ESE - Escola Superior de Educação
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Browsing ESE - Escola Superior de Educação by Subject "1.º CEB"
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- De estação em estação, transforma-se a educação: o uso da metodologia de rotação por estações para o estudo da educação ambiental com alunos do 1.º CEBPublication . Almeida, Catarina; Vieira, Natacha; Dias Graça, Vânia GabrielaA metodologia ativa de Rotação por Estações promove a construção ativa do conhecimento, estimulando a autonomia e a participação dos alunos. Esta comunicação insere-se no projeto “Aprender com Respeito”, desenvolvido no âmbito da Prática Educativa Supervisionada numa turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A unidade de aprendizagem “Porque devemos respeitar os animais?” teve como objetivo sensibilizar os alunos para a educação ambiental e o respeito pelas espécies em vias de extinção, promovendo simultaneamente competências transversais. Organizaram-se quatro estações, cada uma com tarefas interdisciplinares e cognitivamente desafiantes: criação de slogans e cartazes, exploração musical, resolução de um puzzle lógico-matemático com planisfério e representação gráfica com proposta de ação concreta. Após a realização das tarefas, houve partilha coletiva e reflexão orientada. A investigação seguiu uma metodologia de investigação-ação, recorrendo à observação participante, registos reflexivos, trabalhos dos alunos e recursos audiovisuais. Os resultados evidenciam o aumento do interesse e motivação dos alunos, bem como o desenvolvimento de competências como a criatividade, cooperação, pensamento crítico e consciência ambiental. Este estudo reforça o potencial da Rotação por Estações como abordagem inovadora que responde aos desafios educativos atuais, promovendo aprendizagens significativas e interdisciplinares.
- Diálogos entre a Educação Histórica e o desenvolvimento do pensamento crítico: um estudo de caso com alunos do 1.º CEB e do 2.º CEBPublication . Graça, Vânia; Maia, CristinaA Educação Histórica apresenta-se como uma área potencializadora do desenvolvimento do pensamento histórico e crítico, através do trabalho com conceitos metahistóricos potenciados pela análise de diversas fontes históricas. Desta forma, trabalhar a multiperspetiva em História favorece o desenvolvimento do pensamento histórico social e crítico dos alunos, dado que um dos objetivos da mesma é formar indíviduos críticos, interventivos e conscientes na sociedade em que vivem. O presente estudo teve como intuito averiguar de que forma o ensino da História contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico, através do desenho de sequências didáticas. Trata-se de um estudo qualitativo, no qual se pretendeu estudar duas realidades educativas: uma turma do 3.º ano e uma turma de 6.º ano de um Agrupamento de escolas do Porto. Utilizaram-se vários instrumentos e técnicas de recolha de dados como grelhas de observação direta e focus group aos alunos. Para análise dos dados utilizaram-se as técnicas de análise da Grounded Theory. Os resultados permitem concluir que houve alterações no desempenho dos alunos ao nível do desenvolvimento do pensamento crítico, tendo contribuído para que estes compreendessem a importância da aprendizagem da História na formação de uma cidadania democrática.
- Do sentir ao saber: explorar as emoções através da pedagogia participativa com alunos do 1.º CEBPublication . Oliveira, Susana; Dias Graça, Vânia GabrielaA educação transforma-se ao longo do tempo. Os velhos paradigmas de ensino, de cariz tradicional, já não se encaixam mais nos cenários educativos atuais. Neste sentido, a pedagogia participativa é uma abordagem educativa que coloca o aluno no centro do seu processo de aprendizagem, valorizando a sua voz, experiências, interesses e participação ativa na construção do conhecimento. Este estudo foi desenvolvido no 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Prática Educativa Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para este artigo selecionou-se a unidade de aprendizagem cujo tema foi “A Cidade Sem Cor”, com enfoque no desenvolvimento de competências socioemocionais dos alunos. Optou-se pela metodologia de Investigação-Ação, recorrendo a diversos instrumentos e técnicas para a recolha de dados, entre os quais se destacam as narrativas reflexivas, as notas de observação e as produções realizadas pelos alunos. Em conclusão, esta experiência reforça a relevância do trabalho em sala de aula de competências de gestão emocional, como autoconhecimento, empatia e resiliência, que são pilares da inteligência emocional, promovendo um debate alargado sobre a integração de competências socioemocionais no currículo e fortalecendo uma cultura escolar colaborativa, inclusiva e crítica.
- Entre o Currículo e a Filosofia: possibilidades para o 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Duarte, Pedro; Diogo, Fernando; Guedes, António José; Fernandes, DáridaO 1.º ciclo do Ensino Básico está intimamente associado a uma ideia de gestão integrada do currículo (Alonso, 2002). A Filosofia para Crianças, enquanto proposta pedagógica que visa o desenvolvimento do pensamento das crianças, nas suas múltiplas dimensões, poderá assumir-se como um elemento potenciador dessa integração (Guedes & Duarte, 2015). Metodologicamente, optou-se por um estudo de caso, que contemplou um período de intervenção numa turma do 2.º ano, e face ao qual já se analisaram dados parciais (Duarte, Fernandes & Guedes, 2017). A recolha de dados assentou numa entrevista à docente titular, após terem sido desenvolvidas, na sua turma, doze sessões de Filosofia para Crianças (numa perspetiva de articulação/transversalidade curricular). Pretende-se, com este estudo, compreender, à luz da opinião de professor titular, as potencialidades da Filosofia para Crianças como componente curricular transversal naquele ciclo, de acordo com dois parâmetros: as práticas pedagógicas dos docentes e as aprendizagens dos alunos.
- A importância do meio local para o 1.º CEB: uma proposta criativaPublication . Maia, Cristina; Inácio, Ana Catarina; Férias, Ana RitaO objetivo desta comunicação prende-se com a importância do meio local na construção de aprendizagens significativas no âmbito das Ciências Humanas, procurando estruturar atividades que promovam o raciocínio e a criatividade dos alunos. Assim, será apresentada uma proposta de tarefas que abrange a temática das Profissões Tradicionais da cidade do Porto, tema possível de ser abordado no Bloco 2 – À Descoberta dos Outros e das Instituições–do Programa de Estudo do Meio para o 3.º ano de escolaridade de uma turma dessa mesma cidade.
- Incorporação da realidade aumentada em processos de aprendizagem ativa: desafios e olhares de professores estagiáriosPublication . Dias Graça, Vânia Gabriela; Quadros-Flores, PaulaA Realidade Aumentada (RA) promove a interação do mundo físico com o digital pela ação do interlocutor, pelo que pode ser potenciadora de uma aprendizagem ativa. O presente artigo está integrado no Projeto IFITIC “Inovar com TIC na Formação Inicial docente para promover a renovação metodológica na Educação Pré-escolar e no 1.º e 2.º CEB” e envolveu estudantes em situação de estágio em mestrados de ensino. Tem como objetivo geral perceber os contributos da incorporação de recursos da RA no contexto de metodologias ativas, no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), focando-se no design pedagógico da integração da ferramenta e no seu impacto na participação, motivação, resultados (saberes e competências), através da análise de quatro narrativas reflexivas dos professores estagiários. Trata-se de um estudo realizado numa turma de 1.º ano e duas de 3.º anos de escolaridade, de dois agrupamentos de escolas do distrito do Porto. Recorreu-se à metodologia qualitativa, mais especificamente à análise de conteúdo das narrativas reflexivas. Verificou-se que a integração da ferramenta na prática educativa desafiou os professores estagiários no domínio técnico e pedagógico, aumentou a participação da criança na construção da sua aprendizagem, a sua motivação e atenção, além de que fomentou o desenvolvimento de capacidades de literacia digital e outras competências para a formação do cidadão de amanhã.
- Navegar num mar de saberes: explorando o oceano com a metodologia de rotação por estações numa turma de 1.º CEBPublication . Gonçaves, Ana Catarina; Lopes, Daniela; Dias Graça, Vânia GabrielaO uso de metodologias ativas na educação traz inúmeras potencialidades para o processo de ensino-aprendizagem. Neste âmbito, a presente comunicação emerge do projeto de intervenção “Origens do mar: entre marés e memórias”, desenvolvido no 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Prática Educativa Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste artigo, destaca-se a unidade de aprendizagem subordinada à questão: “Qual a importância do mar?” em que se pretendeu sensibilizar os alunos para a relevância do mar, recorrendo à metodologia ativa de Rotação por Estações. A atividade foi organizada em quatro estações, integrando diferentes áreas do saber. A Investigação-Ação foi a metodologia de investigação selecionada e utilizaram-se vários instrumentos e técnicas de recolha de dados, nomeadamente as narrativas reflexivas, as notas de observação e as produções dos alunos. Os resultados evidenciaram um elevado envolvimento dos alunos e valorização do mar como património natural e cultural, potenciando aprendizagens ativas, significativas e interdisciplinares, bem como o desenvolvimento de competências de pensamento crítico, expressão oral e escrita, raciocínio lógico, criatividade e trabalho colaborativo. Conclui-se que a metodologia é uma estratégia eficaz, centrada no aluno, atenta à diversidade e adequada aos desafios da educação do século XXI.
- Potencialidades da utilização da metodologia ativa rotação por estações num ambiente educativo de 1.º CEBPublication . Catarina, Silva; Graça, VâniaA metodologia ativa Rotação por Estações apresenta inúmeras potencialidades no ensino e aprendizagem, pela combinação de espaços, ferramentas e estilos de aprendizagem que potenciam o desenvolvimento de cada aluno. O presente estudo surge no âmbito do projeto de intervenção “Um por todos, todos pelo Mundo!” desenvolvido numa turma do 3.º ano de escolaridade, no âmbito da Unidade Curricular da Prática Educativa Supervisionada, decorrente do Mestrado em EPE e Ensino do 1.º CEB. Foram desenvolvidas várias unidades de aprendizagem ao longo da PES, no entanto, para esta comunicação apresenta-se a unidade de aprendizagem: “Os direitos não se medem aos palmos!”. Tinha como intuito desenvolver competências transversais ao currículo, através desta metodologia ativa, compreendendo as suas potencialidades para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos e incentivar uma cidadania ativa e responsável, fomentando atitudes solidárias e interventivas na comunidade, com vista à gestão e resolução de conflitos. Optou-se por uma metodologia de investigação-ação e pela utilização de diferente técnicas e instrumentos de recolha de dados. Os resultados evidenciaram, por um lado, o interesse e motivação das crianças na construção ativa da sua aprendizagem pela combinação de diferentes ambientes de aprendizagem, e, por outro, potenciaram o desenvolvimento de competências de literacia digital no aluno e no professor estagiário.
- Relatório de estágioPublication . Cruz, Sofia Leão Aguiar Braga da; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, o presente relatório de estágio, requisito parcial para obtenção do grau de mestre, espelha o processo de desenvolvimento profissional da mestranda, nas unidades curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré-Escolar e Prática Pedagógica Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assim, realça o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais, relativas ao saber-agir ser e estar em contexto, fundamentadas num enquadramento teórico e legal conciso e exigente, sustentadas pela metodologia investigação-ação, recorrendo às estratégias de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão no sentido da transformação da prática letiva, melhorandoas. Nesta linha de pensamento, a mestranda construiu o seu perfil profissional, desenvolveu atitudes indagadoras e um pensamento crítico na, para e sobre sua a ação, articulando a teoria com a prática. Realça, ainda, que a colaboração com o par pedagógico, educadora/professora cooperante e supervisores institucional constituiu um forte contributo para a construção de representações daquilo que é ser educadora/professora do 1º CEB na atualidade. O relatório é, por si mesmo, um espaço de aprendizagem e reflete o início da construção da identidade profissional da futura educadora/professora.
- Relatório de EstágioPublication . Simões, Sara Daniela de Sousa; Marta, Maria Margarida Campos; Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosO presente relatório espelha o processo formativo tendo sido elaborado enquanto requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, conforme previsto no Complemento Regular Específico do Curso. Deste modo permitiu criar um momento de reflexão crítica e sistemática sobre a Prática Educativa Supervisionada que constituiu um ponto-chave no desenvolvimento pessoal e profissional e capacidade de articular teoria e prática. Sustentando este percurso formativo numa metodologia que se aproximou da Investigação-Ação, foi através das suas etapas inerentes de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão que a docente-estagiária agiu de modo intencional, segundo os interesses e necessidades das crianças dos diferentes contextos, e consequentemente transformou a sua prática num momento imprescindível de mobilização de conhecimentos, capacidades, competências e atitudes que a tornaram capaz para a profissão docente. A par disso, o processo supervisionado sustentado numa metodologia colaborativa permitiu a partilha de saberes e experiências que enriqueceu a pessoa e o profissional que sou. Neste contexto serão expostas potencialidades adquiridas e construídas, assim como limites, a desenvolver ao longo da vida.