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Advisor(s)
Abstract(s)
Desde a massificação do ensino e o prolongamento da escolaridade obrigatória que
as diferenças entre os estudantes e a forma como aprendem tem suscitado alguma reflexão no
meio académico. Como referem Costa & Lopes (2008), "a formação de nível superior deixou de
representar, antes de mais, um status prestigiante de uma minoria extremamente reduzida da
população, para se constituir numa aquisição certificada de conhecimentos e competências de
alta qualificação por parte de um conjunto cada vez mais vasto de pessoas". Dada a atual
conjuntura política, a entrada para o Ensino Superior é experienciada pelos estudantes com
grande expectativa e ansiedade. São múltiplas as mudanças e exigências que ocorrem em
termos pessoais, sociais e académicos, suscitando a necessidade de se perceber que
estratégias comuns podem ser despoletadas para que os estudantes possam aproveitar
plenamente as atividades académicas que lhes são propostas isto é, ter igualdade de
oportunidades no sucesso académico. Este artigo é baseado num estudo de caso, realizado no
Ensino Superior Politécnico público. Os dados utilizados foram recolhidos a partir de inquéritos
por questionário, entrevistas semiestruturadas e focus group, para além da observação
participante. Neste texto discutimos alguns dos resultados desta pesquisa, nomeadamente: i)
tipo de dificuldades de aprendizagem, adaptação ao discurso e à escrita académica; ii) gestão
do tempo de estudo; iii) métodos e técnicas de trabalho pedagógico. Seguindo as propostas do
interacionismo simbólico, atribuímos uma grande importância aos discursos e percursos sociais
e escolares dos estudantes.
Description
Keywords
Ensino Superior Aprendizagem Igualdade de Oportunidades
Citation
Araújo, M. J, Diogo, F. (2015). "Estudar no ensino superior. A questão da igualdade de oportunidades de sucesso no ensino superior público". Atas II Colóquio internacional de Ciências Sociais e da Educação - O governo das Escolas: Atores, Politicas e Práticas, Braga: Universidade do Minho, pp. 939- 947.
Publisher
Universidade do Minho