ESE - DPRM - Ensino de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico
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- Ensino bilingue precoce no 1.ºCEB: Estudo de caso no agrupamento de escolas Gardunha e Xisto - FundãoPublication . Oliveira, Mónica Lidina de Almeida; Canha, Manuel Bernardo QueirozNa sequência das políticas linguísticas implementadas pelo Conselho da Europa desde a década de 90, diversos países europeus introduziram a aprendizagem da Língua Estrangeira (LE) no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), o que também se verificou em Portugal embora tardiamente: o ensino do Inglês no 1.º CEB generalizar-se-ia em 2005, como oferta educativa extracurricular, e tornar-se-ia uma área curricular no 3.º ano de escolaridade no ano letivo 2015/2016. A par das mudanças legislativas, o Ministério da Educação e Ciência (MEC) tem desenvolvido projetos de LE. O presente estudo centra-se no Projeto Ensino Bilingue Precoce (PEBP), projeto-piloto resultante de uma parceria com o British Council e implementado no 1.ºCEB no quadriénio 2011/2015 em sete Agrupamentos de Escolas. Inovador no sistema de ensino público, este recorre à abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning) e tem por base um modelo de currículo integrado no qual a aprendizagem se realiza através de duas línguas: o português e o inglês. Através de um estudo de caso, procurei aferir as potencialidades do PEBP e os efeitos decorrentes da sua implementação nos diferentes implicados: alunos, professores, encarregados de educação e Agrupamento de Escola. Os resultados deste estudo, obtidos a partir das perceções dos envolvidos, apontam para um contributo positivo do projeto na aprendizagem da língua inglesa e no desenvolvimento global dos alunos e no desenvolvimento profissional dos docentes envolvidos. O PEBP afigura-se como uma mais-valia, representando uma oferta educativa diferenciada de qualidade.
- The UBUNTUfication of a 21st century transformative primary english classroomPublication . Oliveira, Suzette Marina Antunes Duarte; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira daThis project targets on African oral tradition storytelling intermingled with the Ubuntu philosophy and traditional cultures (Varty, 2013) in primary school learning contexts, focusing on how oral traditional stories can be integrated into classroom practices as a means of transformation and of accommodating diversity to foster social cohesion and sustainable development (Battiste, 2005; Themane, et al., 2011). By encompassing oral traditional storytelling with an experiential communicative approach (Fernández- Corbacho, 2014), both strategies and materials, which take into account the Gamification Octalysis Framework (Chou, 2016), have been created and experimented in a 4th year primary school in Oporto. Departing on Chou’s (2016) Octalysis framework and how it can effectively be applied during the implementation of several gamification designs and practices, leading us to a greater understanding of how competitiveness fostered in gamified tasks can be favourable to Primary English learning. Moreover, it is the authors’ intention to tap into the core essence of classroom practice, by focusing on the gamified tasks which stimulated collaboration, communication, critical thinking and creativity, which are considered as the basis for 21st century skills (Duarte, & Cruz 2017). An ethnographic methodological approach, with triangulation of data collection tools (questionnaires, course books analysis grids, lesson plans, self-assessment worksheets and project works), was resorted. Gamified practices, which deal with South African cultural and linguistic varieties (Esteves, & Hurst, 2009) and 21st Century Learning skills, were analized. The main results show that the gamification approach can aid in the progression of dialogue, can promote cultural awareness and can expedite pupil’s cognitive and affective enthralment and engagement, fostering the development of these skills (Cruz, & Orange, 2016; Shatz, 2015).
