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ESS - AUD - Posters apresentados em eventos científicos

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  • Desenvolvimento da carreira docente e mindfulness. Qual a relação?
    Publication . Sousa, Zita; Salgado, Ana; Lopes, Paula
    O stress laboral é um dos problemas de saúde mais reportados. Comparativamente a outros grupos profissionais, trabalhadores na área da educação estão em maior risco para stress, particularmente os docentes do ensino superior. Estes reportam maiores níveis de stress, conflito e dificuldade no balanceamento vida profissionalpessoal, e menores níveis de bem-estar e suporte de pares (e.g., Kinman & Wray, 2013). Hipotetizando a influência negativa destes fatores na qualidade pedagógica e relação docente-estudantes, defendemos a integração da promoção de competências pessoais na conceção inovadora da formação contínua do docente, competências estas que contribuem para a saúde. Enquanto Escola de Saúde, concebemos a saúde como bem-estar físico, psicológico e social, tal como preconizado pela Organização de Mundial de Saúde (e.g., 2001) e, também, espiritual, tal como argumentado por inúmeros estudos. Esta dimensão espiritual refere-se, exemplificando, ao sentido de plenitude (Marín, 1995), à concretização do potencial de desenvolvimento humano (Marques, 2003), à integração dos vários domínios da vida (Westgate, 1996) e ao propósito de vida (e.g., Reed, 1992). A saúde integral pode passar pelo cultivo do Mindfulness. O Mindfulness é a competência de focar a atenção, de forma especial, plena e intencional, no momento presente, cultivando autoconsciência com uma qualidade de nãojulgamento e aceitação da experiência (Kabat-Zinn, 1990). Os seus benefícios – cientificamente comprovados – indicam melhor qualidade de vida, bem-estar e saúde geral (e.g., Chiesa & Serretti, 2010; Goleman & Davidson, 2017). Nos últimos anos o Projeto de Formação Pedagógica da ESS-P.Porto procurou promover a saúde integral dos docentes através de Práticas Guiadas de Mindfulness. Apresentaremos a experiência da formação prática em Mindfulness, tecendo considerações sobre desafios, oportunidades e adaptações ao longo do processo, bem como sobre os seus resultados, nomeadamente em termos de benefícios para os participantes. Em última instância, pretendemos contribuir para a reflexão acerca do futuro nesta área, que consideramos primordial.
  • Ética e deontologia nas tecnologias da saúde
    Publication . Cruz, Agostinho; Lopes, Paula; Amorim, Manuela; Cabral, Ana Paula; Curado, Henrique; Faria, Isabel; Gonçalves, Maria João; Machado, Alberto; Sousa, Helena; Monteiro, Pedro; Tavares, Diana
    Muitas são as Instituições de Ensino Superior (IES) que ministram cursos na área da saúde e onde são desenvolvidos estudos de cariz clínico, sendo necessário garantir a salvaguarda dos padrões de (bio)ética, por forma a proteger e garantir a dignidade e integridade humana e a proteção/segurança dos seus dados pessoais. O Decreto-Lei n.º 80/2018 (15 /outubro), veio estabelecer princípios e regras aplicáveis ao funcionamento das comissões de ética integradas em IES, que realizem investigação clínica. A Comissão de Ética da Escola Superior de Saúde (CE da ESS) do Politécnico do Porto tem 10 anos de existência, desenvolvendo atividade de apoio aos projetos de investigação integrados em cursos de graduação e/ou dos seus Centros de Investigação, ou de entidades externas. Assim, para além da análise e emissão de pareceres relativos à investigação realizada, a CE da ESS tem intervém ainda no eixo da formação, objetivando padrões conduta (bio)ética, proteção e garantia da dignidade/integridade humana e proteção/segurança dos dados pessoais e/ou sensíveis, segundo os Códigos Deontológicos e de Conduta das Tecnologias da Saúde. Nestas áreas da saúde, os dilemas surgem no dia-a-dia dos profissionais e são devidos tanto às diferentes patologias, como aos procedimentos de diagnóstico e terapêutica utilizados. Existe ainda a problemática da confidencialidade e registo, que tem vindo a assumir cada vez maior importância, com o incremento da autonomia do paciente / utente. O respeito pelos direitos do utente, nas questões relativas ao controlo e acesso à informação clínica e terapêutica, pressupõe conhecimento e experiência do profissional quanto aos limites ético-deontológicos, dada a gestão constante do risco inerente à intervenção, tendo em vista o objetivo último da mesma: o bem-estar de quem procura estes profissionais.
