Publication
"Aprender a aprender". Estudo sobre a integração e formação de estudantes no ensino superior politécnico: Representações, expetativas e desafios.
| dc.contributor.author | Araújo, Maria José | |
| dc.contributor.author | Diogo, Fernando | |
| dc.contributor.author | Diogo, Vera | |
| dc.contributor.author | Monteiro, Hugo | |
| dc.contributor.author | Correia, Mafalda | |
| dc.contributor.author | Sousa, Inês | |
| dc.date.accessioned | 2017-08-02T14:39:44Z | |
| dc.date.available | 2017-08-02T14:39:44Z | |
| dc.date.issued | 2014-09 | |
| dc.description.abstract | Com este poster pretendemos dar a conhecer um projeto de investigação em curso na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-IPP), intitulado «Aprender a Aprender» integrado no Grupo de Apoio ao Trabalho Académico (GATA). Como o título indica, com este projeto procuramos compreender a multiplicidade de processos que constroem e configuram o fenómeno multidimensional que é a integração dos estudantes no ensino superior. Desde a implementação das diretrizes do processo de Bolonha que tem vindo a ser realizada investigação sobre os estudantes do Ensino Superior, centrada na construção de um saber académico quer sobre a formação graduada e pós-graduada e seus planos de estudo, quer sobre os percursos dos estudantes, para além de outras temáticas como é o caso dos trabalhos de Costa e Lopes (2008), Diniz e Almeida, (2005), Fernandes (2001), entre outros. Numa perspectiva que se quer motivadora da participação, este projeto constituiu-se como um projeto de investigação-ação com os estudantes e não sobre eles, e incorpora preocupações relativamente ao desenvolvimento da consciência cívica e da cidadania, em complemento das formações de caráter académico. Paralelamente ao envolvimento ativo dos estudantes, enquanto investigadores das suas realidades quotidianas no âmbito da academia, pretende-se: a constituição de oportunidades de reflexão interdisciplinar; a contribuição para intervenções concretas nos processos de transição e integração; a criação de estratégias que concorram para a melhoria do desempenho académico, entre outras dimensões que decorrem da dinâmica do projeto. | pt_PT |
| dc.identifier.isbn | 978-972-8969-06-6 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/10181 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.publisher | Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto | pt_PT |
| dc.subject | ensino superior | pt_PT |
| dc.subject | aprendizagem | pt_PT |
| dc.subject | estudantes | pt_PT |
| dc.title | "Aprender a aprender". Estudo sobre a integração e formação de estudantes no ensino superior politécnico: Representações, expetativas e desafios. | pt_PT |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.endPage | 456 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 454 | pt_PT |
| oaire.citation.title | XXVII Congresso Internacional Pedagogia Social | pt_PT |
| person.familyName | Araújo | |
| person.familyName | Diogo | |
| person.familyName | Alves Pereira Diogo | |
| person.familyName | Monteiro | |
| person.givenName | Maria José | |
| person.givenName | Fernando | |
| person.givenName | Vera Lúcia | |
| person.givenName | Hugo | |
| person.identifier | 0000000070841818 | |
| person.identifier.ciencia-id | DE19-81C1-6C2C | |
| person.identifier.ciencia-id | 8C15-8458-4F16 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-2242-1258 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-7178-7889 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-3954-932X | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-3924-497X | |
| person.identifier.rid | P-3007-2017 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | article | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | e97d495d-5a04-4403-84a6-afabdd2cbe28 | |
| relation.isAuthorOfPublication | 4ed00eac-cf85-423d-9771-9d0ea3e9aafe | |
| relation.isAuthorOfPublication | 2f55bfbb-18a8-40dc-bbd9-bfd38c9c81d7 | |
| relation.isAuthorOfPublication | 904e86cd-2295-4ada-80c6-4ec48f36b203 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | e97d495d-5a04-4403-84a6-afabdd2cbe28 |
