Publication
A formação inicial de professores à luz de uma cultura digital: concepções e pistas para a construção de um webcurrículo
dc.contributor.author | Graça, Vânia | |
dc.contributor.author | Gonzaga, Katia | |
dc.contributor.author | Quadros-Flores, Paula | |
dc.date.accessioned | 2024-09-05T10:34:15Z | |
dc.date.available | 2024-09-05T10:34:15Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | A qualidade da formação inicial de professores representa um desafio atual, uma vez que a sua preparação exige saberes científicos, técnico e pedagógico do uso das tecnologias digitais, mas também a preparação das capacidades e habilidades pessoais e sociais do futuro professor para saber renovar as práticas educativas no sentido da Educação 5.0. Esse artigo pretende refletir, a partir de visões de estudantes de formação inicial de professores sobre o conceito de web currículo. Optou-se pelo inquérito por questionário para a recolha de dados sendo que procedeu-se à análise de conteúdo, considerando-a como ponto de partida a perspectiva de uma cultura digital. Numa primeira fase, apresentam-se as conceções de 23 professores em formação inicial de uma universidade portuguesa acerca do conceito de web currículo que nos permitiram afirmar que há necessidade (re)pensar o currículo de formação. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Graça V., Gonzaga K., & Quadros-Flores P. (2023). A formação inicial de professores à luz de uma cultura digital: concepções e pistas para a construção de um webcurrículo. In Bianconcini de Almeida, M. E. (Coord.), Atas do VIII Seminário Internacional Web Currículo: espaços, tempos e contextos híbridos (pp. 1-10). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/25914 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_PT |
dc.subject | Formação inicial docente | pt_PT |
dc.subject | Tecnologia | pt_PT |
dc.subject | Web currículo | pt_PT |
dc.subject | Cultura digital | pt_PT |
dc.title | A formação inicial de professores à luz de uma cultura digital: concepções e pistas para a construção de um webcurrículo | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | São Paulo | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 10 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas do VIII Seminário Internacional Web Currículo: espaços, tempos e contextos híbridos | pt_PT |
person.familyName | Dias Graça | |
person.familyName | Pereira Gonzaga | |
person.familyName | Quadros-Flores | |
person.givenName | Vânia Gabriela | |
person.givenName | Katia Valeria | |
person.givenName | Paula | |
person.identifier.ciencia-id | 471C-80B5-4DB0 | |
person.identifier.ciencia-id | 9011-77BB-BABE | |
person.identifier.ciencia-id | 1C17-4863-7623 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7000-7211 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8351-9614 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | fc043b2e-d808-47aa-940a-3a7d80cf30df | |
relation.isAuthorOfPublication | 4c883869-304e-4479-8a44-dae44b1026d5 | |
relation.isAuthorOfPublication | 61827e33-ea3b-48c2-b706-e2f2766af498 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 61827e33-ea3b-48c2-b706-e2f2766af498 |