  • Distúrbios do processamento auditivo central em crianças com epilepsia: uma revisão sistemática
    Publication . Oliveira, Mónica Sousa; Tomé, David
    O Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC) é definido como um déficit no processamento neural da informação auditiva no Sistema Nervoso Auditivo Central (SNAC) e está associado a dificuldades nas funções da linguagem, aprendizagem e comunicação de ordem superior (ASHA, 2010). A epilepsia, é uma doença cerebral não transmissível e estima-se que afete cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo (World Health Organization, 2022). Na infância, a epilepsia benigna da infância com pontas centrotemporais e a epilepsia do lobo temporal são as duas formas de epilepsia mais relatadas (Boscariol et al., 2015).
  • QoL perception: Comparison between tinnitus patients and their relatives (Preliminary results)
    Publication . Oliveira, Vasco; Meneses, R.F.
    Tinnitus is a very common problem and very distressing to some patients. In fact, research shows that the Quality of Life (QoL) of tinnitus patients is worse than that of the general population.
  • Computational simulation of the cupula behavior in vestibular pathologies of the inner ear
    Publication . Santos, Carla; Gentil, Fernanda; Parente, Marco; Areias, Bruno; Belinha, Jorge; Natal Jorge, Renato
    Vertigo is reported as one of the most common symptoms in the world, commonly related with vestibular disorders. It is considered the third most frequent complaint in medicine, transmitting a sense of inadequacy and insecurity, mainly in elders. The aim of this work is to contribute to a better understanding on how the vestibular system works, mainly during vestibular rehabilitation process. This knowledge will help in the development of new techniques that will facilitate a more efficient rehabilitation. Vestibular rehabilitation consists in a set of exercises, known as maneuvers, that can reduce and even eliminate the symptoms of dizziness and imbalance associated with a vestibular disorder.
  • Influence of the insertion speed during a straight electrode array implantation, a numerical study
    Publication . Areias, Bruno; Parente, Marco; Gentil, Fernanda; Natal, Renato
    Approximately 466 million people worldwide suffer from some type of hearing loss. About ninety-three percent of them are adults, aged over 15 years (World Health Organization 2018). Profound hearing loss in children lead to a deficient development of spoken language, resulting in a negative impact on daily communication. On the other hand, in adults which have acquired the profound hearing loss after having developed spoken language and cognitive abilities are able to use these skills with the help of a cochlear implant, as mentioned by Jorgensen et al. (Jorgensen et al. 2018). Cochlear implant is an electronic device implanted into the cochlea to directly stimulate the auditory nerve. This device is particularly implanted in patients with severe-to-profound hearing loss (Khater and Mohammad 2017). The surgery is safe, but involves some risks, such as infections, device malfunction which can lead to poor hearing outcome (Loundon et al. 2010). Future improvements in cochlear implant surgery will necessarily involve the decrease of the intra-cochlear damage, thus preserving the patient’s residual hearing. The mechanical properties of the electrode array components, the geometrical shape, the processor and the surgical techniques are some of the aspects that can be optimized in order to help the patients to recover their normal hearing capacities. In this work, the influence of the insertion speed during a cochlear implantation was studied. A straight electrode array was initially modelled. Many authors indicate as being the less traumatic type of cochlear implant. The electrode array was meshed with linear hexahedral elements, with reduction integration, whereas the cochlear wall was modelled with 4-node shell elements. Four different insertion speeds: 0.25, 0.5, 1 and 2m/s were investigated. The numerical simulations of the cochlear implantation carried out in Abaqus software showed the same pattern of the insertion force against insertion depth, thus indicating the different phases of the implantation. Results demonstrated that lower insertion speeds, led to a reduction on the contact pressure and insertion force. It is then expected that a lower insertion speed will allow to increase the residual hearing while reducing surgical complications.
  • A importância do rastreio auditivo neonatal universal e do rastreio auditivo em idade escolar e pré-escolar
    Publication . Lopes, Paula
    A surdez é a alteração sensorial mais comum no ser humano, estimando-se que aproximadamente 4% de indivíduos com menos de 45 anos e 29% com 65 ou mais anos tenham défice auditivo. A surdez severa a profunda afeta cerca de 1:1000 recém-nascidos e mais do que 1:1000 crianças apresentam perda auditiva antes da idade adulta, sendo esta perda de grau inferior à surdez severa e de caráter maioritariamente progressivo. A criança com perda auditiva pode ter comprometido o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, uma vez que a aquisição da linguagem oral está também comprometida. A surdez infantil constitui um problema de Saúde Pública devido à sua elevada prevalência e às múltiplas consequências que acarreta. Na criança pode observar-se atraso no desenvolvimento cognitivo, escolar, psicoafectivo, familiar e social, consequência das alterações na aquisição da linguagem - especificamente na sua expressão oral - onde a audição desempenha um papel fundamental pois possibilita a captação da informação sonora e a sua descodificação. Em Portugal, o RANU (rastreio auditivo neonatal universal) é já uma realidade mas ainda não se realizam rastreios de forma sistemática, que permitam avaliar a audição infantil e acompanhar o desenvolvimento das crianças a este nível. No sentido de reduzir o impacto da perda auditiva nas crianças e as implicações no seu desenvolvimento, é fundamental o diagnóstico precoce e a consequente implementação de rastreios auditivos que acompanhem o percurso e o desenvolvimento infantil.
  • Influência da vitamina B12 no sistema auditivo
    Publication . Lopes, Paula; Rocha, Catarina; Araújo, Beatriz
    Deficiência de vitamina B12 pode ocorrer em qualquer faixa etária. Um dos impactos negativos  pode-se verificar, por exemplo, na audição, onde  pode conduzir  ao  comprometimento da  mielinização  e de qualquer parte do sistema  retrococlear. Investigar a associação entre o défice da vitamina B12 e o desenvolvimento de problemas auditivos e investigar a eficácia do tratamento através da suplementação da vitamina B12, relativamente aos problemas auditivos desenvolvidos a partir do défice deste micronutriente.
  • A comparative study between eardrum perforations and myringosclerosis
    Publication . Gentil, Fernanda; Jorge, R.M. Natal; Ferreira, A.J.M.; Parente, M.P.L.; Martins, P.A.L.S.; Alexandre, Fátima; Almeida, E.
    Anatomically, the ear is divided into three parts (external, middle, and inner ear). The eardrum divides external from middle ear and can develop some pathology. The majority of the eardrum is composed by pars tensa being the superior area known as pars flaccida. Myringosclerosis (formation of dense connective tissue in the eardrum) is a common sequel of the ventilation tube insertion used for the treatment of the media otitis with effusion. It can affect tympanometric evaluation by decreasing mobility of the eardrum. However, usually, it is not associated with hearing loss.
  • Primary hearing health: action to raise awareness on secondary education
    Publication . Tomé, David; Neto, Catarina; Santos, Tiago; Lopes, Paula
    With the evolution of technology, young people increasingly use portable devices for entertainment, learning and as a means of communication. Most of the use of these devices involves excessive and unnecessary exposure to noise and/or high intensity sounds, which can cause hearing loss. The aim of this work was to know the receptiveness on lecturing sessions to raise awareness of hearing health and risk behaviors in the eighth year of secondary education and what are the activities/exercises more appropriate for knowledge consolidation.