- The Intercultural skill into practice: A key competence of the english teacher in the Primary SchoolPublication . Lilian, Anya Ojiugo; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira da; Orange, Maria Edite Pais de OliveiraGlobalisation is a common term in our modern world. Nobody talks about Portugal, Germany, Spain, or Italy without referring to European Union. Likewise, countries such as Nigeria, Ghana, Cameroon, or South Africa cannot be referred to without mentioning the African continent or African Union (AU). Because of the interconnectedness of our world today, intercultural approach (Chlopek, 2008) during English lessons for pupils in the primary school is highly recommended. This approach helps pupils become interculturally informed to adapt to our global village filled with different cultures. The intercultural approach helps to broaden the cultural horizons of pupils as well as develop intercultural awareness (Rollings-Carter, 2010). The work has established that an English teacher who is interculturally competent (UNESCO, 2013) is needed. An English teacher who has the ability or capacity to expose pupils to other cultures (Byram et al., 2002) within English classes is required. A teacher who can prepare pupils as intercultural citizens in order to fit in very well in this our globalised world is highly indispensable for this job. Bearing these in mind, the aim of this work is to lay emphasis on how to tackle the intercultural competence in the teaching of English at primary schools. The intercultural approach serves as means to tackle the intercultural competence. This type of approach helps the English teacher to prepare pupils as intercultural citizens who can fit in properly in our globalised world (Council of Europe, 2008). The aims of this project are to: analyse the intercultural competence as a key competence in the teaching of English at primary schools, analyse the relevance of the intercultural competence in a globalised world, investigate the implementation of the intercultural pedagogy in the teaching of English at primary schools, and explore some Nigerian linguistic and cultural varieties to the teaching of English language at Primary schools in Portugal. In order to achieve the aims of this report, a case study using the qualitative methodology would be assumed. This implies using methodological approaches like observation, questionnaires, and documentary analysis (Walker, 1985) on some of the course books, Metas Curriculares de Inglês, and unit and lesson plans made by me. Results from data analysed show that pupils are always motivated to learn each time an intercultural approach is made. Positive attitudes like willingness to participate, promptness and readiness to act are always observed in pulpils each time this type of approach is made with the intention of tackling the intercultutral competence.
- A relevância da escrita no ensino do Inglês no 1º CEB - Implicações da mudança do inglês para uma disciplina curricularPublication . Costa, Luísa Cristina Laviada Monteiro da; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira da; Orange, Maria Edite Pais de OliveiraSegundo a nossa experiência enquanto professores, uma das áreas onde os alunos apresentam mais dificuldades é na competência da expressão escrita no processo de aprendizagem do inglês. Esta deve-se, em parte, às interferências da língua materna (LM) nas suas produções. Autores como Ortega (2009) ou Ribeiro (2009) consideram que as competências que a criança desenvolveu na sua (LM) influenciam o processo de ensino-aprendizagem da língua estrangeira (LE), realçando que esta tem um papel relevante nos diferentes estádios de aprendizagem de uma LE, particularmente numa fase inicial na qual os aprendentes dependem metacognitivamente da sua LM. Por este motivo, o nosso projeto teve como objetivo procurar saber se, com a transição do inglês como Atividade de Enriquecimento Curricular (AEC) para uma disciplina curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), a escrita ganhou mais relevância e se é mais trabalhada na sala de aula. Procurámos, também, saber se existem interferências da LM na LE e conhecer a reação dos alunos no que concerne a atividades de escrita mais lúdicas. Neste sentido, adotámos a metodologia qualitativa, realizando um estudo de caso com contornos de investigação-ação, com o propósito de responder às questões que foram o ponto de partida para o nosso estudo. Utilizámos como instrumentos de recolha de dados o inquérito por questionário dirigido a professores de Inglês do 3º e 4º anos, a análise de dois manuais de inglês do 4º ano e as produções escritas realizadas pelos alunos. O estudo foi aplicado numa turma do 4º ano, de uma escola situada no grande Porto Após a análise dos dados recolhidos, pudemos concluir que a escrita ganhou mais enfoque com a transição do inglês em contexto de AEC para o curricular. No que diz respeito à experiência na nossa PES, verificámos que no processo ensino-aprendizagem ocorrem algumas interferências da LM. Verificámos, também, que a motivação, a participação e o trabalho colaborativo esteve presente nas atividades realizadas de cariz mais lúdico.
- NEE - Necessidades Educativas Especiais ou Necessidades Educativas Esquecidas: Inclusão de uma aluna com Trissomia 21 na sala de aula de Inglês do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Vilar, Maria do Céu de Oliveira Barbosa; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira da; Orange, Maria Edite Pais de OliveiraEnsinar Inglês a quem não domina a língua materna constitui um desafio enriquecedor. Além de abrir portas da comunicação, abre horizontes para novos lugares, povos e culturas. Este desafio será mais enriquecedor, se o docente tiver crianças com necessidades educativas especiais, cujo processo de ensino e aprendizagem deve adaptar-se, promovendo-se uma educação inclusiva e envolvendo os seus intervenientes. Simultaneamente, cria-se uma “sociedade democrática, em que a justiça, o respeito pelo outro e a equidade sejam os grandes princípios de ser e de estar consigo e com os outros” (Sanches & Teodoro, 2006, p. 69). Este trabalho nasceu da motivação de salientar que os alunos com necessidades educativas especiais são, por vezes, alunos com necessidades educativas esquecidas, pelos pares, professores e até progenitores. Contudo, há casos, em que são alunos incluídos nas turmas e nas escolas e a sua presença conduz a aprendizagens mútuas e significativas para todos, criando-se uma “sociedade inclusiva e atingindo a educação para todos” (UNESCO, 1994, p. 9). Face a estas considerações, este trabalho constitui um estudo de caso, realizado numa turma do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, de uma escola básica do Grande Porto, onde está incluída uma aluna com Trissomia 21. Recorrémos às metodologias quantitativa (inquéritos) e qualitativa (entrevistas e questionários), para aferir o processo de inclusão desta aluna, nomeadamente no Inglês, ouvindo professores e alunos. Os resultados deste estudo evidenciam que a inclusão desta aluna é um aspeto facilitador da aprendizagem do Inglês e incute valores para a vida.
- Inglês curricular e trabalho colaborativo no 1º Ciclo do Ensino Básico: Relato de uma experiência em contexto de Estágio PedagógicoPublication . Silva, Cláudia Cecília Moreira da; Canha, Manuel Bernardo QueirozO presente estudo, realizado no âmbito do Relatório Final de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês no 1º CEB, orientou-se pela finalidade de compreender possibilidades de desenvolvimento de dinâmicas de colaboração docente no 1º CEB, designadamente, entre o professor titular de turma e o professor de Inglês curricular, bem como eventuais constrangimentos condicionadores dessas dinâmicas. Teoricamente, o estudo apoia-se na convicção de que a colaboração entre estes professores promove o seu próprio desenvolvimento profissional, o desenvolvimento dos seus alunos e da própria escola. Tal convicção revela-se particularmente relevante face à recente introdução do Inglês como componente do currículo neste ciclo de escolaridade e à necessidade daí decorrente de articulação interdisciplinar envolvendo diferentes professores. Incidindo na minha experiência no âmbito do meu percurso em Estágio, a análise de dados empíricos sustenta-se numa metodologia eminentemente qualitativa, com recurso a análise documental (planificações didáticas, relatório de auto e heteroavaliação, relatórios de avaliação de atividades) e inquérito por entrevista (à professora titular de turma, à orientadora cooperante e ao meu par pedagógico). Em síntese, este estudo de caso indica que os docentes implicados não foram capazes de criar entre si dinâmicas de colaboração na aceção por mim assumida, nomeadamente, no que toca à planificação integrada e interdisciplinar do processo de ensino/aprendizagem. No entanto, os dados evidenciam a perceção de que o trabalho colaborativo é hoje essencial neste ciclo de escolaridade e abertura para investir no sentido da sua consolidação. Neste contexto, o professor de Inglês poderá desempenhar um papel determinante.
- Parcerias entre família, escola e comunidade no ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Jesus, Luísa Maria Aguiar de; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira da; Orange, Maria Edite Pais de Oliveira AiresA família e a escola, integrando a comunidade, representam dois dos mais importantes agentes socializadores para crianças e adolescentes, devendo interagir de uma forma saudável e positiva para o seu desenvolvimento, proporcionando um ambiente favorável à aprendizagem de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Segundo o Ministério da Educação (ME) é importante promover o contacto e a cooperação entre a família e as instituições escolares, na medida em que estes dois sistemas contribuem para a educação de cada criança, sendo fundamental a existência de uma relação próxima entre os dois (ME, 1997, p.43). Segundo Reis (2007,p.6), “a escola nunca educará sozinha, de modo que a responsabilidade educacional da família jamais cessará. Uma vez escolhida a escola, a relação com ela está prestes a começar. É preciso o diálogo entre escola, pais e filhos.” Este processo de colaboração “tem efeitos na educação das crianças” (ME, 1997, p.23) e na formação de cidadãos aptos para viverem em sociedade. Desta forma e, tendo em conta a evolução da sociedade, julga-se ser necessário um maior envolvimento da família e da comunidade na vida escolar das crianças, com o intuito de as apoiar nas suas tarefas educativas, através de atividades que as permitam desenvolver-se enquanto cidadãos pró-ativos. Atendendo a estas considerações, este trabalho tem por base um estudo realizado em contexto de Prática Educativa Supervisionada que teve por objetivo definir, planificar e aplicar (define, plan and review) estratégias que permitam melhorar a relação de parcerias entre a família, a escola e a comunidade bem como fomentar o trabalho colaborativo entre si. Através da análise de dados recolhidos, e recorrendo às metodologias quantitativa (questionários) e qualitativa (entrevista), pretende-se verificar, entre outros aspetos, quais as expectativas dos professores, encarregados de educação e alunos, relativamente à introdução do Inglês no currículo do 1º CEB. Numa última análise, procurar-se-á verificar quais as atividades realizadas/ ou de possível realização e colaboração com a família, a escola e a comunidade, no ensino de Inglês. Para atingir estas finalidades, a investigação centrou-se em dois grupos de observação: Turma 1 e Turma 2. Este estudo pretende ir de encontro a um dos desafios que se coloca à Educação no séc. XXI fomentando a relação de parcerias entre a Família, a Escola e a Comunidade.
- O jogo das atividades gamificadas e das emoções no Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Fortunato, Marta Alexandra dos Santos; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira da; Orange, Edite Pais de Oliveira AiresA Gamificação é um novo enfoque metodológico que proporciona novas experiências, recorrendo aos elementos do jogo aplicados em contexto de “não jogo” (Deterding et al., 2011). Esta poderá ser uma forte aliada no ensino do Inglês no 1º Ciclo Ensino Básico (CEB), por conciliar elementos com os quais o aprendente do século XXI se encontra familiarizado com o processo de aprendizagem, tornando-o motivador, significativo e experiencial (Fernández-Corbacho, 2014). Com o nosso projeto, propomo-nos mostrar que a gamificação pode influenciar a motivação e a participação dos alunos (Foncubierta & Rodríguez, 2015) durante a aprendizagem, podendo promover a colaboração e a competição entre os aprendentes. Procurámos, também, elencar o papel das emoções neste processo, mostrando que o que não atrai emoção, não capta a atenção e não desencadeia uma aprendizagem significativa que implica os alunos no ato de aprender (Mora, 2013; Fernández-Corbacho, 2014). O nosso projeto foi um estudo de caso com contornos de investigação-ação, realizado com alunos do 4º ano, de um colégio do Grande Porto, e teve como objetivo responder às questões que foram o ponto de partida para a nossa investigação. Os resultados obtidos mostram que as atividades gamificadas podem contribuir para o aumento da motivação e envolvimento dos alunos durante a sua realização, despertando diferentes emoções.
- Diatopic Variation in Primary School: from English and its varieties to other languagesPublication . Fernandes, Marta Alexandra Ferreira da Costa; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira daThis project focuses on the diatopic variation of the English language, its status as a global language (Crystal, 2003) and how this topic can be tackled in primary schools. Using English, and its linguistic varieties (McArthur, 2001; Meyer, 2009) as a conduit for the teaching of other languages, in hopes of developing the students’ plurilingual and intercultural competence (Byram, Fleming & Pieper, 2013), three other languages were introduced in classroom practices: Spanish, Hindi and Mandarin. Furthermore, study plans were analyzed in hopes of ascertaining the importance given to language variation in teacher training programs. Primary school English teachers were also asked directly about their perceptions on varieties of English, as well as their preparedness to tackle this subject. The empirical study was developed within the scope of a supervised teaching practice and within a naturalistic interpretative paradigm (Aires, 2015) with some characteristics of critical experientialism (Alarcão, 2001). This study was supported by qualitative and quantitative data collection and analysis (Gil, 2008), making use of field notes, questionnaires, group discussion and unit plans. The results show that students respond positively to this type of approach. However, as a result of the absence of training in the matter, many teachers are not confident enough to develop activities which features English language varieties.
- A Gamificação através das tecnologias digitais no Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Tereso, Pedro Afonso Calé; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira daA Gamificação digital proporciona novas experiências utilizando a metodologia da gamificação, recorrendo a elementos somente digitais (Deterding et al., 2011). Esta poderá ser utilizada para conciliar elementos com que o aprendente do século XXI está familiarizado no processo de aprendizagem. As noções de Digital Natives e de Digital immigrant podem causar mudanças profícuas no ensino do Inglês no 1º Ciclo Ensino Básico (CEB), (Prensky, 2001). Com o nosso projeto, propomos-mos mostrar que a gamificação digital pode influenciar a motivação, a participação e o comportamento dos alunos (Foncubierta & Rodríguez, 2015). Procurou-se elencar o papel das tecnologias digitais na gamificação e nos alunos, mostrando que existem diferenças entre a gamificação dita “tradicional” e gamificação digital (Deterding et al. 2011; Fernández-Corbacho, 2014). Desenvolvemos um estudo de caso, realizado com alunos do 3º ano de uma escola pública de Vila Nova de Gaia, tendo como objetivo responder às questões que fundamentaram a investigação. Foram utilizados diversos instrumentos de recolha de dados, tais como: registos de observação, inquéritos e entrevistas nos diferentes contextos. Desta forma, através dos resultados obtidos constatou-se que a gamificação digital pode contribuir para um aumento da motivação, no que concerne o comportamento e o envolvimento dos alunos durante as sessões ministradas.