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Authors
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Abstract(s)
Atualmente, os desafios colocados à escola exigem o desenvolvimento de competências que conduzam à
compreensão da realidade. A área de Ciências Humanas e Sociais (CHS) contribui para a construção de um pensamento social e crítico quando se desenvolve um trabalho que contribua para a formação de uma
cidadania democrática que prepare os alunos para as exigências da sociedade. A presente comunicação
pretende refletir sobre práticas educativas realizadas em contexto educativo público, com duas turmas do 3.º ano de escolaridade, no âmbito da Prática Educativa Supervisionada na formação inicial de professores, recorrendo à metodologia de investigação-ação. Deste modo, a partir de projetos de intervenção desenvolvidos foram selecionados dois percursos didáticos acerca da temática dos Refugiados, no âmbito da área das CHS, em que se promoveram diferentes ambientes de aprendizagem, assentes na articulação
curricular, com recurso à tecnologia digital, combinando não só diferentes recursos e estratégias, mas
também parcerias com instituições nacionais e internacionais. Optou-se por seguir uma metodologia
qualitativa, através da análise do conteúdo dos Relatórios de Estágio no qual estas práticas se inserem. Os
resultados indicam que estas práticas educativas potenciaram situações de empatia, em que os alunos se
colocavam no lugar do outro, compreendendo as suas motivações e dificuldades, e incentivando uma
cidadania ativa e responsável, fomentando atitudes solidárias e interventivas na comunidade.
Description
Keywords
Cidadania Ciências Humanas e Sociais Formação Inicial de Professores Prática Educativa Supervisionada (PES) Refugiados
Citation
Graça, V. & Férias, A.R. (2023). A Cidadania e a crise humanitária dos refugiados: dois percursos pedagógicos no 1.º CEB. In Santiago, A.; Gonçalves, A.; Marques, M. & Bento, M. (Eds.), Livro de atas do VII Encontro de Investigação e Práticas em Educação (pp. 103-115). Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra.
Publisher
Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra