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ESE - inED - Comunicações em eventos científicos

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  • A formação inicial de professores à luz de uma cultura digital: concepções e pistas para a construção de um webcurrículo
    Publication . Graça, Vânia; Gonzaga, Katia; Quadros-Flores, Paula
    A qualidade da formação inicial de professores representa um desafio atual, uma vez que a sua preparação exige saberes científicos, técnico e pedagógico do uso das tecnologias digitais, mas também a preparação das capacidades e habilidades pessoais e sociais do futuro professor para saber renovar as práticas educativas no sentido da Educação 5.0. Esse artigo pretende refletir, a partir de visões de estudantes de formação inicial de professores sobre o conceito de web currículo. Optou-se pelo inquérito por questionário para a recolha de dados sendo que procedeu-se à análise de conteúdo, considerando-a como ponto de partida a perspectiva de uma cultura digital. Numa primeira fase, apresentam-se as conceções de 23 professores em formação inicial de uma universidade portuguesa acerca do conceito de web currículo que nos permitiram afirmar que há necessidade (re)pensar o currículo de formação.
  • Potencialidades da utilização da metodologia ativa rotação por estações num ambiente educativo de 1.º CEB
    Publication . Catarina, Silva; Graça, Vânia
    A metodologia ativa Rotação por Estações apresenta inúmeras potencialidades no ensino e aprendizagem, pela combinação de espaços, ferramentas e estilos de aprendizagem que potenciam o desenvolvimento de cada aluno. O presente estudo surge no âmbito do projeto de intervenção “Um por todos, todos pelo Mundo!” desenvolvido numa turma do 3.º ano de escolaridade, no âmbito da Unidade Curricular da Prática Educativa Supervisionada, decorrente do Mestrado em EPE e Ensino do 1.º CEB. Foram desenvolvidas várias unidades de aprendizagem ao longo da PES, no entanto, para esta comunicação apresenta-se a unidade de aprendizagem: “Os direitos não se medem aos palmos!”. Tinha como intuito desenvolver competências transversais ao currículo, através desta metodologia ativa, compreendendo as suas potencialidades para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos e incentivar uma cidadania ativa e responsável, fomentando atitudes solidárias e interventivas na comunidade, com vista à gestão e resolução de conflitos. Optou-se por uma metodologia de investigação-ação e pela utilização de diferente técnicas e instrumentos de recolha de dados. Os resultados evidenciaram, por um lado, o interesse e motivação das crianças na construção ativa da sua aprendizagem pela combinação de diferentes ambientes de aprendizagem, e, por outro, potenciaram o desenvolvimento de competências de literacia digital no aluno e no professor estagiário.
  • A cidadania e a crise humanitária dos refugiados: dois percursos pedagógicos no 1.º CEB
    Publication . Graça, Vânia; Férias, Ana Rita
    Atualmente, os desafios colocados à escola exigem o desenvolvimento de competências que conduzam à compreensão da realidade. A área de Ciências Humanas e Sociais (CHS) contribui para a construção de um pensamento social e crítico quando se desenvolve um trabalho que contribua para a formação de uma cidadania democrática que prepare os alunos para as exigências da sociedade. A presente comunicação pretende refletir sobre práticas educativas realizadas em contexto educativo público, com duas turmas do 3.º ano de escolaridade, no âmbito da Prática Educativa Supervisionada na formação inicial de professores, recorrendo à metodologia de investigação-ação. Deste modo, a partir de projetos de intervenção desenvolvidos foram selecionados dois percursos didáticos acerca da temática dos Refugiados, no âmbito da área das CHS, em que se promoveram diferentes ambientes de aprendizagem, assentes na articulação curricular, com recurso à tecnologia digital, combinando não só diferentes recursos e estratégias, mas também parcerias com instituições nacionais e internacionais. Optou-se por seguir uma metodologia qualitativa, através da análise do conteúdo dos Relatórios de Estágio no qual estas práticas se inserem. Os resultados indicam que estas práticas educativas potenciaram situações de empatia, em que os alunos se colocavam no lugar do outro, compreendendo as suas motivações e dificuldades, e incentivando uma cidadania ativa e responsável, fomentando atitudes solidárias e interventivas na comunidade.
