Repository logo
 
Publication

A formação inicial de professores à luz de uma cultura digital: concepções e pistas para a construção de um webcurrículo

dc.contributor.authorGraça, Vânia
dc.contributor.authorGonzaga, Katia
dc.contributor.authorQuadros-Flores, Paula
dc.date.accessioned2024-09-05T10:34:15Z
dc.date.available2024-09-05T10:34:15Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractA qualidade da formação inicial de professores representa um desafio atual, uma vez que a sua preparação exige saberes científicos, técnico e pedagógico do uso das tecnologias digitais, mas também a preparação das capacidades e habilidades pessoais e sociais do futuro professor para saber renovar as práticas educativas no sentido da Educação 5.0. Esse artigo pretende refletir, a partir de visões de estudantes de formação inicial de professores sobre o conceito de web currículo. Optou-se pelo inquérito por questionário para a recolha de dados sendo que procedeu-se à análise de conteúdo, considerando-a como ponto de partida a perspectiva de uma cultura digital. Numa primeira fase, apresentam-se as conceções de 23 professores em formação inicial de uma universidade portuguesa acerca do conceito de web currículo que nos permitiram afirmar que há necessidade (re)pensar o currículo de formação.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGraça V., Gonzaga K., & Quadros-Flores P. (2023). A formação inicial de professores à luz de uma cultura digital: concepções e pistas para a construção de um webcurrículo. In Bianconcini de Almeida, M. E. (Coord.), Atas do VIII Seminário Internacional Web Currículo: espaços, tempos e contextos híbridos (pp. 1-10). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25914
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_PT
dc.subjectFormação inicial docentept_PT
dc.subjectTecnologiapt_PT
dc.subjectWeb currículopt_PT
dc.subjectCultura digitalpt_PT
dc.titleA formação inicial de professores à luz de uma cultura digital: concepções e pistas para a construção de um webcurrículopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSão Paulopt_PT
oaire.citation.endPage10pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleAtas do VIII Seminário Internacional Web Currículo: espaços, tempos e contextos híbridospt_PT
person.familyNameDias Graça
person.familyNamePereira Gonzaga
person.familyNameQuadros-Flores
person.givenNameVânia Gabriela
person.givenNameKatia Valeria
person.givenNamePaula
person.identifier.ciencia-id471C-80B5-4DB0
person.identifier.ciencia-id9011-77BB-BABE
person.identifier.ciencia-id1C17-4863-7623
person.identifier.orcid0000-0002-7000-7211
person.identifier.orcid0000-0001-8351-9614
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationfc043b2e-d808-47aa-940a-3a7d80cf30df
relation.isAuthorOfPublication4c883869-304e-4479-8a44-dae44b1026d5
relation.isAuthorOfPublication61827e33-ea3b-48c2-b706-e2f2766af498
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery61827e33-ea3b-48c2-b706-e2f2766af498

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ART_GraçaVânia_2023.pdf
Size:
276.45 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: