Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Resolução de Problemas e Educação Financeira: que relações?

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Art_Fernandes, D. M._2017-vf.pdf8.87 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Num projeto de investigação desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto foi colocada uma questão-problema que relacionava a resolução de problemas do quotidiano das crianças com o desenvolvimento da Educação Financeira em estudantes do 2.º ciclo do Ensino Básico. Traçou-se uma metodologia adequada ao estudo, tendo sido desafiados os estudantes do 5.º ano a construir, através da resolução de problemas, conhecimentos matemáticos sobre a multiplicação de números racionais não negativos e a mobilizar conceitos relacionados com a Educação Financeira. Neste sentido, foi realizado um percurso de aprendizagem em que os problemas criados, os materiais didáticopedagógicos diferenciados utilizados, como os origamis, o jogo de tabuleiro, o jogo interativo e os vídeos foram fundamentais não só para o envolvimento das crianças neste projeto, como também para os estimular para a aprendizagem e para o desenvolvimento do gosto pela Matemática. Assim, esta comunicação pretende partilhar alguns dos resultados obtidos e refletir sobre as potencialidades do projeto relativamente ao aprofundamento de conteúdos relacionados com a Educação Financeira e à aprendizagem da Matemática numa perspetiva de educação para(com) a cidadania.

Description

Keywords

Matemática em contexto Resolução de problemas Educação Financeira Educação para(com) a Cidadania

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Associação de Professores de Matemática

CC License