ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico
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- Construir para sentir, aprender a ensinarPublication . Fonseca, Ana Beatriz Rosas; Fernandes, Dárida; Quadros-Flores, PaulaO presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O presente documento tem como objetivo refletir sobre a prática pedagógica da mestranda, nos dois contextos de ensino, 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, com base nos saberes pedagógicos, didáticos, científicos e humanos, sustentada por diferentes pressupostos teóricos e legais. Ao longo do percurso formativo, a intervenção no contexto educativo assentou numa metodologia com características de investigação-ação, incluindo momentos de observação, planificação, ação e reflexão pósação. Desta forma, o documento destaca a diversidade de experiências enriquecedoras e significativas que possibilitaram o crescimento pessoal e profissional da mestranda. Ademais, enfatizou-se um processo de ensino e de aprendizagem reflexivo, construtivista e inclusivo, em que os momentos de cooperação e colaboração mostraram ser essenciais para o desenvolvimento e construção da identidade docente. O Relatório de Estágio tem como objetivo revelar as inúmeras intervenções educativas executadas, pela mestranda, nos diferentes contextos educativos, procurando enquadrar os recursos e as estratégias às necessidades e interesses das crianças das diferentes turmas. No que diz respeito à dimensão investigativa, presente neste Relatório de Estágio, procurou-se estudar as potencialidades do Geoplano, do Geoboard e da Inteligência Artificial, no desenvolvimento das capacidades de abstração, visualização e comunicação matemática, numa abordagem contextualizada da Matemática, integrando a obra "A ovelha que fazia Múuuu", de Isabel Fernandes Pinto.
- O desafio e a constante transformaçãoPublication . Pinto, Marta Cristina Ferreira; Silva, Sara Aboim daO presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do 2º ano do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Assim, este documento procura explanar o trabalho desenvolvido pela mestranda ao longo da prática pedagógica, tendo por base uma atitude crítica e reflexiva, mobilizando os pressupostos teóricos e legais que orientam a profissão docente, assim como os saberes científicos, pedagógicos e didáticos adquiridos ao longo do seu percurso académico. Durante a PES, a mestranda desenvolveu a sua prática junto de uma turma do Sº ano de escolaridade e uma turma do 6º ano de escolaridade, no contexto do 2º CEB, e, posteriormente, numa turma do 3º ano de escolaridade, em contexto de 1º CEB. O facto de estas três turmas apresentarem características distintas e desafiadoras, implicaram a implementação de estratégias diversificadas e inovadoras, com o objetivo primordial de promover aprendizagens significativas por parte dos alunos. Este documento integra ainda uma componente investigativa, em formato de artigo científico, relativa a um projeto desenvolvido pela mestranda ao longo da PES, onde se procurou averiguar de que forma a construção de mapas conceptuais pelas crianças do 3º ano de escolaridade pode constituir uma boa estratégia para a compreensão de conteúdos de Estudo do Meio. Este processo formativo permitiu adquirir inúmeras aprendizagens para a construção da identidade docente, sendo que tal só foi possível com o auxmo e a experiência das professoras cooperantes, com as orientações dos professores supervisores e, ainda, com o trabalho desenvolvido em par pedagógico. Perante as exigências e os desafios que são colocados aos professores numa sociedade em constante evolução, e partindo do pressuposto de que aquilo que não nos desafia não nos transforma, a mestranda abraça esta profissão, ciente que a prática pedagógica exige uma constante transformação e aprendizagem.
- Do passado, para o presente e futuroPublication . Lopes, Pedro Miguel Reis da Silva; Silva, Sara AboimO presente relatório de estágio foi concebido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que se encontra integrada no 2.° ano do Mestrado em Ensino do 1.° Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.° CEB. Este documento pretende constituir uma base efetiva de exposição do trabalho desenvolvido pelo mestrando ao longo da unidade curricular em questão e consequente reflexão sobre o mesmo, potenciando-se assim uma melhoria futura das práticas pedagógicas. Ao longo deste relatório encontram-se assim, entre outros, alguns pressupostos teóricos e legais que estiveram subjacentes à ação do mestrando e apresentam uma elevada relevância na formação de docentes, seguidos das caracterizações dos contextos educativos, nos quais o mestrando implementou as suas regências. Seguidamente, é realizada uma exposição de uma seleção de algumas destas regências, com uma consequente reflexão sobre as mesmas. Potenciando a crença na investigação em educação, é apresentada a conceptualização, implementação e posterior apresentação e análise de dados e conclusões de um projeto de investigação desenvolvido pelo mestrando, no qual se pretendeu trabalhar junto de uma turma do 1.° CEB o tema da alimentação saudável. Para tal, utilizou-se a educação Science, Technology, Engineering, Arts, and Mathematics (STEAM), de modo a compreender como esta última pode potenciar as aprendizagens do tema em questão e consequente manifestação das mesmas em hábitos alimentares mais saudáveis. Em geral, o mestrando conseguiu interagir com contextos diversificados, lecionou aulas com recurso a diversos materiais e, novamente, refletiu sobre todo o trabalho desenvolvido. Subjacente a tudo isto, ocorreu uma identificação de alguns dos seus pontos fortes e, acima de tudo, pontos que deverá continuar a melhorar, numa perspetiva de evolução contante.
- A educação como luz que transforma vidas e o mundoPublication . Conceição, Mariana Ferreira Coelho; Barbot, AntónioO presente Relatório de Estágio (RE) emerge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), incorporada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB, apresentando-se como um passaporte para a viagem que conquista um sonho de criança, Ser Professora. O documento apresentado concede à mestranda a conclusão de um ciclo, atingindo o grau de mestre e, consequentemente, habilita-a ao mundo da docência, nas áreas mencionadas. Este, contempla uma análise reflexiva e construtivista, que procura espelhar o percurso da estudante no decorrer da PES, sustentada em pressupostos teóricos e legais que norteiam a prática docente, bem como os saberes científicos e pedagógicos mobilizados nesta caminhada evolutiva. O RE explana, ainda, alguns percursos didáticos desenvolvidos ao longo deste ano e as respetivas reflexões, potenciando um olhar atento, crítico e reflexivo da prática docente. Esta, decorreu em dois contextos, uma turma de 1º CEB e outra de 2º CEB, cada uma com as suas particularidades, existindo a necessidade de observar, atentamente, e de adequar estratégias e metodologias às necessidades e interesses dos alunos. Esta adaptação e constante cooperação ao longo do ciclo de supervisão, permitiu à mestranda um crescimento pessoal e profissional, bem como iniciar a construção da sua identidade, enquanto futura docente em permanente evolução. A componente investigativa, "Luz que Transforma: Forno Solar e Dessalinização", é parte integrante deste RE e foi desenvolvida ao longo desta jornada, assente nos seus quatro pilares: observação, planificação, ação e reflexão. Acreditando na investigação em educação como uma ferramenta que desencadeia a melhoria da qualidade do ensino, identificando e solucionando problemas, a mestranda procedeu ao desenvolvimento de um trabalho prático, baseado na investigação-ação. Este, compreendeu diferentes fases, objetivando valorizar o Estudo do Meio, através de metodologias e recursos inovadores como a abordagem CTSA, o TP e o forno solar, partindo de problemas reais, como a falta de água potável. A PES concedeu à mestranda a visão da (re)descoberta e transformação, como uma necessidade inerente ao processo educativo, considerando todo um processo de autodescoberta e transformação de professores e alunos na sua melhor versão, portadores de saberes, competências, capacidades, atitudes e valores para dar resposta aos desafios da sociedade atual. Deste modo, o documento intitula-se "A Educação como Luz que Transforma Vidas e o Mundo" refletindo a crença da mestranda na educação como ferramenta capaz de mudar vidas.
- Eles não sabem nem sonham, que a Educação comanda a Vida!Publication . Pereira, Andreia Filipa Mendes; Maia-Lima, Cláudia Manuela FerreiraO presente Relatório de Estágio surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Ao longo deste documento apresenta-se retratado o percurso formativo da mestranda, desenvolvido ao longo da prática profissional, tendo em consideração os pressupostos teóricos e legais, bem como os saberes científicos, pedagógicos e didáticos que sustentaram a mesma, possibilitando a construção de saberes profissionais, numa constante reflexão crítica sobre as suas práticas e opções tomadas, sem nunca esquecer as motivações que a conduziram a abraçar esta profissão. No decorrer da PES, a mestranda contactou com dois níveis educativos, o 1.º CEB e o 2.º CEB, o que permitiu uma visão contínua das diversas temáticas a abordar e dos métodos e estratégias utilizados, moldando-os a cada um dos contextos. O contacto com estes dois ciclos de ensino ocorreu em dois tipos de modalidade: Ensino Presencial e Ensino a Distância (E@D), obrigando a mestranda a inovar e adaptar-se a novas realidades, mantendo uma postura investigativa subjacente aos ciclos da metodologia de investigação-ação: observação, planificação, ação e reflexão, necessários para o desenvolvimento de práticas educativas consistentes e coerentes. A mestranda realizou, ainda, um projeto de investigação com características de investigação-ação, numa turma do 2.º ano de escolaridade, que incidiu, em particular, sobre a temática da localização e orientação no espaço, que surgiu das preocupações e inquietações da professora estagiária, em compreender a proveniência das várias dificuldades encontradas, neste mesmo tema, no decorrer da prática pedagógica
- Em cada obstáculo, uma nova motivação para continuarPublication . Araújo, Andreia Azevedo; Maia-Lima, CláudiaO presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, parte integrante do plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico e tem como objetivo espelhar o percurso formativo vivenciado pela mestranda. Este percurso recheado de dificuldades, desafios e conquistas constitui um processo de construção de conhecimentos e desenvolvimento de competências pessoais, profissionais e sociais, se que consideram fundamentais na construção da identidade profissional. Assim, ao longo deste documento será feita uma abordagem reflexiva das intervenções desenvolvidas em contexto educativo, assim como são apresentadas as metodologias e pressupostos teóricos e legais que sustentaram a prática da mestranda nos diferentes contextos onde a mesma decorreu. Toda esta prática possibilitou a construção e o amadurecimento de saberes profissionais. Para além das intervenções, o Relatório de Estágio apresenta uma dimensão investigativa que, inserida na prática educativa, teve como objetivo compreender a influência dos materiais manipuláveis na motivação para a aprendizagem na aula de Matemática. A prática educativa supervisionada afigura-se como um momento privilegiado que permitiu o desenvolvimento de capacidades de reflexão e investigação essenciais nas práticas futuras.
- Em construção...Publication . Rochete, Sara Batista; Silva, Sara Aboim daO presente relatório final foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Para além de permitir a habilitação profissional para a docência nas referidas áreas, este relatório tem por objetivo espelhar a ação e reflexão da prática educativa do último ano, evidenciando os pressupostos legais e teóricos de suporte à ação. A metodologia de investigação-ação enquadrou todo o caminho percorrido pela mestranda ao longo deste ano. Foi um percurso orientado pela observação, planificação, ação e reflexão de modo a desenvolver uma prática educativa contextualizada e significativa. Todos os passos percorridos e a cooperação entre os intervenientes no processo foram elementos-chave no crescimento pessoal e profissional da mestranda. Permitiram igualmente a adoção de uma atitude mais reflexiva e crítica relativamente às suas próprias aprendizagens, o que se acredita estar intimamente ligada à função do professor. O presente relatório de estágio apresenta, em primeiro lugar, o enquadramento teórico e legal relativo à profissionalidade docente no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e 2º CEB, seguido de uma caracterização do contexto educativo da PES e das respetivas reflexões da ação. Apresenta ainda o projeto de investigação desenvolvido numa turma de 5º ano que tem como foco de estudo a abordagem educativa Flipped Classroom na área das Ciências Naturais. O relatório termina com as considerações finais tecidas pela mestranda sobre a PES.
- O Ensinar e o Aprender. o desafio de ser professor hojePublication . Moura, Diana Raquel Pimenta de; Aboim, SaraO presente relatório de estágio foi concebido no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Este documento pretende constituir uma base efetiva de exposição do trabalho desenvolvido pela mestranda ao longo da unidade curricular em questão e consequente reflexão sobre o mesmo, potenciando-se uma melhoria futura das práticas pedagógicas. Ao longo deste RE encontram-se, entre outros, alguns pressupostos teóricos e legais que estiveram subjacentes à ação da mestranda e apresentam uma elevada relevância na formação de docentes, seguidos das caracterizações dos contextos educativos, nos quais a mestranda implementou as suas regências. Seguidamente, é realizada uma exposição de uma seleção de algumas destas regências, com uma consequente reflexão sobre as mesmas. No presente RE é apresentada a conceptualização, implementação e posterior apresentação e análise de dados e conclusões de um projeto de investigação desenvolvido pela mestranda, no qual se pretendeu trabalhar, junto de uma turma do 2.º CEB, diversos conteúdos das Ciências Naturais. Para tal, utilizou-se a educação Science, Technology, Engineering and Mathematics (STEM), de modo a compreender como esta última pode potenciar as aprendizagens dos conteúdos em questão, bem como a motivação dos alunos nas aulas da mesma disciplina. Em geral, a mestranda conseguiu interagir com contextos diversificados, lecionou aulas com recurso a diversos materiais e, novamente, refletiu sobre todo o trabalho desenvolvido. Subjacente a tudo isto, identificou alguns dos seus pontos fortes e, sobretudo, pontos que deverá continuar a melhorar, numa perspetiva de constante evolução.
- O futuro incerto da profissão certaPublication . Felícia, Leonel Filipe Baptista GuedesO presente relatório de estágio (RE) surge no âmbito da unidade curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB, conforme Decreto-lei 79/2014, de 14 de Maio. Tem como objetivo descrever e analisar critica e reflexivamente o processo da formação do mestrando durante a PES. Na elaboração deste RE, foram revisitados e mobilizados os pressupostos teóricos e legais que suportam a construção da profissionalidade docente, descritas e refletidas criticamente as práticas educativas que cresceram num ciclo da supervisão de observação, planificação, ação e reflexão, sendo que se valorizou a metodologia de investigação-ação no sentido da transformação das práticas com efeito nos saberes profissionais: científicos, pedagógicos e didáticos, técnicos e experienciais. O processo ocorreu num paradigma de c o construção de saberes com o par de formação, as professoras cooperantes e supervisores institucionais. Envolveu o contexto de Ensino do 1º CEB e de 2º CEB num Agrupamento de Escolas da zona limítrofe do Porto. Foram desenvolvidas regências no 1º CEB e no 2º CEB, um projeto de intervenção e um de investigação. Este último projeto pretendeu responder à questão: "De que modo a metodologia Happy Code permite desenvolver capacidades de resolução de problemas num ambiente gamificado?". Este mestrado pautou-se pelo rigor na área da docência e das didáticas contribuindo para a formação de um professor de duplo perfil que responde ao desafio do professor do século XXI.
- Na transformação de um professorPublication . Fernandes, Rita Correia Pinto; Rodrigues, Pedro; Barbot, AntónioO presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) que se encontra inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Este documento, além de permitir a habilitação para a docência nas áreas supracitadas, procura retratar a prática, a reflexão crítica e a transformação na ação concretizadas, pela mestranda, ao longo do ano letivo de 2020/2021. Ao longo deste documento será feita uma abordagem reflexiva das intervenções desenvolvidas nos dois ciclos de ensino. Nestes a mestranda teve a oportunidade de implementar diferentes estratégias e explorar os vários recursos, permitindo desta forma uma visão longitudinal dos contextos onde interveio. Serão apresentadas as metodologias e pressupostos teóricos e legais que sustentaram a prática da mestranda nos diferentes contextos onde a mesma decorreu. Toda esta prática possibilitou a construção da identidade profissional, amadurecimento e transformação dos saberes da mestranda, sendo de destacar o trabalho cooperativo existente entre todos os intervenientes do processo do ciclo de supervisão e de trabalho pedagógico. A dimensão investigativa presente neste documento potenciou na mestranda um aprofundamento do conhecimento científico e pedagógico sobre a abordagem STEAM e Robótica Educativa (RE). Esta investigação teve por base a plataforma e kits de Robótica Educativa da Lego Education WeDo 2.0 que serviram de mediadores e potenciadores da aprendizagem para um conteúdo curricular das Ciências Naturais do 2º CEB em ambiente não formal de aprendizagem levando ao incremento das competências descritas para o século XXI dos alunos participantes. A PES, ao possibilitar o contacto com diferentes contextos e desafios, conduziu a mestranda a verificar que a ação do professor é transformadora e continuará a ser influenciada pelas necessidades, interesses, experiências, conceções alternativas e ações das crianças, para assim, prepará-las para um futuro melhor, mais consciente e pleno de conhecimentos válidos surgindo, neste sentido, o título deste relatório – “Na Transformação de um Professor”.