Repository logo
 
Publication

A cidadania e a crise humanitária dos refugiados: dois percursos pedagógicos no 1.º CEB

dc.contributor.authorGraça, Vânia
dc.contributor.authorFérias, Ana Rita
dc.date.accessioned2024-09-03T13:01:58Z
dc.date.available2024-09-03T13:01:58Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractAtualmente, os desafios colocados à escola exigem o desenvolvimento de competências que conduzam à compreensão da realidade. A área de Ciências Humanas e Sociais (CHS) contribui para a construção de um pensamento social e crítico quando se desenvolve um trabalho que contribua para a formação de uma cidadania democrática que prepare os alunos para as exigências da sociedade. A presente comunicação pretende refletir sobre práticas educativas realizadas em contexto educativo público, com duas turmas do 3.º ano de escolaridade, no âmbito da Prática Educativa Supervisionada na formação inicial de professores, recorrendo à metodologia de investigação-ação. Deste modo, a partir de projetos de intervenção desenvolvidos foram selecionados dois percursos didáticos acerca da temática dos Refugiados, no âmbito da área das CHS, em que se promoveram diferentes ambientes de aprendizagem, assentes na articulação curricular, com recurso à tecnologia digital, combinando não só diferentes recursos e estratégias, mas também parcerias com instituições nacionais e internacionais. Optou-se por seguir uma metodologia qualitativa, através da análise do conteúdo dos Relatórios de Estágio no qual estas práticas se inserem. Os resultados indicam que estas práticas educativas potenciaram situações de empatia, em que os alunos se colocavam no lugar do outro, compreendendo as suas motivações e dificuldades, e incentivando uma cidadania ativa e responsável, fomentando atitudes solidárias e interventivas na comunidade.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGraça, V. & Férias, A.R. (2023). A Cidadania e a crise humanitária dos refugiados: dois percursos pedagógicos no 1.º CEB. In Santiago, A.; Gonçalves, A.; Marques, M. & Bento, M. (Eds.), Livro de atas do VII Encontro de Investigação e Práticas em Educação (pp. 103-115). Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25889
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação do Politécnico de Coimbrapt_PT
dc.subjectCidadaniapt_PT
dc.subjectCiências Humanas e Sociaispt_PT
dc.subjectFormação Inicial de Professorespt_PT
dc.subjectPrática Educativa Supervisionada (PES)pt_PT
dc.subjectRefugiadospt_PT
dc.titleA cidadania e a crise humanitária dos refugiados: dois percursos pedagógicos no 1.º CEBpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEscola Superior de Educação do Politécnico de Coimbrapt_PT
oaire.citation.endPage115pt_PT
oaire.citation.startPage103pt_PT
oaire.citation.titleVII Encontro de Investigação e Práticas em Educaçãopt_PT
person.familyNameDias Graça
person.givenNameVânia Gabriela
person.identifier.ciencia-id471C-80B5-4DB0
person.identifier.orcid0000-0002-7000-7211
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationfc043b2e-d808-47aa-940a-3a7d80cf30df
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfc043b2e-d808-47aa-940a-3a7d80cf30df

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
CAPL_5_GraçaVânia_2023.pdf
Size:
496.36 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: