ESE - Escola Superior de Educação
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- Relatório de Estágio de Vânia Sofia Paiva FortesPublication . Fortes, Vânia Sofia; Boal-Palheiros, GraçaEste Relatório de Estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Inclui o meu percurso e a minha evolução durante as Práticas Educativas I, II e III e um projeto de investigação relativo à “Prática Musical no Jardim de Infância”. O Relatório divide-se em três partes: primeiro, o “Guião de Observação da Prática Musical do Ensino Básico” onde há referência às Práticas Educativas abordando aspetos ligados às instalações da escola, equipamentos, projetos da escola e perfil dos alunos, entre outros; seguidamente uma análise e reflexão das Práticas Educativas abordando o repertório, fundamentação das escolhas feitas para as aulas e outras atividades, a recetividade e o progresso dos alunos; e por fim, o projeto de investigação, que consistiu num estudo exploratório, com o objetivo de compreender a importância da Música no Jardim de Infância, a ação do professor e o desenvolvimento musical das crianças focando a faixa etária dos 3 aos 5 anos de idade.
- Estudo das reacções do recém-nascido ao som de uma voz humana nas primeiras 48 horas de vida pós-partoPublication . Lopes-dos-Santos, Pedro; Sanches-Ferreira, Manuela; Ferreira Alves, José; Carmona, Carla; Leite, Cristiana PintoQuarenta bebés de termo (metade dos quais nascidos há menos de 24 horas e a outra metade tendo entre 24 e 48 horas de vida pós-parto) foram subme tidos a duas séries de apresentação do som de uma voz feminina. Cada série durava 24 segundos e o plano estava organizado de forma a que surgissem alternadamente em dois amplificadores situados um à direita e o outro à esquerda da cabeça dos sujeitos. As medidas foram colhidas por 3 observa dores de acordo com uma técnica que permitia a representação da sequência temporal de cada unidade de comportamento. Observou-se que o som da voz exerceu um efeito activador sobre a conduta dos bebés que no início da estimulação rcvrlaviun níveis baixos de activação e uma influência apazi guadora sobre os n ém-nasddos que manifestavam índices de activação mais elevados. Verificaram-se também respostas de orientação em direcção ao som e movimentos de abertura da boca provocados pela voz. Só os bebés com mais de 24 hora-; responderam ao estímulo sonoro através de compor tamentos de abertura dos olhos, e constatou-se que a probabilidade de ocor rência desta resposta foi superior após deslocações da cabeça orientadas para o som. A partír dos resultados, discute-se a importància do canal acústico nas interacções sociais entre o recém-nascido e o adulto; sustenta-se igualmente a existência precoce de uma estrutura de processamento central que articula entre si as informações provenientes das várias modalidades sensoriais.
- O Mundo da História 9Publication . Rothes, Luís; Cardoso, Fernando; António, MarinhoLivro escolar da disciplina de história para o nono ano do ensino básico
- Educação Musical no Ensino PreparatórioPublication . Boal-Palheiros, G.
- Rumos da Legislação Portuguesa do período de 1648-1660Publication . Maia, Cristina
- Comunicação, uma serie de ideias feitas e outras para refazerPublication . Baptista, Adriana
- O papel do supervisor no desenvolvimento do professor reflexivo. Estratégias de supervisãoPublication . Amaral, M. J.; Moreira, M. A.; Ribeiro, Deolinda
- Modelos e Estilos de Supervisão Facilitadores do Desenvolvimento de Educadores ReflexivosPublication . Ribeiro, Deolinda
- Clube de História 7Publication . Maia, Cristina; Neves, Pedro Almiro; Baptista, Dalila
- Os Uniformes Militares Portugueses na Regeneração 1851-1892Publication . Veludo, Sérgiohistoriografia militar em Portugal careceu durante muitos anos da abordagem científica das características que envolvem o complexo mundo dos uniformes militares. Estes passam para além da simples análise da forma, da cor e da simbologia, entram indubitavelmente na área das ciências sociais, no momento em que se começa a abordar a relação dinâmica homem/uniforme/arma.