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Abstract(s)
Seremos todos iguais face às aprendizagens? Porque será que há alunos/as que aprendem mais do que outros? Porque será que uns conseguem ter mais "sucesso do que outros? Porque será que há alunos/as que têm tantas dificuldades com a cultura
escolar? Como conseguir que todos os alunos/as tenham "sucesso escolar"? Estas e outras
questões fazem parte de todos os debates sobre a EDUCAÇÃO, dentro e fora da
escola.
O alargamento da escolaridade obrigatória para 12 anos colocou mais e novos desafios às
instituições escolares, nomeadamente pela necessidade de criar condições que ajudem os/as
alunos/as a ultrapassar o seu mal-estar social, que decorre da falta de perspetivas de trabalho
depois de completarem a escolarização e, ainda, da percepção de que a escola não garante
mobilidade social. O contexto social a que pertence este agrupamento de escolas necessita de
uma aposta em estratégias pedagógicas de diversificação, flexibilidade e qualidade das ofertas
educativas, de forma a evitar o abandono escolar. Nesse sentido, a possibilidade de afetar mais
com vocação para ajudar a garantir o cumprimento das
metas europeias na universalização da escolaridade obrigatória foi um desafio de que
NUNCA DESISTIMOS.
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Citation
Araújo, Maria José; Carolina Ramos; Cristina Pinto. Lançar o Olhar. Um relato sobre o trabalho desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Valbom, ed. 1ª, 1 vol.. ISBN: 9789892058436. Porto: AeValbom/ESE, 2016.