Repository logo
 
Publication

Estudar no ensino superior. A questão da igualdade de oportunidades de sucesso no ensino superior público

dc.contributor.authorAraújo, Maria José
dc.contributor.authorDiogo, Fernando
dc.date.accessioned2018-01-31T11:49:24Z
dc.date.available2018-01-31T11:49:24Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractDesde a massificação do ensino e o prolongamento da escolaridade obrigatória que as diferenças entre os estudantes e a forma como aprendem tem suscitado alguma reflexão no meio académico. Como referem Costa & Lopes (2008), "a formação de nível superior deixou de representar, antes de mais, um status prestigiante de uma minoria extremamente reduzida da população, para se constituir numa aquisição certificada de conhecimentos e competências de alta qualificação por parte de um conjunto cada vez mais vasto de pessoas". Dada a atual conjuntura política, a entrada para o Ensino Superior é experienciada pelos estudantes com grande expectativa e ansiedade. São múltiplas as mudanças e exigências que ocorrem em termos pessoais, sociais e académicos, suscitando a necessidade de se perceber que estratégias comuns podem ser despoletadas para que os estudantes possam aproveitar plenamente as atividades académicas que lhes são propostas isto é, ter igualdade de oportunidades no sucesso académico. Este artigo é baseado num estudo de caso, realizado no Ensino Superior Politécnico público. Os dados utilizados foram recolhidos a partir de inquéritos por questionário, entrevistas semiestruturadas e focus group, para além da observação participante. Neste texto discutimos alguns dos resultados desta pesquisa, nomeadamente: i) tipo de dificuldades de aprendizagem, adaptação ao discurso e à escrita académica; ii) gestão do tempo de estudo; iii) métodos e técnicas de trabalho pedagógico. Seguindo as propostas do interacionismo simbólico, atribuímos uma grande importância aos discursos e percursos sociais e escolares dos estudantes.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAraújo, M. J, Diogo, F. (2015). "Estudar no ensino superior. A questão da igualdade de oportunidades de sucesso no ensino superior público". Atas II Colóquio internacional de Ciências Sociais e da Educação - O governo das Escolas: Atores, Politicas e Práticas, Braga: Universidade do Minho, pp. 939- 947.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8557-57-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10891
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade do Minhopt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://webs.ie.uminho.pt/iicicse/files/ATAS-IICICSE_CS2015.pdfpt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectIgualdade de Oportunidadespt_PT
dc.titleEstudar no ensino superior. A questão da igualdade de oportunidades de sucesso no ensino superior públicopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FEAT%2F00472%2F2013/PT
oaire.citation.conferencePlaceBragapt_PT
oaire.citation.endPage947pt_PT
oaire.citation.startPage939pt_PT
oaire.citation.titleAtas II Colóquio internacional de Ciências Sociais e da Educaçãopt_PT
oaire.fundingStream5876
person.familyNameAraújo
person.familyNameDiogo
person.givenNameMaria José
person.givenNameFernando
person.identifier0000000070841818
person.identifier.orcid0000-0002-2242-1258
person.identifier.orcid0000-0002-7178-7889
person.identifier.ridP-3007-2017
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicatione97d495d-5a04-4403-84a6-afabdd2cbe28
relation.isAuthorOfPublication4ed00eac-cf85-423d-9771-9d0ea3e9aafe
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4ed00eac-cf85-423d-9771-9d0ea3e9aafe
relation.isProjectOfPublication3b129506-eae9-40c1-94c3-9daf0c8da439
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery3b129506-eae9-40c1-94c3-9daf0c8da439

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Araújo_Diogo_Estudar_no_ensino_superior.pdf
Size:
25.06 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: