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ESE - DPRM - Ensino de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico

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  • Desafios e diversão: como a gamificação e o CLIL envolvem os alunos no 1.º ciclo do Ensino Básico
    Publication . Ferreira, Pedro Manuel Reis Silva Neves; Cruz, Ma rio Rui Domingues Ferreira da
    O presente relato rio explora o impacto da gamificação e do CLIL na motivação dos alunos no contexto do ensino de Inglês para alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. O estudo baseia-se na observação e nas experiencias práticas adquiridas durante a Pra tica de Ensino Supervisionada, para compreender como e que estas estratégias pedagógicas podem ser mais eficazes. Á gamificação, que e definida como a aplicação de elementos de jogos em contextos que não são de jogos, foi examinada pela sua capacidade de aumentar o envolvimento dos alunos através da criação o de ambientes de aprendizagem interativos e competitivos. A investigação o salienta a forma como a integração de mecânicas de jogo, tais como recompensas, classificações e desafios, podem aumentar a atenção e a participação dos alunos. Além disso, a abordagem CLIL, que combina o ensino de conteúdo com a aprendizagem de línguas, foi investigada quanto ao seu potencial para promover a aquisição imersiva de línguas e uma compreensão mais profunda da matéria. Através da utilização da investigação-ação qualitativa, o estudo observou melhorias significativas tanto na motivação como na proficiência linguística quando estas metodologias foram aplicadas. Os resultados apoiam a adoça o da gamificação e do CLIL no ensino prima rio como estratégias eficazes para promover o envolvimento e os resultados de aprendizagem na aquisição de segunda língua.
  • O papel do manual e dos recursos digitais no ensino de inglês no 1.º CEB
    Publication . Martins, Ana Sofia Neto; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira da
    Na era digital, a passagem dos tradicionais manuais em papel para os recursos digitais revolucionou a forma como a informação é acedida e consumida. Este enquadramento teórico tem como propósito uma pesquisa comparativa entre o uso de manuais tradicionais e recursos digitais na área de ensino-aprendizagem. Este documento investiga também as principais características dos manuais em papel e dos recursos digitais e considera o seu impacto no processo de aprendizagem dos estudantes. É também aprofundado a utilização dos mesmos simultaneamente. Este estudo lança luz sobre as implicações destes dois formatos na experiência de aprendizagem. Tendo em conta estes fatores, o documento apresenta em que âmbito se insere a utilização de ambos os formatos em contextos educativos.
  • Teaching english in the 1ˢᵗ cycle of basic education: Adapting resources for students with dyslexia
    Publication . Pinheiro, Inês Santos; Esteves, Vanessa Reis
    O presente estudo é um relatório final de estágio que se insere no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório centra-se no ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, com enfoque na inclusão de alunos com dislexia. Este estudo investigou a eficácia do manual em corresponder às necessidades dos alunos com dificuldades específicas de aprendizagem, nomeadamente a dislexia. Além disso, pretendeu explorar se o manual escolar estava adaptado para alunos disléxicos e identificar formas de como adaptá-lo de maneira a torná-lo mais inclusivo. Para realizar este estudo, foi seguido um aluno com dislexia. Para alcançar respostas e os objetivos propostos, foram realizadas análises detalhadas do manual escolar, análises das planificações de aulas, observação participante registadas no diário de bordo, e entrevistas. Estas técnicas de recolha de dados foram posteriormente interpretadas e analisadas.
