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Advisor(s)
Abstract(s)
This project focuses on the diatopic variation of the English language, its status as a global language
(Crystal, 2003) and how this topic can be tackled in primary schools. Using English, and its linguistic
varieties (McArthur, 2001; Meyer, 2009) as a conduit for the teaching of other languages, in hopes of
developing the students’ plurilingual and intercultural competence (Byram, Fleming & Pieper, 2013), three
other languages were introduced in classroom practices: Spanish, Hindi and Mandarin.
Furthermore, study plans were analyzed in hopes of ascertaining the importance given to language variation
in teacher training programs. Primary school English teachers were also asked directly about their
perceptions on varieties of English, as well as their preparedness to tackle this subject.
The empirical study was developed within the scope of a supervised teaching practice and within a
naturalistic interpretative paradigm (Aires, 2015) with some characteristics of critical experientialism
(Alarcão, 2001). This study was supported by qualitative and quantitative data collection and analysis (Gil,
2008), making use of field notes, questionnaires, group discussion and unit plans.
The results show that students respond positively to this type of approach. However, as a result of the
absence of training in the matter, many teachers are not confident enough to develop activities which features
English language varieties.
Este projeto tem o seu enfoque na variação diatópica do inglês, o seu estatuto de língua global (Crystal, 2003) e como este tópico pode ser abordado no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Utilizando o inglês, e as suas variedades linguísticas (McArthur, 2001; Meyer, 2009) como propulsor para o ensino de outras línguas, com o objetivo de desenvolver nos alunos uma competência plurilingue e intercultural (Byram, Fleming & Pieper, 2013), três outras línguas foram introduzidas nas práticas de sala de aula: Espanhol, Hindi e Mandarim. Além disso, foram analisados planos de curso, com o intuito de determinar qual a importância dada a variação linguística em cursos destinados a futuros professores Foram ainda questionados diretamente alguns professores de inglês do 1º CEB sobre as suas perceções sobre variedades do inglês, bem como a sua habilitação para abordar o tema nas suas práticas. O estudo empírico foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada num paradigma naturalista interpretativo (Aires, 2015) com características de experiencialismo crítico (Alarcão, 2001). Este estudo foi baseado na recolha e análise de dados de teor qualitativo e quantitativo (Gil, 2008), para os quais foram utilizados notas de campo, questionários, discussão em grupo e planificações de unidades. Os resultados demonstram que os alunos respondem positivamente a este tipo de abordagem. No entanto, uma vez que este tópico não é parte integral do currículo na formação de professores, muitos deles não se sentem capazes de desenvolver atividades que incluam variedades do inglês.
Este projeto tem o seu enfoque na variação diatópica do inglês, o seu estatuto de língua global (Crystal, 2003) e como este tópico pode ser abordado no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Utilizando o inglês, e as suas variedades linguísticas (McArthur, 2001; Meyer, 2009) como propulsor para o ensino de outras línguas, com o objetivo de desenvolver nos alunos uma competência plurilingue e intercultural (Byram, Fleming & Pieper, 2013), três outras línguas foram introduzidas nas práticas de sala de aula: Espanhol, Hindi e Mandarim. Além disso, foram analisados planos de curso, com o intuito de determinar qual a importância dada a variação linguística em cursos destinados a futuros professores Foram ainda questionados diretamente alguns professores de inglês do 1º CEB sobre as suas perceções sobre variedades do inglês, bem como a sua habilitação para abordar o tema nas suas práticas. O estudo empírico foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada num paradigma naturalista interpretativo (Aires, 2015) com características de experiencialismo crítico (Alarcão, 2001). Este estudo foi baseado na recolha e análise de dados de teor qualitativo e quantitativo (Gil, 2008), para os quais foram utilizados notas de campo, questionários, discussão em grupo e planificações de unidades. Os resultados demonstram que os alunos respondem positivamente a este tipo de abordagem. No entanto, uma vez que este tópico não é parte integral do currículo na formação de professores, muitos deles não se sentem capazes de desenvolver atividades que incluam variedades do inglês.
Description
Keywords
Varieties of English Primary School Plurilingual Approach Teacher Training Variedades do inglês 1º Ciclo do Ensino Básico Abordagem Plurilingue Formação de Professores
Citation
Publisher
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação