Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Eles não sabem nem sonham, que a Educação comanda a Vida!

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_AndreiaPereira_2021.pdf9.17 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório de Estágio surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Ao longo deste documento apresenta-se retratado o percurso formativo da mestranda, desenvolvido ao longo da prática profissional, tendo em consideração os pressupostos teóricos e legais, bem como os saberes científicos, pedagógicos e didáticos que sustentaram a mesma, possibilitando a construção de saberes profissionais, numa constante reflexão crítica sobre as suas práticas e opções tomadas, sem nunca esquecer as motivações que a conduziram a abraçar esta profissão. No decorrer da PES, a mestranda contactou com dois níveis educativos, o 1.º CEB e o 2.º CEB, o que permitiu uma visão contínua das diversas temáticas a abordar e dos métodos e estratégias utilizados, moldando-os a cada um dos contextos. O contacto com estes dois ciclos de ensino ocorreu em dois tipos de modalidade: Ensino Presencial e Ensino a Distância (E@D), obrigando a mestranda a inovar e adaptar-se a novas realidades, mantendo uma postura investigativa subjacente aos ciclos da metodologia de investigação-ação: observação, planificação, ação e reflexão, necessários para o desenvolvimento de práticas educativas consistentes e coerentes. A mestranda realizou, ainda, um projeto de investigação com características de investigação-ação, numa turma do 2.º ano de escolaridade, que incidiu, em particular, sobre a temática da localização e orientação no espaço, que surgiu das preocupações e inquietações da professora estagiária, em compreender a proveniência das várias dificuldades encontradas, neste mesmo tema, no decorrer da prática pedagógica
This Internship Report appears within the scope of the Supervised Teaching Practice (PES) curricular unit, integrated in the Master's degree in Teaching of the 1st cycle of Basic Education (CEB) and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd CEB. Throughout this document, the training path of the master's student is portrayed, developed throughout professional practice, taking into account the theoretical and legal assumptions, as well as the scientific, pedagogical and didactic knowledge that sustained it, enabling the construction of professional knowledge, in a constant critical reflection on her practices and options taken, without ever forgetting the motivations that led her to embrace this profession. During the PES, the master's student contacted with two educational levels, the 1st CEB and the 2nd CEB, which allowed a continuous view of the various themes to be addressed and of the methods and strategies used, shaping them in each context. The contact with these two teaching cycles occurred in two types of modalities: Face-to-Face Teaching and Distance Learning (E@D), forcing the student to innovate and adapt to new realities, maintaining an investigative posture underlying the cycles of the action-research methodology: observation, planning, action and reflection, necessary for the development of consistent and coherent educational practices. The student also carried out a research project with characteristics of action research, in a class of the 2nd year of schooling, which focused, in particular, on the theme of location and orientation in space, which arose from the concerns and concerns of the trainee teacher, in understanding the origin of the various difficulties encountered, in this same theme, in the course of pedagogical practice

Description

Keywords

Prática de ensino supervisionada Ensino básico Investigação-ação Localização e orientação no espaço Supervised teaching practice Basic education Action research Location and orientation in space

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License