| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 159.58 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Com este poster pretendemos dar a conhecer um projeto de
investigação em curso na Escola Superior de Educação do Instituto
Politécnico do Porto (ESE-IPP), intitulado «Aprender a
Aprender» integrado no Grupo de Apoio ao Trabalho Académico
(GATA). Como o título indica, com este projeto procuramos
compreender a multiplicidade de processos que constroem e configuram
o fenómeno multidimensional que é a integração dos
estudantes no ensino superior. Desde a implementação das diretrizes
do processo de Bolonha que tem vindo a ser realizada
investigação sobre os estudantes do Ensino Superior, centrada
na construção de um saber académico quer sobre a formação
graduada e pós-graduada e seus planos de estudo, quer sobre os
percursos dos estudantes, para além de outras temáticas como é
o caso dos trabalhos de Costa e Lopes (2008), Diniz e Almeida,
(2005), Fernandes (2001), entre outros. Numa perspectiva que
se quer motivadora da participação, este projeto constituiu-se
como um projeto de investigação-ação com os estudantes e não
sobre eles, e incorpora preocupações relativamente ao desenvolvimento
da consciência cívica e da cidadania, em complemento
das formações de caráter académico. Paralelamente ao envolvimento
ativo dos estudantes, enquanto investigadores das suas
realidades quotidianas no âmbito da academia, pretende-se: a
constituição de oportunidades de reflexão interdisciplinar; a
contribuição para intervenções concretas nos processos de transição
e integração; a criação de estratégias que concorram para
a melhoria do desempenho académico, entre outras dimensões
que decorrem da dinâmica do projeto.
Description
Keywords
ensino superior aprendizagem estudantes
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto
