Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Potencialidades da utilização da metodologia ativa rotação por estações num ambiente educativo de 1.º CEB

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CAPL_4_GraçaVânia_2023.pdf481.43 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A metodologia ativa Rotação por Estações apresenta inúmeras potencialidades no ensino e aprendizagem, pela combinação de espaços, ferramentas e estilos de aprendizagem que potenciam o desenvolvimento de cada aluno. O presente estudo surge no âmbito do projeto de intervenção “Um por todos, todos pelo Mundo!” desenvolvido numa turma do 3.º ano de escolaridade, no âmbito da Unidade Curricular da Prática Educativa Supervisionada, decorrente do Mestrado em EPE e Ensino do 1.º CEB. Foram desenvolvidas várias unidades de aprendizagem ao longo da PES, no entanto, para esta comunicação apresenta-se a unidade de aprendizagem: “Os direitos não se medem aos palmos!”. Tinha como intuito desenvolver competências transversais ao currículo, através desta metodologia ativa, compreendendo as suas potencialidades para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos e incentivar uma cidadania ativa e responsável, fomentando atitudes solidárias e interventivas na comunidade, com vista à gestão e resolução de conflitos. Optou-se por uma metodologia de investigação-ação e pela utilização de diferente técnicas e instrumentos de recolha de dados. Os resultados evidenciaram, por um lado, o interesse e motivação das crianças na construção ativa da sua aprendizagem pela combinação de diferentes ambientes de aprendizagem, e, por outro, potenciaram o desenvolvimento de competências de literacia digital no aluno e no professor estagiário.

Description

Keywords

Metodologia de Investigação-Ação Metodologia ativa Rotação por Estações Tecnologias digitais 1.º CEB Prática Educativa Supervisionada (PES)

Citation

Silva, C. & Graça, V. (2023). Potencialidades da utilização da metodologia ativa Rotação por Estações num ambiente educativo de 1.º CEB. In Santiago, A.; Gonçalves, A.; Marques, M. & Bento, M. (Eds.), Livro de atas do VII Encontro de Investigação e Práticas em Educação (pp. 176-188). Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra

CC License