Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Redes multiplicativas e soletos: Aprendizagens matemáticas com sentido
    Publication . Fernandes, Dárida; Pinho, Inês; Cabrita, Isabel; Alves, Luísa; Carvalho e Silva, Jaime; Duarte, Pedro
    Com este projeto de investigação pretende-se estudar as implicações do contexto cultural nas aprendizagens matemáticas. Em particular, procura-se analisar como é que as crianças se vão apropriando do novo conceito de rede multiplicativa e o mobilizam num ambiente cultural aberto de resolução de problemas, explorando um elemento económico e cultural da região: o ‘soleto’. Os resultados obtidos permitiram concluir que o processo de exploração e construção das redes multiplicativas (envolvendo a descoberta de relações matemáticas e a realização de cálculos com base no conhecimento prévio) e de resolução de problemas, que giram em torno do ´soleto´, se torna significativo e emotivo, num ´landscape learning´ em que tudo parece fazer sentido para a criança.