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- Resolução de Problemas e Educação Financeira: que relações?Publication . Fernandes, DáridaNum projeto de investigação desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto foi colocada uma questão-problema que relacionava a resolução de problemas do quotidiano das crianças com o desenvolvimento da Educação Financeira em estudantes do 2.º ciclo do Ensino Básico. Traçou-se uma metodologia adequada ao estudo, tendo sido desafiados os estudantes do 5.º ano a construir, através da resolução de problemas, conhecimentos matemáticos sobre a multiplicação de números racionais não negativos e a mobilizar conceitos relacionados com a Educação Financeira. Neste sentido, foi realizado um percurso de aprendizagem em que os problemas criados, os materiais didáticopedagógicos diferenciados utilizados, como os origamis, o jogo de tabuleiro, o jogo interativo e os vídeos foram fundamentais não só para o envolvimento das crianças neste projeto, como também para os estimular para a aprendizagem e para o desenvolvimento do gosto pela Matemática. Assim, esta comunicação pretende partilhar alguns dos resultados obtidos e refletir sobre as potencialidades do projeto relativamente ao aprofundamento de conteúdos relacionados com a Educação Financeira e à aprendizagem da Matemática numa perspetiva de educação para(com) a cidadania.
- O 1.º Ciclo do Ensino Básico: Que identidade(s)? - Livro de ResumosPublication . Duarte, Pedro; Moreira, Ana Isabel; Diogo, Fernando; Fernandes, Dárida Maria; Ribeiro, Deolinda; Costa, José António; Canha, Manuel Bernardo
- O Geogebra na aprendizagem das isometrias do plano com alunos do 6º anoPublication . Fernandes, DáridaO Programa de Matemática (2013) enuncia como subconteúdos das isometrias do plano: reflexão central; reflexão axial; rotação e simetrias de rotação e de reflexão. A experiência letiva diz-nos que os estudantes apresentam dificuldades na aprendizagem destes conteúdos. Por isso, foram definidas estratégias, para o processo de aprendizagem e ensino sobre isometrias do plano, utilizando o GeoGebra, como dinâmica complementar ao uso de ferramentas mais tradicionais, como a régua e o compasso. Neste estudo foi possível percecionar vantagens, desta complementaridade, com impacto positivo no conhecimento dos estudantes sobre os conteúdos em estudo. Mas surgiram, também, outras dificuldades quer na aprendizagem quer na ação do professor que urge refletir e analisar
- O 1.º Ciclo do Ensino Básico: Que identidade(s)?Publication . Duarte, Pedro; Moreira, Ana Isabel; Diogo, Fernando; Fernandes, Dárida; Ribeiro, Deolinda; Costa, José António; Queiroz Canha, Manuel BernardoO presente livro resulta das comunicações apresentadas no seminário O 1.º ciclo do Ensino Básico — Que identidade(s)? | Currículo, práticas e formação docente, que teve como objetivo primeiro a partilha de perspetivas e investigações sobre o currículo, as práticas e a identidade docente, para uma reflexão mais ampla no âmbito do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
- Primeiras Aprendizagens Matemáticas com GeoGebraPublication . Fernandes, DáridaComo supervisora há vários anos na área de Matemática na Prática de Ensino Supervisionada na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto no Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB procurei motivar os professores estagiários e os orientadores cooperantes a explorar o Geogebra na aprendizagem de conteúdos do domínio da Geometria. Neste artigo irão ser apresentados dois estudos de aula, um protagonizado pelo professor estagiário e outro pelo orientador cooperante, com recolha de elementos diferenciados e complementares. Como a experiência profissional nos diz que os estudantes apresentam dificuldades na aprendizagem dos conteúdos relacionados com as isometrias do plano, particularmente na capacidade de visualização da simetria de reflexão, procuramos recolher dados sobre estes conteúdos, ouvindo os estudantes e analisando as suas produções. Nestas circunstâncias, existem evidências que o uso do Geogebra apresenta-se como uma mais-valia em complementaridade, com as ferramentas mais tradicionais: a régua e o compasso, bem como as miras, proporcionando a diferenciação pedagógica na classe.
- Redes multiplicativas e soletos: Aprendizagens matemáticas com sentidoPublication . Fernandes, Dárida; Pinho, Inês; Cabrita, Isabel; Alves, Luísa; Carvalho e Silva, Jaime; Duarte, PedroCom este projeto de investigação pretende-se estudar as implicações do contexto cultural nas aprendizagens matemáticas. Em particular, procura-se analisar como é que as crianças se vão apropriando do novo conceito de rede multiplicativa e o mobilizam num ambiente cultural aberto de resolução de problemas, explorando um elemento económico e cultural da região: o ‘soleto’. Os resultados obtidos permitiram concluir que o processo de exploração e construção das redes multiplicativas (envolvendo a descoberta de relações matemáticas e a realização de cálculos com base no conhecimento prévio) e de resolução de problemas, que giram em torno do ´soleto´, se torna significativo e emotivo, num ´landscape learning´ em que tudo parece fazer sentido para a criança.
- PAEDEIA Café and the urge "To aaarrhg"- in evaluation”Publication . Fernandes, DáridaA central objective of the PAEDEIA project was to develop, test, evaluate and refine an induction programme for this very purpose. In 2013 the programme was developed under the title Paedeia Café; 187 paedeia1 after the project name, and café after the programme’s intentional resemblance to the interactive and informal atmosphere of a café. The café concept was based on the reasoning that, for most, the idea of a café meeting would certainly not involve being lectured by any one individual on subjects that are of no real interest or relevance to any others present. Far from it. Those present would expect to be able to talk and share openly and on an equal par about things that are important to everybody involved. They would also hope for a friendly, trustful atmosphere where people listen attentively to what each other has to say. This ideal might, admittedly, not be the way things always happen in cafés, but it is this core idea of talking with equals or peers about shared issues and challenges that the project group wanted to capture as the guiding principle of the induction scheme.
- Redes multiplicativas e soletos: aprendizagens matemáticas com sentidoPublication . Fernandes, DáridaCom este projeto de investigação pretende-se estudar as implicações do contexto cultural nas aprendizagens matemáticas. Em particular, procura-se analisar como é que as crianças se vão apropriando do novo conceito de rede multiplicativa e o mobilizam num ambiente cultural aberto de resolução de problemas, explorando um elemento económico e cultural da região: o ‘soleto’. Os resultados obtidos permitiram concluir que o processo de exploração e construção das redes multiplicativas (envolvendo a descoberta de relações matemáticas e a realização de cálculos com base no conhecimento prévio) e de resolução de problemas, que giram em torno do ´soleto´, se torna significativo e emotivo, num ´landscape learning´ em que tudo parece fazer sentido para a criança.
- Integração Curricular: a filosofia nas malhas de Um ProblemaPublication . Fernandes, Dárida; Duarte, Pedro; Guedes, AntónioO presente trabalho pretende explicitar os resultados obtidos num processo de investigação em que se relacionou a Filosofia para Crianças, enquanto metodologia e a capacidade de Resolução de Problemas em crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo desenvolveu-se numa turma do 2.º ano no concelho do Porto, em que se trabalhou colaborativamente com a professora titular de turma e se integrou as diferentes áreas curriculares, numa perspetiva curricular, transversal e de educação para a cidadania. Nesta investigação pretendia-se perceber o impacto desta metodologia no desenvolvimento do raciocino e da comunicação matemática associada ao processo de resolução de problemas relacionado com a aquisição e a mobilização do conhecimento matemático.
- Resolução de problemas na educação financeiraPublication . Fernandes, Dárida; Santos, MariaIn a research project, developed during a master’s degree research in basic education teaching at Escola Superior de Educação of the Polytechnic Institute of Porto, a question relating the problem solving in children’s daily life to the development of financial education in basic education students raised. A suitable methodology was applied to the study, and 5th grade students were challenged to construct mathematical knowledge on the multiplication of non negative rational numbers, through problem solving, and to activate concepts related to financial education. In this sense, a learning process was carried out, in which the problems created, the differentiated didactic pedagogical materials used (such as origami, board games, interactive games) and videos were fundamental not only for promoting children's involvement in this project but also to stimulate the learning and the development of an interest for mathematics. Thus, this publication aims to share some of the results achieved and to reflect on the virtues and potentialities of research action methodology project for the consolidation and strengthening of mathematical and financial contents in a perspective of education for citizenship.