ESE - DPRM - Ensino de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico
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- YLE preparation and the development of verbal competence in 21st-century primary englishPublication . Alves, Fábio Miguel Matos; Ferreira, Ana Patrícia de MagalhãesEste relatório procura analisar o modo como os exercícios dos exames Cambridge Young Learners English YLE e as respetivas práticas de preparação contribuem para o desenvolvimento das competências verbais dos alunos, preparando-os para as exigências comunicativas do século XXI. O estudo decorreu numa instituição particular do norte do país, com alunos do 3.º ano do 1.º CEB. O estudo combinou a análise da prática em contexto de estágio, num enquadramento de investigação-ação, com entrevistas semiestruturadas a examinadores YLE, permitindo a triangulação de dados sobre o impacto das tarefas (ex., Listening, Speaking). Os resultados indicam que a preparação para os YLE favorece as competências verbais e a confiança comunicativa e reforça competências transversais como pensamento crítico, comunicação, colaboração e criatividade. Este enquadramento confirma a relevância pedagógica dos YLE no ensino primário do inglês e clarifica mecanismos e condições que sustentam ganhos efetivos nas competências verbais.
- Storytelling aumentado através da Língua Gestual Portuguesa: caminhos para uma narrativização eficaz da prática de ensino de inglês do 1° Ciclo do Ensino BásicoPublication . Silva, Patrícia Alexandra Sousa; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira daO estudo analisa o potencial do storytelling, da narrativização e da língua gestual portuguesa (LGP) como ferramentas pedagógicas para apoiar a aprendizagem do inglês como língua estrangeira no 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito de uma experiência de Prática de Ensino Supervisionada (PES). Explora, ainda, de que forma estas estratégias podem contribuir para uma aprendizagem mais inclusiva, equitativa e significativa, potenciando o envolvimento dos alunos e a valorização da diversidade linguística e cultural. O storytelling, a arte de contar histórias, é uma prática consolidada no ensino de línguas reconhecida pela sua capacidade de cativar as crianças, estimular a sua imaginação e facilitar a assimilação de novo vocabulário e estruturas frásicas. Por sua vez, a narrativização, embora promissora, é ainda pouco explorada no contexto educativo. Esta prática transforma a própria aula numa narrativa coesa, com início, meio e fim, proporcionando aos alunos uma experiência de aprendizagem envolvente e motivadora. Para enriquecer esta abordagem holística, a LGP surge como um elemento inovador e inclusivo, potenciando a aprendizagem da língua inglesa através do gesto, da visualidade e da multimodalidade. A investigação seguiu uma metodologia integrando análise qualitativa e quantitativa, com contornos de investigação-ação. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram: a) diários de bordo; b) análise das planificações; c) exit tickets aplicados no final das aulas; d) questionário final aos alunos. Os resultados revelam que os alunos demonstraram uma forte ligação emocional à mascote e ao storytelling, valorizando o carácter lúdico e motivador das aulas. A LGP foi percecionada como um recurso inovador, que facilitou a aprendizagem do vocabulário e promoveu a inclusão, mesmo entre alunos sem conhecimento prévio desta língua. Observou-se um aumento na motivação, na participação dos alunos e na retenção de vocabulário, evidenciando o impacto positivo destas práticas pedagógicas criativas e inclusivas na aprendizagem do inglês.
- Usage of ICT and its tools in the teaching of languages for primary school studentsPublication . Pinto, Diogo Amorim; Canha, Manuel Bernardo QueirozEste relatório resulta da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. Documenta o estágio pedagógico realizado durante o ano letivo de 2024/2025 e reflete uma jornada abrangente de crescimento profissional, exploração pedagógica e desenvolvimento pessoal, vivida durante a minha colocação na Escola Básica onde estagiei. Ao longo deste estágio, tive a oportunidade de entrar no ambiente escolar não apenas como estudante universitário, mas também como professor em formação. Este duplo papel permitiu-me experienciar a realidade da sala de aula de forma simultaneamente observacional e prática. Planifiquei, lecionei e refleti sobre as aulas ministradas, enquanto conciliava as exigências e responsabilidades associadas ao percurso de um docente em início de carreira. Cada momento vivido contribuiu para uma compreensão mais profunda e consciente do que significa ensinar inglês a crianças no contexto educativo atual. O foco central deste relatório é o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino da língua inglesa. A partir da minha própria experiência com ferramentas digitais, e motivado pela crescente presença da tecnologia na vida das crianças, procurei investigar de que forma as TIC podem ser integradas de forma significativa no processo de ensino-aprendizagem. Estruturado em torno de quatro dimensões: enquadramento teórico, contexto de estágio, prática investigativa e reflexão pessoal. Este relatório visa aproximar a teoria da prática letiva, contribuindo para o debate atual sobre inovação e integração digital no ensino do inglês no 1.º Ciclo.
- Multimodalidade e ensino integrado: Um caminho para a interculturalidade no ensino de inglês no 1.º CEBPublication . Silva, Patrícia Moreira da; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira daAs políticas educativas em Portugal destacam a importância de abordagens pedagógicas inovadoras e inclusivas, promovendo a integração entre diferentes áreas do conhecimento e o desenvolvimento de competências transversais. Documentos como as Aprendizagens Essenciais (AE) e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) evidenciam a necessidade de práticas pedagógicas que incorporem o Content and Language Integrated Learning (CLIL), a multimodalidade e a interculturalidade, reconhecendo que a aprendizagem de línguas estrangeiras deve estar articulada com outras áreas do saber e com a formação integral do aluno. As AE de inglês para o 1.º ciclo enfatizam a importância da comunicação significativa e do contato com diferentes culturas, promovendo metodologias ativas e dinâmicas. O PASEO destaca a relevância da educação linguística e cultural para a formação de cidadãos críticos, autónomos e participativos, alinhando-se com a necessidade de integrar abordagens como o CLIL, que favorece a aprendizagem simultânea de conteúdos disciplinares e de línguas estrangeiras. Contudo, embora essas orientações estejam presentes nos documentos normativos da educação em Portugal, a sua implementação prática ainda revela lacunas consideráveis. Neste contexto, ao longo da minha Prática de Ensino Supervisionada (PES), procurei refletir sobre essas discrepâncias e identificar estratégias que possibilitassem uma aplicação mais eficaz desses conceitos em sala de aula. Com este estudo, pretendo identificar e empregar recursos e métodos pedagógicos que atendam à diversidade de perfis dos alunos, promovendo uma aprendizagem mais significativa e envolvente. Este relatório apresenta uma análise bibliográfica aprofundada dos três conceitos centrais: CLIL, multimodalidade e interculturalidade, além de outros enfoques teóricos complementares, como peer teaching, sala de aula centrada no aluno, Total Physical Response (TPR) e Think-Pair-Share. Apoiado na metodologia de investigação-ação, predominantemente qualitativa na análise de dados, este estudo apresenta transcrições e interpretações de dados recolhidos durante a PES, incluindo a análise de debates realizados com os alunos após a implementação de diferentes estratégias, como instrumento de consolidação e avaliação formativa das aprendizagens. Além disso, foi aplicado um questionário final para avaliar a perceção dos alunos sobre as estratégias e metodologias utilizadas. Os resultados obtidos fundamentam a discussão de conclusões que podem contribuir para uma prática pedagógica mais alinhada com os princípios das políticas educativas vigentes.
- A superdiversidade e as competências interculturais e plurilingues no ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico: criação e avaliação de percursos didático-pedagógicosPublication . Gomes, Ana Maria Duarte; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira daNum contexto educativo cada vez mais marcado pela superdiversidade cultural, linguística e cognitiva, é imperativo repensar e adaptar as estratégias de ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo analisar de que forma a criação e implementação de percursos didático-pedagógicos, construídos com base em princípios de inclusão e de valorização da diversidade, pode promover o desenvolvimento de competências interculturais e plurilingues no ensino do inglês. Os estudos investigativos referenciados não só permitem compreender a importância destas competências e a sua relação com o ensino de línguas, nomeadamente o inglês, como também corroboram as experiências vividas em contexto de estágio pedagógico. Seguindo uma metodologia com contornos de investigação-ação, os dados recolhidos através de diários de bordo e questionários permitiram avaliar o impacto das práticas propostas e refletir criticamente sobre o papel do professor num ambiente escolar inclusivo. Os resultados indicam que as abordagens centradas na valorização da diversidade, aliadas a metodologias diferenciadas, contribuem positivamente para o envolvimento dos alunos, o desenvolvimento de competências linguísticas e culturais e a construção de ambientes de aprendizagem mais equitativos e significativos.
- A pedagogia dos recursos visuais e da expressão plástica no apoio à aprendizagem do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Jacinto, Carolina Oliveira; Araújo, Sofia de MeloO presente estudo, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, tem como principal objetivo investigar o impacto dos recursos visuais e da expressão plástica como ferramentas de apoio à aprendizagem da língua inglesa no 1.º CEB. Todavia, este estudo foi desenvolvido com base em dois (2) principais objetivos: a) avaliar o impacto e a influência dos recursos visuais na aquisição de vocabulário e na motivação dos alunos no processo de aprendizagem da língua inglesa; b) investigar como o uso da expressão plástica pode facilitar a compreensão e a memorização dos conceitos, assim como, identificar as melhores práticas para a integração da expressão plástica nas aulas de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico. Através de uma metodologia etnográfica, com base numa natureza predominantemente qualitativa, este estudo baseia-se numa perspetiva de investigação-ação, desenvolvida num ambiente real de sala de aula, envolvendo três (3) turmas do 3.º ano do 1.º Ciclo. De forma a conseguir explorar os objetivos definidos, a intervenção pedagógica foi sustentada por diferentes instrumentos de recolha de dados, entre os quais se destacam a observação direta, a análise documental, os questionários direcionados aos docentes e os inquéritos direcionados aos alunos. O estudo é, ainda, fundamentado por um enquadramento teórico que explora as vantagens da utilização dos recursos visuais (como imagens, vídeos, flashcards, realia e outros materiais) e das práticas de expressão plástica (como pintura, colagem, dobragens, trabalhos manuais e criação de outros materiais), com base em teorias como a Dual Coding Theory (DCT) de Allan Pavio. Paralelamente, aborda o papel da educação artística no desenvolvimento cognitivo e linguístico, argumentando que a aprendizagem torna-se mais significativa e duradoura quando os alunos se envolvem através de canais visuais e expressivos. Em suma, os principais resultados obtidos parecem demonstrar que a utilização dos recursos visuais e da expressão plástica nas aulas de inglês, promoveram uma aprendizagem mais eficaz, motivadora e significativa.
- A influência da abordagem socioemocional na aprendizagem de inglês como língua estrangeira no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Oliveira, Mariana Sousa Aranda de; Esteves, VanessaO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico e centra-se na articulação entre a aprendizagem da língua inglesa e o desenvolvimento de competências sacio-emocionais. Partindo da importância crescente de uma abordagem educativa mais holística, este trabalho propõe uma reflexão sobre o papel das emoções no processo de ensino-aprendizagem, especialmente nas primeiras etapas do percurso escolar. Com base em referenciais teóricos que valorizam a Aprendizagem Socioemocional, esta investigação explora possibilidades pedagógicas que promovam simultaneamente o desenvolvimento emocional e a aprendizagem do inglês como língua estrangeira. São ainda discutidas as implicações educativas desta articulação, bem como o contributo do professor para promover aprendizagens com relevância pessoal e um ambiente de sala de aula onde o bem-estar dos alunos é valorizado A estrutura do relatório inclui uma fundamentação teórica, a descrição do enquadramento metodológico, a apresentação da intervenção realizada em contexto de estágio, a análise dos dados recolhidos e, por fim, uma reflexão crítica sobre o percurso desenvolvido. Este trabalho procura contribuir para o aprofundamento da investigação no cruzamento entre a dimensão emocional e o ensino de línguas estrangeiras em contextos de ensino básico.