  • A teoria das inteligências múltiplas e a interdisciplinaridade no ensino de inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Sousa, Edite Sofia Vieira de; Araújo, Sofia Maria Cruz de Melo
    Este projeto tem como propósito evidenciar que a conciliação da teoria das inteligências múltiplas com práticas interdisciplinares no ensino de inglês no 1.ºCiclo do ensino básico possibilita um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e significativo, onde todos os alunos têm a oportunidade de desenvolver e aprofundar as suas capacidades únicas, enquanto aprendem e se divertem. Posto isto, esta dissertação está dividida em três partes: o enquadramento teórico, que apresenta uma contextualização da história do ensino de inglês em Portugal, a teoria das inteligências múltiplas e o conceito de interdisciplinaridade em relação ao 1.ºCEB; a prática educativa supervisionada, onde foram descritos os espaços utilizados, a turma e apresenta os objetivos, questões e os instrumentos de recolha de dados da problemática; e, por fim, a aplicação da problemática através da prática de ensino supervisionada, onde são descritas as atividades utilizadas e apresentadas e discutidos os resultados alcançados relativamente a essas atividades e objetivos propostos. O estudo é de natureza qualitativa experimental. Este concentra-se na compreensão aprofundada da interpretação dos fenómenos em sala de aula, de modo a estabelecer relações causa efeito, entre as variáveis do estudo
  • A música - um caminho para desenvolver competências socioemocionais no ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Carneiro, Paulo Sérgio Lopes; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira da
    No contexto de globalização que vivemos atualmente, as pessoas têm um contacto cada vez maior com as línguas e culturas estrangeiras, numa idade cada vez mais precoce. O ensino de inglês é obrigatório a partir do 3º ano do 1º CEB. Pondo isto em perspetiva, a ação docente tem de acompanhar a evolução da sociedade, dos próprios alunos e das suas necessidades. Essa adaptação tem de passar também pelos recursos didáticos que estes utilizam. A música é um dos recursos didáticos mais completos quando falamos em ensinar uma língua estrangeira, que permite desenvolver uma série da capacidades e competências. Este projeto visa analisar a música como instrumento pedagógico numa perspectiva de desenvolvimento de competências socio emocionais.
  • The Role of L1 in the English classroom in the first cycle of Basic Education – a case study
    Publication . Barbosa, Luísa Bechara de Lamounier; Canha, Manuel Bernardo Queiroz
    Este relatório de estágio, elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Ensino em Inglês no 1º ciclo da Educação Básica, é o resultado de um estudo de caso realizado em duas escolas básicas no Porto, que teve como objetivo investigar os momentos da utilização da língua materna nas aulas de inglês do 1º ciclo e as funções exercidas dentro da sala de aula, bem como as perspetivas dos alunos e dos professores acerca do papel e da importância do mesmo. O relatório recorreu ao vasto corpo de investigação disponível para examinar os principais argumentos contra e a favor do uso da L1 no contexto EFL (English as a Foreign Language) com o objetivo de delinear as funções estratégicas que o português pode exercer em sala e oferecer uma reflexão mais profunda sobre os diferentes fatores que influenciam a complexa dinâmica do ensino de inglês no 1º ciclo da educação básica em Portugal, como a organização das escolas e a integração do professor de inglês nas mesmas, a gestão e tamanho das turmas, além da idade dos alunos, seus conhecimentos prévios, nível de proficiência e motivação/interesse nas aulas, entre outros. Para fundamentar estes objetivos investigativos e oferecer uma contribuição ao corpo de investigação existente, o estudo de caso recolheu, entre outubro de 2023 e janeiro de 2024, dados qualitativos através de inquéritos por questionário aos alunos, grelhas de observação preenchidas pelos professores, e um inquérito por entrevista realizado junto da professora cooperante do estágio.
  • Role playing e storytelling na interação oral no ensino de inglês
    Publication . Mendes, Maria Madalena Brandão e; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira da
    O presente relatório tem como principal objetivo compreender se o uso da narrativização e do role playing podem melhorar a interação oral dos alunos no ensino de inglês no 1.º Ciclo, e se possui lugar no processo de ensino-aprendizagem dos nossos alunos. Abordaremos três questões de investigação às quais tentaremos responder, avaliando no processo o papel que a narrativização tem na aprendizagem das crianças e como o role play, como uma vertente do jogo de faz-de-conta, fundamental na vida das crianças, pode auxiliar o desenvolvimento das mesmas no uso da língua inglesa, e que recursos contribuem para esse desenvolvimento. Recorreu-se a uma metodologia de investigação qualitativa que visava uma melhor compreensão dos resultados.
  • An Analysis on Adapting EFL Coursebooks in the 1st Cycle of Basic Education
    Publication . Teixeira, Cláudia Isabel Sousa; Esteves, Vanessa Reis
    Este Relatório Final de Estágio reflete numa Investigação Ação conduzida durante um estágio focado na adaptação dos manuais escolares no 1º Ciclo do Ensino Básico. O presente estudo investigou a eficácia dos manuais escolares no contexto de sala de aula, particularmente a sua adaptabilidade aos diversos estilos de aprendizagem, assim como o seu papel em promover um processo de ensino mais inclusivo. Através da recolha de dados como notas de campo, questionários e planos de aula, foram obtidas informações sobre as perceções dos alunos e os níveis de envolvimento com os materiais disponibilizados pelos manuais escolares. A investigação também sublinha o valor dos recursos suplementares, como as atividades interativas e as adaptações personalizadas.
  • Gamificação como recurso didático no ensino de inglês: eficácia dos elementos de jogo e limites da gamificação
    Publication . Soares, Flávia Sofia Vieira; Canha, Manuel Bernardo Queiroz
    De maneira a incrementar a motivação dos alunos, os professores deparam-se com a necessidade de diversificar as metodologias e técnicas utilizadas de maneira a despertar o interesse dos alunos e a torná-los participantes ativos, promovendo o desenvolvimento da sua aprendizagem. Deste modo, a gamificação tem-se destacado como uma estratégia promissora no campo da educação, procurando envolver e motivar os alunos por meio da aplicação de elementos e dinâmicas de jogo em contextos de aprendizagem. Posto isto, o presente estudo, realizado no âmbito do Relatório Final de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, tem como finalidade compreender quais elementos de jogo se revelam mais eficazes na promoção da motivação dos alunos nas aulas de inglês, analisar as suas perceções através de questionários e identificar possíveis barreiras que possam impedir ou dificultar a implementação da gamificação no ensino. Este estudo, de natureza qualitativa e com contornos de investigação-ação, recorre a técnicas e instrumentos de análise de dados qualitativos, tais como a análise documental (planificações didáticas, diário de bordo e notas de campo) e o inquérito por questionário, aplicado a 39 alunos de duas turmas distintas, uma de 2º ano e outra de 3º ano.
  • O ensino de inglês a crianças com perturbação do espetro do autismo: dos desafios às respostas
    Publication . Ferreira, Rafaela Alexandra Carlos Rodrigues Pinto; Canha, Manuel Bernardo Queiroz
    Esta investigação debate-se com uma problemática cada vez mais presente na educação: o ensino de inglês a crianças com perturbação do espetro do autismo. Esta perturbação apresenta características únicas e pode manifestar-se através das mais variadas formas. É imperativo um olhar atento sobre essas características e manifestações a fim de traçar um percurso educativo adequado à criança. O ensino de inglês tem vindo a afirmar-se cada vez mais no sistema educativo português, marcando presença no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Apesar da perturbação mencionada anteriormente envolver dificuldades nas competências comunicativas, o ensino de inglês pode surgir como uma mais-valia na vida destas crianças, podendo se afirmar como um meio de comunicação alternativo destas crianças. Cabe aos professores, com o apoio devido, traçarem o melhor percurso para que o seu aluno com autismo aprenda a língua inglesa. Este é um relatório de estágio pedagógico que se insere no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo seguiu vários alunos, desde o 1.º ano escolar até ao 4.º ano, com enfoque em três alunos com autismo – um do 1.º ano e dois do 4.º ano. Pretende-se identificar desafios e estratégias sobre o ensino de inglês a crianças com perturbação do espetro do autismo, assim como reconhecer as perceções de vários grupos de docentes sobre a inclusão destas crianças. Tenciona-se também explorar os percursos que promovem o sucesso escolar destes alunos na aprendizagem de inglês, incluindo a conceção de recursos adequados. Foram realizadas entrevistas e um inquérito por questionário que, juntamente com a observação participante e a análise documental de planificações de aulas, constituem técnicas de recolha de dados posteriormente analisados e interpretados, a fim de alcançar respostas.