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Authors
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Abstract(s)
Num projeto de investigação desenvolvido no âmbito do Mestrado
em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de
Educação do Politécnico do Porto foi colocada uma questão-problema que
relacionava a resolução de problemas do quotidiano das crianças com o
desenvolvimento da Educação Financeira em estudantes do 2.º ciclo do
Ensino Básico. Traçou-se uma metodologia adequada ao estudo, tendo sido
desafiados os estudantes do 5.º ano a construir, através da resolução de
problemas, conhecimentos matemáticos sobre a multiplicação de números
racionais não negativos e a mobilizar conceitos relacionados com a
Educação Financeira. Neste sentido, foi realizado um percurso de
aprendizagem em que os problemas criados, os materiais didáticopedagógicos
diferenciados utilizados, como os origamis, o jogo de tabuleiro,
o jogo interativo e os vídeos foram fundamentais não só para o envolvimento
das crianças neste projeto, como também para os estimular para a
aprendizagem e para o desenvolvimento do gosto pela Matemática. Assim,
esta comunicação pretende partilhar alguns dos resultados obtidos e refletir
sobre as potencialidades do projeto relativamente ao aprofundamento de
conteúdos relacionados com a Educação Financeira e à aprendizagem da
Matemática numa perspetiva de educação para(com) a cidadania.
Description
Keywords
Matemática em contexto Resolução de problemas Educação Financeira Educação para(com) a Cidadania