed as having a positive influence on the intention to buy online. However, the confirmed hypotheses are also supported by the literature, concluding that Quality, Convenience and Safety and Trust positively influence online purchase intention. The study contributed in a very positive way to the perception of what are the determinants that have more weight when it comes to the intention to purchase online, within a convenience sample, which, although it includes respondents with more varied characteristics, does not represent the entire Portuguese population.
- A influência do escutismo no desenvolvimento de softskillsPublication . Guedes, Rui Ferreira; Bernardes, Óscar Tiago FontesA constante mudança do mercado de trabalho vivida nos dias de hoje, traduz-se numa alteração das necessidades das empresas, nomeadamente nas competências que estas exigem. Esta mudança de paradigma por parte destas, leva a que deixem de dar relevância em reter e atrair pessoas altamente dotadas em hardskills, reajustando as suas necessidades nas softskills. O voluntariado é uma forma de desenvolvimento de softskills, que por sua vez possibilita um melhor desenvolvimento profissional. O voluntariado proporciona ainda as pessoas que nele se inserem a oportunidade de desenvolver competências. O escutismo é um movimento que conta com mais de quarenta milhões de membros em todo o mundo, em Portugal é considerado a maior organização de juventude do país. Deste modo, tornou-se pertinente estudar a influência do escutismo nos dias de hoje quanto ao seu contributo, para a criação e desenvolvimento de softskills. O presente estudo foi realizado através de uma metodologia qualitativa, de forma a explorar e identificar se as softskills transmitidas pelo escutismo proporcionavam um maior desenvolvimento profissional e se as mesmas são um fator de diferenciação para o mercado de trabalho. A recolha de dados foi realizada através de entrevistas sobre a forma de questionário a cinco participantes. Os resultados obtidos através das hipóteses de investigação revelaram que o escutismo desenvolve e transmite competências aos seus associados e que as mesmas são um fator de diferenciação para as organizações. O facto de pertencer ou ter frequentado o escutismo é tido em conta nos processos de recrutamento. Os participantes indicam que o escutismo é uma organização muito bem preparada, mas que por desconhecimento das demais organizações que podem entregar o mesmo que o escutismo entrega, não conseguem afirmar que é a melhor organização para facultar softskills aos seus membros. Por outro lado, também foi possível concluir que as softskills não são mais importantes que a experiencia profissional, mas que, ambas conjugadas são uma mais valia.
