Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
978.88 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Com este projeto de investigação pretende-se estudar as implicações do contexto cultural nas aprendizagens matemáticas. Em particular, procura-se analisar como é que as crianças se vão apropriando do novo conceito de rede multiplicativa e o mobilizam num ambiente cultural aberto de resolução de problemas, explorando um elemento económico e cultural da região: o ‘soleto’. Os resultados obtidos permitiram concluir que o processo de exploração e construção das redes multiplicativas (envolvendo a descoberta de relações matemáticas e a realização de cálculos com base no conhecimento prévio) e de resolução de problemas, que giram em torno do ´soleto´, se torna significativo e emotivo, num ´landscape learning´ em que tudo parece fazer sentido para a criança.
Description
Keywords
Citation
Fernandes, D., Pinho, I., Cabrita, I., Alves, L., Silva, J. C., & Duarte, P. (2015). Redes multiplicativas e soletos: Aprendizagens matemáticas com sentido. In Atas do XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 264-280). Lisboa: Associação de Professores de Matemática.
Publisher
Associação de Professores de Matemática