Repository logo
 

ESE - DPRM - Ensino de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 63
  • Gamificação e jogos no estímulo à motivação para a aprendizagem de Inglês no 1º Ciclo
    Publication . Martins, Margarida Gonçalves; Ferreira, Ana Patrícia de Magalhães
    Este estudo tem como objetivo avaliar o impacto da gamificação e dos jogos na motivação e no desempenho dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico na aprendizagem de Inglês. O seu principal objetivo é avaliar de que forma estas estratégias podem estimular o envolvimento dos alunos e contribuir para a eficácia do processo de ensino-aprendizagem. O trabalho de investigação-ação, realizado no âmbito de um estágio curricular, tem por base uma abordagem teórica e empírica, integrando observações de aulas, análise de planificações e entrevistas com os alunos. Através de uma metodologia qualitativa, procurou-se compreender as perceções dos intervenientes e identificar práticas eficazes para aumentar a motivação e o envolvimento dos alunos, contribuindo para um ensino mais dinâmico e eficaz. Os resultados obtidos evidenciaram que a introdução de jogos e de atividades gamificadas contribuiu positivamente para o aumento da motivação e da participação dos alunos, especialmente quando estas estratégias foram adaptadas aos diferentes perfis de aprendizagem. Verificou-se também que os alunos sentiram-se mais felizes e envolvidos nas aulas com recurso a estas metodologias, no entanto também ficou clara a necessidade de equilibrar estes recursos com abordagens não lúdicas para garantir a eficácia do processo educativo.
  • A promoção da memória e da plasticidade cerebral no ensino de inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Couto, Joana Filipa da Rocha; Ferreira, Ana Patrícia de Magalhães
    Este relatório examina a relação entre a memória, a plasticidade cerebral e o processo de aprendizagem de inglês como língua estrangeira no contexto do primeiro ciclo do ensino básico. O estudo investiga de que forma os diferentes tipos de memória, como a de curto e longo prazo, influenciam a aquisição linguística, bem como o impacto da plasticidade cerebral no desenvolvimento cognitivo ao longo desse processo. A componente empírica deste estudo é fundamentada com observações em contexto de sala de aula, testes de memória e entrevistas realizadas com alunos e professores durante o período de estágio, de outubro de 2024 a janeiro de 2025, abrangendo quatro turmas. Embora os resultados ofereçam dados relevantes, é importante destacar algumas limitações do estudo, como o tamanho da amostra e a duração relativamente curta do estágio, o que pode ter influenciado a profundidade das conclusões. Os resultados sugerem que memória e plasticidade cerebral estão interligadas, sendo que estratégias de ensino adequadas potenciam ambos os processos e favorecem a retenção linguística. O estudo realça a relevância de abordagens pedagógicas multimodais que envolvam diferentes tipos de memória, promovendo a neuroplasticidade e otimizando os resultados da aprendizagem. Além disso, os resultados contribuem para a compreensão de como as práticas pedagógicas podem apoiar a consolidação da memória e estimular o desenvolvimento cognitivo, fornecendo dados valiosos para o aperfeiçoamento das metodologias de ensino de línguas a crianças.
  • Desafios e diversão: como a gamificação e o CLIL envolvem os alunos no 1.º ciclo do Ensino Básico
    Publication . Ferreira, Pedro Manuel Reis Silva Neves; Cruz, Ma rio Rui Domingues Ferreira da
    O presente relato rio explora o impacto da gamificação e do CLIL na motivação dos alunos no contexto do ensino de Inglês para alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. O estudo baseia-se na observação e nas experiencias práticas adquiridas durante a Pra tica de Ensino Supervisionada, para compreender como e que estas estratégias pedagógicas podem ser mais eficazes. Á gamificação, que e definida como a aplicação de elementos de jogos em contextos que não são de jogos, foi examinada pela sua capacidade de aumentar o envolvimento dos alunos através da criação o de ambientes de aprendizagem interativos e competitivos. A investigação o salienta a forma como a integração de mecânicas de jogo, tais como recompensas, classificações e desafios, podem aumentar a atenção e a participação dos alunos. Além disso, a abordagem CLIL, que combina o ensino de conteúdo com a aprendizagem de línguas, foi investigada quanto ao seu potencial para promover a aquisição imersiva de línguas e uma compreensão mais profunda da matéria. Através da utilização da investigação-ação qualitativa, o estudo observou melhorias significativas tanto na motivação como na proficiência linguística quando estas metodologias foram aplicadas. Os resultados apoiam a adoça o da gamificação e do CLIL no ensino prima rio como estratégias eficazes para promover o envolvimento e os resultados de aprendizagem na aquisição de segunda língua.
  • O papel do manual e dos recursos digitais no ensino de inglês no 1.º CEB
    Publication . Martins, Ana Sofia Neto; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira da
    Na era digital, a passagem dos tradicionais manuais em papel para os recursos digitais revolucionou a forma como a informação é acedida e consumida. Este enquadramento teórico tem como propósito uma pesquisa comparativa entre o uso de manuais tradicionais e recursos digitais na área de ensino-aprendizagem. Este documento investiga também as principais características dos manuais em papel e dos recursos digitais e considera o seu impacto no processo de aprendizagem dos estudantes. É também aprofundado a utilização dos mesmos simultaneamente. Este estudo lança luz sobre as implicações destes dois formatos na experiência de aprendizagem. Tendo em conta estes fatores, o documento apresenta em que âmbito se insere a utilização de ambos os formatos em contextos educativos.
  • Teaching english in the 1ˢᵗ cycle of basic education: Adapting resources for students with dyslexia
    Publication . Pinheiro, Inês Santos; Esteves, Vanessa Reis
    O presente estudo é um relatório final de estágio que se insere no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório centra-se no ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, com enfoque na inclusão de alunos com dislexia. Este estudo investigou a eficácia do manual em corresponder às necessidades dos alunos com dificuldades específicas de aprendizagem, nomeadamente a dislexia. Além disso, pretendeu explorar se o manual escolar estava adaptado para alunos disléxicos e identificar formas de como adaptá-lo de maneira a torná-lo mais inclusivo. Para realizar este estudo, foi seguido um aluno com dislexia. Para alcançar respostas e os objetivos propostos, foram realizadas análises detalhadas do manual escolar, análises das planificações de aulas, observação participante registadas no diário de bordo, e entrevistas. Estas técnicas de recolha de dados foram posteriormente interpretadas e analisadas.
  • A teoria das inteligências múltiplas e a interdisciplinaridade no ensino de inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Sousa, Edite Sofia Vieira de; Araújo, Sofia Maria Cruz de Melo
    Este projeto tem como propósito evidenciar que a conciliação da teoria das inteligências múltiplas com práticas interdisciplinares no ensino de inglês no 1.ºCiclo do ensino básico possibilita um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e significativo, onde todos os alunos têm a oportunidade de desenvolver e aprofundar as suas capacidades únicas, enquanto aprendem e se divertem. Posto isto, esta dissertação está dividida em três partes: o enquadramento teórico, que apresenta uma contextualização da história do ensino de inglês em Portugal, a teoria das inteligências múltiplas e o conceito de interdisciplinaridade em relação ao 1.ºCEB; a prática educativa supervisionada, onde foram descritos os espaços utilizados, a turma e apresenta os objetivos, questões e os instrumentos de recolha de dados da problemática; e, por fim, a aplicação da problemática através da prática de ensino supervisionada, onde são descritas as atividades utilizadas e apresentadas e discutidos os resultados alcançados relativamente a essas atividades e objetivos propostos. O estudo é de natureza qualitativa experimental. Este concentra-se na compreensão aprofundada da interpretação dos fenómenos em sala de aula, de modo a estabelecer relações causa efeito, entre as variáveis do estudo
  • A música - um caminho para desenvolver competências socioemocionais no ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Carneiro, Paulo Sérgio Lopes; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira da
    No contexto de globalização que vivemos atualmente, as pessoas têm um contacto cada vez maior com as línguas e culturas estrangeiras, numa idade cada vez mais precoce. O ensino de inglês é obrigatório a partir do 3º ano do 1º CEB. Pondo isto em perspetiva, a ação docente tem de acompanhar a evolução da sociedade, dos próprios alunos e das suas necessidades. Essa adaptação tem de passar também pelos recursos didáticos que estes utilizam. A música é um dos recursos didáticos mais completos quando falamos em ensinar uma língua estrangeira, que permite desenvolver uma série da capacidades e competências. Este projeto visa analisar a música como instrumento pedagógico numa perspectiva de desenvolvimento de competências socio emocionais.
  • The Role of L1 in the English classroom in the first cycle of Basic Education – a case study
    Publication . Barbosa, Luísa Bechara de Lamounier; Canha, Manuel Bernardo Queiroz
    Este relatório de estágio, elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Ensino em Inglês no 1º ciclo da Educação Básica, é o resultado de um estudo de caso realizado em duas escolas básicas no Porto, que teve como objetivo investigar os momentos da utilização da língua materna nas aulas de inglês do 1º ciclo e as funções exercidas dentro da sala de aula, bem como as perspetivas dos alunos e dos professores acerca do papel e da importância do mesmo. O relatório recorreu ao vasto corpo de investigação disponível para examinar os principais argumentos contra e a favor do uso da L1 no contexto EFL (English as a Foreign Language) com o objetivo de delinear as funções estratégicas que o português pode exercer em sala e oferecer uma reflexão mais profunda sobre os diferentes fatores que influenciam a complexa dinâmica do ensino de inglês no 1º ciclo da educação básica em Portugal, como a organização das escolas e a integração do professor de inglês nas mesmas, a gestão e tamanho das turmas, além da idade dos alunos, seus conhecimentos prévios, nível de proficiência e motivação/interesse nas aulas, entre outros. Para fundamentar estes objetivos investigativos e oferecer uma contribuição ao corpo de investigação existente, o estudo de caso recolheu, entre outubro de 2023 e janeiro de 2024, dados qualitativos através de inquéritos por questionário aos alunos, grelhas de observação preenchidas pelos professores, e um inquérito por entrevista realizado junto da professora cooperante do estágio.
  • Role playing e storytelling na interação oral no ensino de inglês
    Publication . Mendes, Maria Madalena Brandão e; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira da
    O presente relatório tem como principal objetivo compreender se o uso da narrativização e do role playing podem melhorar a interação oral dos alunos no ensino de inglês no 1.º Ciclo, e se possui lugar no processo de ensino-aprendizagem dos nossos alunos. Abordaremos três questões de investigação às quais tentaremos responder, avaliando no processo o papel que a narrativização tem na aprendizagem das crianças e como o role play, como uma vertente do jogo de faz-de-conta, fundamental na vida das crianças, pode auxiliar o desenvolvimento das mesmas no uso da língua inglesa, e que recursos contribuem para esse desenvolvimento. Recorreu-se a uma metodologia de investigação qualitativa que visava uma melhor compreensão dos resultados.
  • An Analysis on Adapting EFL Coursebooks in the 1st Cycle of Basic Education
    Publication . Teixeira, Cláudia Isabel Sousa; Esteves, Vanessa Reis
    Este Relatório Final de Estágio reflete numa Investigação Ação conduzida durante um estágio focado na adaptação dos manuais escolares no 1º Ciclo do Ensino Básico. O presente estudo investigou a eficácia dos manuais escolares no contexto de sala de aula, particularmente a sua adaptabilidade aos diversos estilos de aprendizagem, assim como o seu papel em promover um processo de ensino mais inclusivo. Através da recolha de dados como notas de campo, questionários e planos de aula, foram obtidas informações sobre as perceções dos alunos e os níveis de envolvimento com os materiais disponibilizados pelos manuais escolares. A investigação também sublinha o valor dos recursos suplementares, como as atividades interativas e as adaptações personalizadas.