- A competência musical como trampolim para a aprendizagem mais eficaz da língua inglesa no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Braga, Inês Mendes; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira daEste estudo analisa o potencial da música como ferramenta pedagógica para apoiar a aprendizagem de inglês como língua estrangeira entre alunos do ensino básico em Portugal, com base numa experiência de prática de ensino supervisionada. Os estudos referenciados permitem entender a relação existente entre a música e a linguagem e apresentar os benefícios que a música tem no ensino e aprendizagem. Neste sentido, é demonstrado como este elemento proporciona um ambiente pedagógico mais dinâmico e motivador, como desperta a atenção dos alunos e fomenta a assimilação do vocabulário e estruturas frásicas, contribuindo para uma aprendizagem significativa. As metodologias de investigação aplicadas são de variável mista, pelo envolvimento ativo da investigadora neste processo e pela diversidade de instrumentos utilizados para a recolha de dados, sendo neste âmbito os seguintes: a) registos das práticas (fotografias e vídeos); b) diário de bordo; c) inquérito por questionário a alunos. Deste modo, os resultados evidenciam o impacto positivo da música na motivação, retenção do vocabulário e desenvolvimento das competências linguísticas dos alunos.
- A transição e as mudanças entre o 1.º e 2.º Ciclos de escolaridade com foco nos alunos e docênciaPublication . Fraga, Beatriz Moreira; Araújo, Sofia Maria Cruz de MeloEste trabalho está a ser realizado no âmbito da obtenção do Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo de Ensino Básico onde o objetivo é explorar a conexão entre os 1.º e 2.º Ciclos básicos de aprendizagem. O documento tem como título “A transição e as mudanças entre o 1.º e 2.º ciclos de escolaridade com foco nos alunos e docência” onde se procura aprofundar o tema da passagem de ciclos escolares, nomeadamente a passagem do 1.º Ciclo para o 2.º Ciclo de Ensino e com especial enfoque no tema como a interdisciplinaridade para o ensino, e outros temas como a disparidade de conhecimentos relativa à mudança de ciclo, tanto como, a dificuldade de adaptação dos alunos a esta transição. Tudo se projetará em diferentes fases de observação, escrita e análise com o propósito de recolher dados para chegar aos meus objetivos finais de trabalho. Dentre esses apresentam-se as expectativas dos alunos consoante a mudança de ciclo comparando-os com a realidade, através de diversas pesquisas e aprofundamento sobre o tema em questão, as visões de docentes perante estas mudanças escolares e a interdisciplinaridade como ferramenta e apoio à aprendizagem e como a interdisciplinaridade está presente nos meios de ensino-aprendizagem. Os recursos a serem explorados no tratamento de dados que estarão presentes neste documento serão a análise qualitativa e quantitativa, a análise documental através de pesquisas de documentos e conhecimentos sobre o tema de estudo, a realização de inquéritos e desenvolvimento de focus groups, a docentes e alunos, respetivamente. Seguido destes, espera-se a formação de perspetivas e conclusões pertinentes para dar resposta aos objetivos e questões desenvolvidas e pensadas em prol deste tema.
- Gamificação e jogos no estímulo à motivação para a aprendizagem de Inglês no 1º CicloPublication . Martins, Margarida Gonçalves; Ferreira, Ana Patrícia de MagalhãesEste estudo tem como objetivo avaliar o impacto da gamificação e dos jogos na motivação e no desempenho dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico na aprendizagem de Inglês. O seu principal objetivo é avaliar de que forma estas estratégias podem estimular o envolvimento dos alunos e contribuir para a eficácia do processo de ensino-aprendizagem. O trabalho de investigação-ação, realizado no âmbito de um estágio curricular, tem por base uma abordagem teórica e empírica, integrando observações de aulas, análise de planificações e entrevistas com os alunos. Através de uma metodologia qualitativa, procurou-se compreender as perceções dos intervenientes e identificar práticas eficazes para aumentar a motivação e o envolvimento dos alunos, contribuindo para um ensino mais dinâmico e eficaz. Os resultados obtidos evidenciaram que a introdução de jogos e de atividades gamificadas contribuiu positivamente para o aumento da motivação e da participação dos alunos, especialmente quando estas estratégias foram adaptadas aos diferentes perfis de aprendizagem. Verificou-se também que os alunos sentiram-se mais felizes e envolvidos nas aulas com recurso a estas metodologias, no entanto também ficou clara a necessidade de equilibrar estes recursos com abordagens não lúdicas para garantir a eficácia do processo educativo.
