Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
276.45 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A qualidade da formação inicial de professores representa um desafio atual, uma vez
que a sua preparação exige saberes científicos, técnico e pedagógico do uso das tecnologias
digitais, mas também a preparação das capacidades e habilidades pessoais e sociais do futuro
professor para saber renovar as práticas educativas no sentido da Educação 5.0. Esse artigo
pretende refletir, a partir de visões de estudantes de formação inicial de professores sobre o
conceito de web currículo. Optou-se pelo inquérito por questionário para a recolha de dados sendo
que procedeu-se à análise de conteúdo, considerando-a como ponto de partida a perspectiva de
uma cultura digital. Numa primeira fase, apresentam-se as conceções de 23 professores em
formação inicial de uma universidade portuguesa acerca do conceito de web currículo que nos
permitiram afirmar que há necessidade (re)pensar o currículo de formação.
Description
Keywords
Formação inicial docente Tecnologia Web currículo Cultura digital
Citation
Graça V., Gonzaga K., & Quadros-Flores P. (2023). A formação inicial de professores à luz de uma cultura digital: concepções e pistas para a construção de um webcurrículo. In Bianconcini de Almeida, M. E. (Coord.), Atas do VIII Seminário Internacional Web Currículo: espaços, tempos e contextos híbridos (pp. 1-10). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Publisher
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo