Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Quadros-Flores, Paula

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • A formação inicial de professores à luz de uma cultura digital: concepções e pistas para a construção de um webcurrículo
    Publication . Graça, Vânia; Gonzaga, Katia; Quadros-Flores, Paula
    A qualidade da formação inicial de professores representa um desafio atual, uma vez que a sua preparação exige saberes científicos, técnico e pedagógico do uso das tecnologias digitais, mas também a preparação das capacidades e habilidades pessoais e sociais do futuro professor para saber renovar as práticas educativas no sentido da Educação 5.0. Esse artigo pretende refletir, a partir de visões de estudantes de formação inicial de professores sobre o conceito de web currículo. Optou-se pelo inquérito por questionário para a recolha de dados sendo que procedeu-se à análise de conteúdo, considerando-a como ponto de partida a perspectiva de uma cultura digital. Numa primeira fase, apresentam-se as conceções de 23 professores em formação inicial de uma universidade portuguesa acerca do conceito de web currículo que nos permitiram afirmar que há necessidade (re)pensar o currículo de formação.
  • Incorporação da realidade aumentada em processos de aprendizagem ativa: desafios e olhares de professores estagiários
    Publication . Dias Graça, Vânia Gabriela; Quadros-Flores, Paula
    A Realidade Aumentada (RA) promove a interação do mundo físico com o digital pela ação do interlocutor, pelo que pode ser potenciadora de uma aprendizagem ativa. O presente artigo está integrado no Projeto IFITIC “Inovar com TIC na Formação Inicial docente para promover a renovação metodológica na Educação Pré-escolar e no 1.º e 2.º CEB” e envolveu estudantes em situação de estágio em mestrados de ensino. Tem como objetivo geral perceber os contributos da incorporação de recursos da RA no contexto de metodologias ativas, no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), focando-se no design pedagógico da integração da ferramenta e no seu impacto na participação, motivação, resultados (saberes e competências), através da análise de quatro narrativas reflexivas dos professores estagiários. Trata-se de um estudo realizado numa turma de 1.º ano e duas de 3.º anos de escolaridade, de dois agrupamentos de escolas do distrito do Porto. Recorreu-se à metodologia qualitativa, mais especificamente à análise de conteúdo das narrativas reflexivas. Verificou-se que a integração da ferramenta na prática educativa desafiou os professores estagiários no domínio técnico e pedagógico, aumentou a participação da criança na construção da sua aprendizagem, a sua motivação e atenção, além de que fomentou o desenvolvimento de capacidades de literacia digital e outras competências para a formação do cidadão de amanhã.
  • A cultura e metodologia maker na formação de professores: uma proposta criativa, interdisciplinar, inovadora, sustentável e inclusiva
    Publication . Gonzaga, Katia; Graça, Vânia; Quadros-Flores, Paula
    Cabe à Universidade e à Escola, enquanto instituições de formação inicial e contínuada de professores, repensar as formas de ensinar e aprender, potencializando um movimento de inovação pedagógica da nova geração, para compreender e superar os desafios e problemas locais e globais. Neste sentido esse estudo tem como objetivo trazer reflexões sobre a prática da cultura maker, como ferramenta e pedagogia do movimento de inovação pedagógica, contribuindo para a resolução de problemas societais, na perspectiva sustentável, como propõe a Educação 5.0. A metodologia utilizada foi a teórica bibliográfica com revisão narrativa (Rother, 2007), cuja análise da literatura, é da interpretação crítica pessoal das autoras, a partir de seus repertórios investigativos e práticos. O estudo permitiu concluir que a cultura e metodologia maker, enquanto abordagem educativa, pode apoiar a mudança pedagógica que tanto se busca no sentido de um currículo humanista, visando a aprendizagem criativa, ativa, interativa, inovadora, interdisciplinar, inclusiva, equitativa, sustentável e no sentido de habilidades, atitudes e valores.