Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A cidadania e a crise humanitária dos refugiados: dois percursos pedagógicos no 1.º CEB

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CAPL_5_GraçaVânia_2023.pdf496.36 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Atualmente, os desafios colocados à escola exigem o desenvolvimento de competências que conduzam à compreensão da realidade. A área de Ciências Humanas e Sociais (CHS) contribui para a construção de um pensamento social e crítico quando se desenvolve um trabalho que contribua para a formação de uma cidadania democrática que prepare os alunos para as exigências da sociedade. A presente comunicação pretende refletir sobre práticas educativas realizadas em contexto educativo público, com duas turmas do 3.º ano de escolaridade, no âmbito da Prática Educativa Supervisionada na formação inicial de professores, recorrendo à metodologia de investigação-ação. Deste modo, a partir de projetos de intervenção desenvolvidos foram selecionados dois percursos didáticos acerca da temática dos Refugiados, no âmbito da área das CHS, em que se promoveram diferentes ambientes de aprendizagem, assentes na articulação curricular, com recurso à tecnologia digital, combinando não só diferentes recursos e estratégias, mas também parcerias com instituições nacionais e internacionais. Optou-se por seguir uma metodologia qualitativa, através da análise do conteúdo dos Relatórios de Estágio no qual estas práticas se inserem. Os resultados indicam que estas práticas educativas potenciaram situações de empatia, em que os alunos se colocavam no lugar do outro, compreendendo as suas motivações e dificuldades, e incentivando uma cidadania ativa e responsável, fomentando atitudes solidárias e interventivas na comunidade.

Description

Keywords

Cidadania Ciências Humanas e Sociais Formação Inicial de Professores Prática Educativa Supervisionada (PES) Refugiados

Citation

Graça, V. & Férias, A.R. (2023). A Cidadania e a crise humanitária dos refugiados: dois percursos pedagógicos no 1.º CEB. In Santiago, A.; Gonçalves, A.; Marques, M. & Bento, M. (Eds.), Livro de atas do VII Encontro de Investigação e Práticas em Educação (pp. 103-115). Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra

CC License