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- Gestão e impacto dos riscos externos nas empresas: setor hoteleiroPublication . Leite, Célia Maria Ferreira; Bernardes, Óscar Tiago FontesO setor hoteleiro em Portugal nos últimos anos tem vindo a crescer, com o aumento do turismo houve um grande investimento neste setor. Tal investimento não previa a crise que a hotelaria poderia vir a ter num curto prazo de tempo e da forma mais abrupta possível, devido à pandemia que se instalou. Devido a este crescimento exponencial os riscos são obrigatoriamente previstos, no entanto, os mais abordados são os riscos financeiros em detrimento dos restantes. Assim, com o presente estudo pretendeu-se perceber se é realizada a gestão de risco e qual o impacto dos riscos externos, nomeadamente o risco biológico relacionado com a COVID-19, no setor hoteleiro. Para o desenvolvimento desta investigação e após a realização do estudo exploratório, identificou-se a informação que era necessária e decidiu-se estudar dois grupos diferentes assim, foram utilizadas duas metodologias, uma qualitativa e outra quantitativa, tendo sido criada uma entrevista e um questionário online, direcionados para gestores e colaboradores de unidades hoteleiras. Tendo por base uma amostra por conveniência, foram entrevistados 9 gestores e obtidas 90 respostas aos questionários. Através dos estudos foi possível perceber duas perspetivas sobre os mesmos temas, nomeadamente: gestão da empresa, gestão de risco, impacto da COVID-19 e mudanças que são esperadas no futuro no setor hoteleiro. Foi possível concluir que quer os gestores quer os colaboradores não têm grande informação sobre gestão de risco. Relativamente ao impacto dos riscos externos, nomeadamente do risco biológico, concluímos que teve um grande impacto, no entanto, serviu para trabalhar determinadas ideias que de outra forma não seria possível. Assim, espera-se que o presente trabalho de investigação possa contribuir para o desenvolvimento e implementação da área de gestão de risco, permitindo aos gestores criar ferramentas e desenvolver estratégias para enfrentar crises semelhantes.
- Divertida(mente): uma revisão sistemática da literaturaPublication . Silva, Bruno Santos da; Pinto, José Agostinho de Sousa; Costa-Lobo, CristinaNeuromarketing pode ser compreendido como uma área do marketing que tem como base os estudos da neurociência. Sua principal finalidade, consiste em identificar o impacto emocional dos produtos e serviços através de métricas cerebrais e corporais. Isso pode ser justificado por grande parte das decisões serem tomadas de forma irracional, proveniente das motivações físicas e químicas que constituem a biologia humana. Ao obter uma melhor compreensão dos desejos, necessidades, impulsos e motivações dos consumidores, é possível também propor soluções mais assertivas. Este contributo reúne sólidas evidências acerca da temática neuromarketing e suas implicações biológicas, cuja finalidade, é de actualizar e favorecer uma visão mais aprofundada. Para alcançar tais resultados, identificou-se como mais apropriado a utilização de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL). A presente RSL, é resultante de um total de trezentos e treze estudos que abrangem as contribuições dentre o período de 1942 a 2021. Para a sistematização dos respetivos contributos, foi estabelecido um criterioso protocolo de busca a iniciar com a formulação da questão de investigação, diante das indicações contidas nos acrónimos PICO e FINER. Contudo, toda a elaboração e condução da investigação baseou-se em respeitáveis diretrizes, nomeadamente, Cochrane e PRISMA. Quanto ao suporte através das ferramentas, foram utilizadas o Rayyan e o Zotero. Com a finalidade em salvaguardar a imparcialidade da investigação, houve também uma reflexão diante do Catálogo de vieses Oxford-Brazil EBM Alliance. A partir dos resultados obtidos, pode-se concluir que através dos avanços tecnológicos, a neurociência tem crescido substancialmente, possibilitando também o neuromarketing intervenções cada vez mais assertivas. Diante desta evolução, é oportuno referir que alguns estudos carecem de validação científica, enquanto outros, mostram-se complementares.
- A Gestão nas empresas familiares: um estudo de casoPublication . Gamito, Beatriz Guimarães Ferreira Mendes; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalThis thesis focuses on the universe of family businesses and all of the components that are part of these, highlighting the importance of this theme in the Portuguese economy. For a better understanding of this theme a brief analysis of what it means to be a family business was carried out, analyzing therefore a number of definitions previously mentioned by different authors who have studied the field. We then move on to the characteristics of family businesses and the impact that each of them has in the companies concerned, then analyzing the pros and the cons. We then reviewed the different types of management controls that exist and which ones are used by companies with this type of genesis, then moving to the dimensions that a management control system hat to contain in a family business. Finally, we analyze the characteristics of management controls in family businesses. The whole literature review has the main function of differentiating a so-called ordinary enterprise from a family business, analyzing all the literature available to date that despite being restrict allowed us to understand the contours of a family business and why this kind of company is so common among Portuguese companies. The literature as well as the existing studies in this area imply that these companies have unique characteristics that result from their composition and that differentiate them from the rest. In this thesis we will evaluate the repercussions that these characteristics have on the management controls and how management plays its role. For a better understanding of the theme we were conducting a case study based on a family business in the area of Furniture and Decoration. This company meets most of the definitions mentioned by the different authors over time about what it is to be a family business, however, and because it is a company with a very small size and only two workers belonging to the family and who are also the managers of the company, some of the consequences of working with family members are not felt. Consequences such as the fact that they not feel the pressure or any kind of rivalry within the business environment, or that there are no problems or dysfunctions caused by the overlap of functions, are unusual points that only happen in the company studied by its reduced constitution and because there is only one employee in the company. This stability and confidence as a couple and the values brought to the company have allowed it not to suffer from some of the most common problems in companies with a large number of family members performing their duties in the family company, thus having a very strong organizational culture. Despite all this, the company studied complies with most of the points highlighted during the literature review, as with most of the family businesses. We conclude that, like most companies with this type of constitution, it predominantly uses informal controls, giving preference to the interpersonal side. The organizational culture in the company is considered strong, and there is a significant link between the company and its founder, and its vision. The fact that there is a common history among family members and a deep knowledge among them are also characteristics that were being perceived in this organization and that are common in this type of companies.