  • Sensos-e: The potential and challenges of a multimedia journal of research in education
    Publication . Silva, Maria João; Silva, Armando; Pinto, José Alexandre; Barros, Sílvia; Pessanha, Manuela; et al.
  • Evaluation of early childhood education quality across Europe
    Publication . Grammatikopoulos, Vasilis; Gregoriadis, Athanasios; Liukkonen, Jarmo; Zachopoulou, Evridiki; Gamelas, Ana Madalena; Leal, Teresa; Pessanha, Manuela; Barros, Sílvia
    The aim of the current study was to present the initial results of the evaluation of early childhood education (ECE) quality in six European countries. This study discusses various aspects of the ECE quality in different educational systems. Such comparisons can create a fertile ground for communication and collaboration among the educational communities of different European countries and promote open education. Implications and future recommendations are also discussed.
  • Comparing aspects of the process quality in six european early childhood educational settings
    Publication . Zachopoulou, Evidriki; Grammatikopoulos, Vasilius; Gregoriadis, Athanasios; Gamelas, Ana Madalena; Leal, Teresa; Pessanha, Manuela; et al.
    The European project ‘Early Change’ (http://earlychange.teithe.gr) attempts to evaluate the quality of early childhood education (ECE) environments of six European countries, Greece, Portugal, Finland, Denmark, Cyprus and Romania. The purpose of this paper is to compare the level of two dimensions of the process quality of these environments a) Space & Furnishings, and b) Personal Care Routines. Theorists, practitioners and researchers agree that in order to provide qualitative education to young children, one of the basic needs of all children must be met; that need is the protection of their health and their safety. A high quality early childhood education program must contain a safe and stimulating environment for the child (Lindsey, 1998). Such an environment includes indoor space, outdoor space, furniture, and room arrangement, and it is considered an integral part of a high quality early childhood program. 117 early educators from the six participating countries attended the training seminars about the evaluation of ECE quality using the Early Childhood Environmental Rating Scale-R (ECERS-R). The trained educators evaluated the 8 indicators of the subscale ‘space & furnishings’ and the six indicators of the subscale ‘personal care routines’ in approximately 600 early childhood classrooms from six European countries. The results of this study highlight the similarities and differences concerning the specific dimensions of the process quality of ECE environments in six European countries, and reflect the diversity of ECE environment across these countries. The findings of this study may provide a valuable insight to researchers and educational policy makers for an enhanced understanding of the cultural diversities and the strengthening of the common values and targets of the European Union.
  • Influência da qualidade dos contextos de socialização no desenvolvimento das crianças
    Publication . Pessanha, Manuela; Bairrão, Joaquim
    Partindo do estudo dos contextos de socialização, família e creche, em que se processava o desenvolvimento de 120 crianças residentes no Distrito do Porto, o objectivo principal deste trabalho foi o de examinar a influência da qualidade destes contextos no desenvolvimento cognitivo, social e de linguagem destas crianças. Os resultados obtidos evidenciaram a existência de efeitos, pequenos a moderados, da qualidade do ambiente familiar no desenvolvimento das crianças estudadas apontando, também, para a ausência de influências significativas da qualidade das creches participantes nos seus resultados desenvolvimentais.
  • Virtual reality and associated technologies in disability research and intervention
    Publication . Lopes-dos-Santos, Pedro; Silveira-Maia, Mónica; Tavares, Ana; Santos, Miguel Augusto; Sanches-Ferreira, Manuela
    This paper concerns the application of virtual reality and associated technologies (VRAT) in the disability research and intervention field. By reviewing a 144 studies presented at the International Conference Series on Disability, Virtual Reality and Associated Technologies (1996-2006), our analytic work examine the underlying conceptual frameworks of disability and methodological rationales used in selected papers. In the last 15 years, there was a paradigmatic shift from the medical to the biopsychosocial model of disability. Yet, our analyses indicate that such shift is not clearly reflected in the way VRAT have been addressing disability issues. The present manuscript offers recommendations regarding definition of goals, methodological procedures, and assessment rationales in order to stimulate discussions on how the use of VRAT can be improved in the field of disability research and practice