Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Araújo, Maria José

Search Results

Now showing 1 - 10 of 16
  • Música como Prática Social: Uma Reflexão Crítica sobre a Atividade de Educação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico no Âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular
    Publication . Araújo, Maria José; Veloso, Ana Luísa
    A música é uma prática social comunicativa e expressiva por excelência, uma linguagem que pela sua natureza estética e emocional nos liga de forma única ao mundo e aos outros. Através da produção sonora realizada coletivamente − do cantar, do tocar, do compor, do olhar, do escutar −, as crianças dialogam e constroem significados, partilhando-os e transformando-os, enriquecendo assim as suas práticas e horizontes culturais. A música está cada vez mais presente nos vários contextos que as crianças frequentam, nas suas brincadeiras, nas canções e jogos de recreio, nos filmes e séries favoritas. É uma prática de lazer no tempo livre, faz parte de muitas práticas pedagógicas de sala de aula em diferentes áreas disciplinares e, apesar de ser considerada oficialmente uma área curricular disciplinar, é constantemente “empurrada” para o pós-letivo. Neste texto fazemos uma reflexão sobre a música como prática social e sobre a sua importância enquanto atividade de educação artística no 1.º ciclo do Ensino Básico.
  • Estudar no ensino superior. A questão da igualdade de oportunidades de sucesso no ensino superior público
    Publication . Araújo, Maria José; Diogo, Fernando
    Desde a massificação do ensino e o prolongamento da escolaridade obrigatória que as diferenças entre os estudantes e a forma como aprendem tem suscitado alguma reflexão no meio académico. Como referem Costa & Lopes (2008), "a formação de nível superior deixou de representar, antes de mais, um status prestigiante de uma minoria extremamente reduzida da população, para se constituir numa aquisição certificada de conhecimentos e competências de alta qualificação por parte de um conjunto cada vez mais vasto de pessoas". Dada a atual conjuntura política, a entrada para o Ensino Superior é experienciada pelos estudantes com grande expectativa e ansiedade. São múltiplas as mudanças e exigências que ocorrem em termos pessoais, sociais e académicos, suscitando a necessidade de se perceber que estratégias comuns podem ser despoletadas para que os estudantes possam aproveitar plenamente as atividades académicas que lhes são propostas isto é, ter igualdade de oportunidades no sucesso académico. Este artigo é baseado num estudo de caso, realizado no Ensino Superior Politécnico público. Os dados utilizados foram recolhidos a partir de inquéritos por questionário, entrevistas semiestruturadas e focus group, para além da observação participante. Neste texto discutimos alguns dos resultados desta pesquisa, nomeadamente: i) tipo de dificuldades de aprendizagem, adaptação ao discurso e à escrita académica; ii) gestão do tempo de estudo; iii) métodos e técnicas de trabalho pedagógico. Seguindo as propostas do interacionismo simbólico, atribuímos uma grande importância aos discursos e percursos sociais e escolares dos estudantes.
  • Um projeto à flor da pele
    Publication . Araújo, Maria José
    O ingresso no ensino superior faz parte dos projetos de vida de muitos jovens e constitui um importante momento de transição entre ciclos de escolarização. Face às mudanças políticas que têm originado dinâmicas sociais e educativas com grande impacto na vida dos estudantes, tornase fundamental refletir sobre os modos como as instituições de ensino superior percecionam e contribuem para a sua integração do ponto de vista psicossocial e académico: que formas de diálogo estabelecem com os estudantes; que papel lhes reservam e que mecanismos de escuta lhes são disponibilizados; que acompanhamentos estão disponíveis; que alterações introduzem as instituições nas suas rotinas de forma a adaptarem-se aos estudantes que recebem em cada ano letivo; que valorizações atribuem a práticas e rituais de sociabilidade.
  • Music as a way of living: the case of Sonoscopia
    Publication . Veloso, Ana Luísa; Araújo, Maria José
    Sonoscopia is an association mainly devoted to the practice, creation and promotion of experimental music and sound art. Strongly tied to a DIY ethics (Peterson and Bennett, 2004), Sonoscopia´s members, with highly diverse musical and academic backgrounds, have been sharing and exchanging their knowledge, in a joint effort to accomplish new ways of living and thinking Porto’s underground musical scene. This study examines in which way the individual and collective musical practices at Sonoscopia may provide resources for new modes of agency and forms of living (Frith, 1978, 2002; DeNora, 2004). The data used in this study was generated from interviews to members, audio and video recordings and artefacts produced within Sonoscopia’s work. It was found that the deep engagement of members in the activities and projects of Sonoscopia seems to arise from a strong sense of belonging, a feeling of collective ownership and active participation in all decisions and chosen pathways. It was also found that the DIY logic lived at the association seems to have its roots in the strong commitment of its members not only to a specific musical scene but also to the relationships that have been established among them. Findings suggest that contexts devoted to a particular musical scene may foster personal and social transformations that have a major impact in the life of its participants. In such contexts, musical practice seems to provide a space for self-worth and self-achievement and to give new meaning to individual, social and musical identities.
  • "Aprender a aprender". Estudo sobre a integração e formação de estudantes no ensino superior politécnico: Representações, expetativas e desafios.
    Publication . Araújo, Maria José; Diogo, Fernando; Diogo, Vera; Monteiro, Hugo; Correia, Mafalda; Sousa, Inês
    Com este poster pretendemos dar a conhecer um projeto de investigação em curso na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-IPP), intitulado «Aprender a Aprender» integrado no Grupo de Apoio ao Trabalho Académico (GATA). Como o título indica, com este projeto procuramos compreender a multiplicidade de processos que constroem e configuram o fenómeno multidimensional que é a integração dos estudantes no ensino superior. Desde a implementação das diretrizes do processo de Bolonha que tem vindo a ser realizada investigação sobre os estudantes do Ensino Superior, centrada na construção de um saber académico quer sobre a formação graduada e pós-graduada e seus planos de estudo, quer sobre os percursos dos estudantes, para além de outras temáticas como é o caso dos trabalhos de Costa e Lopes (2008), Diniz e Almeida, (2005), Fernandes (2001), entre outros. Numa perspectiva que se quer motivadora da participação, este projeto constituiu-se como um projeto de investigação-ação com os estudantes e não sobre eles, e incorpora preocupações relativamente ao desenvolvimento da consciência cívica e da cidadania, em complemento das formações de caráter académico. Paralelamente ao envolvimento ativo dos estudantes, enquanto investigadores das suas realidades quotidianas no âmbito da academia, pretende-se: a constituição de oportunidades de reflexão interdisciplinar; a contribuição para intervenções concretas nos processos de transição e integração; a criação de estratégias que concorram para a melhoria do desempenho académico, entre outras dimensões que decorrem da dinâmica do projeto.
  • Lançar o Olhar. Um relato sobre o trabalho desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Valbom
    Publication . Araújo, Maria José; Carolina Ramos; Cristina Pinto
    Seremos todos iguais face às aprendizagens? Porque será que há alunos/as que aprendem mais do que outros? Porque será que uns conseguem ter mais "sucesso do que outros? Porque será que há alunos/as que têm tantas dificuldades com a cultura escolar? Como conseguir que todos os alunos/as tenham "sucesso escolar"? Estas e outras questões fazem parte de todos os debates sobre a EDUCAÇÃO, dentro e fora da escola. O alargamento da escolaridade obrigatória para 12 anos colocou mais e novos desafios às instituições escolares, nomeadamente pela necessidade de criar condições que ajudem os/as alunos/as a ultrapassar o seu mal-estar social, que decorre da falta de perspetivas de trabalho depois de completarem a escolarização e, ainda, da percepção de que a escola não garante mobilidade social. O contexto social a que pertence este agrupamento de escolas necessita de uma aposta em estratégias pedagógicas de diversificação, flexibilidade e qualidade das ofertas educativas, de forma a evitar o abandono escolar. Nesse sentido, a possibilidade de afetar mais com vocação para ajudar a garantir o cumprimento das metas europeias na universalização da escolaridade obrigatória foi um desafio de que NUNCA DESISTIMOS.
  • Na encruzilhada de opções educativas. Um estudo exploratório sobre o ensino a distância no 1.º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Duarte, Pedro; Moreira, Ana Isabel; Magalhães, Marlene; Araújo, Maria José
    O encerramento das escolas, devido à pandemia, mostrou-se especialmente difícil para as comunidades mais vulneráveis e desfavorecidas. O esforço para facilitar a continuidade da educação para todos/as, por meio do ensino a distância (EaD), exigiu o uso de diversas plataformas digitais, assim como uma reflexão sobre o currículo e o significado da aprendizagem. A educação online, já objeto de variados estudos (Dias, 2004; Lencastre & Araújo, 2009; Peres & Pimenta, 2011; Rosenberg, 2006), porque se tornou numa realidade contemporânea, sofreu, nos últimos meses, alterações na forma como é conceptualizada e integrada na prática educativa. Neste texto, debruçamo-nos sobre o modo como os/as professores/as do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, se organizaram para ajudar os/as alunos/as a completar o seu processo de aprendizagem no cenário pandémico instalado. A recolha de dados concretizou-se por via de um inquérito por questionário, respondido por 287 professores/as que lecionaram naquele nível de ensino durante o ano letivo 2019/2020. Na generalidade, os dados indiciam uma comum resistência face à necessidade de mudança, pese embora a mobilização de diferentes estratégias relacionais, didáticas e pedagógicas.
  • Music and drama in primary schools in the Madeira Island - Narratives of ownership and leadership
    Publication . Mota, Graça; Araújo, Maria José
    A three-year-case study funded by the Foundation for Science and Technology (FCT) from the Portuguese Ministry of Science, Technology and Higher Education was designed to study a 30-year project of music and drama in primary schools in Madeira. This article reports on the narratives of the three main figures in the project as they elaborate on its construction according to the following themes: innovation, philosophies of music education and teacher education. Through the lens of a narrative inquiry, the discourses produced are analysed, taking into account the emerging concepts of ownership and leadership.
  • Ei! Estudar, investigar e intervir
    Publication . Araújo, Maria José; Monteiro, Hugo; Bravo, Ana; Uribe, Salomé; Martins, Teresa
    uma publicação que resultou do trabalho desenvolvido com estudantes do Ensino Superior Politécnico, no âmbito do projeto "Aprender a Aprender" organizado pelo Grupo de Apoio ao Trabalho Académico G.A.T.A.