Repository logo
 
Publication

Potencialidades da utilização da metodologia ativa rotação por estações num ambiente educativo de 1.º CEB

dc.contributor.authorCatarina, Silva
dc.contributor.authorGraça, Vânia
dc.date.accessioned2024-09-04T15:58:23Z
dc.date.available2024-09-04T15:58:23Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractA metodologia ativa Rotação por Estações apresenta inúmeras potencialidades no ensino e aprendizagem, pela combinação de espaços, ferramentas e estilos de aprendizagem que potenciam o desenvolvimento de cada aluno. O presente estudo surge no âmbito do projeto de intervenção “Um por todos, todos pelo Mundo!” desenvolvido numa turma do 3.º ano de escolaridade, no âmbito da Unidade Curricular da Prática Educativa Supervisionada, decorrente do Mestrado em EPE e Ensino do 1.º CEB. Foram desenvolvidas várias unidades de aprendizagem ao longo da PES, no entanto, para esta comunicação apresenta-se a unidade de aprendizagem: “Os direitos não se medem aos palmos!”. Tinha como intuito desenvolver competências transversais ao currículo, através desta metodologia ativa, compreendendo as suas potencialidades para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos e incentivar uma cidadania ativa e responsável, fomentando atitudes solidárias e interventivas na comunidade, com vista à gestão e resolução de conflitos. Optou-se por uma metodologia de investigação-ação e pela utilização de diferente técnicas e instrumentos de recolha de dados. Os resultados evidenciaram, por um lado, o interesse e motivação das crianças na construção ativa da sua aprendizagem pela combinação de diferentes ambientes de aprendizagem, e, por outro, potenciaram o desenvolvimento de competências de literacia digital no aluno e no professor estagiário.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSilva, C. & Graça, V. (2023). Potencialidades da utilização da metodologia ativa Rotação por Estações num ambiente educativo de 1.º CEB. In Santiago, A.; Gonçalves, A.; Marques, M. & Bento, M. (Eds.), Livro de atas do VII Encontro de Investigação e Práticas em Educação (pp. 176-188). Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25906
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação do Politécnico de Coimbrapt_PT
dc.subjectMetodologia de Investigação-Açãopt_PT
dc.subjectMetodologia ativa Rotação por Estaçõespt_PT
dc.subjectTecnologias digitaispt_PT
dc.subject1.º CEBpt_PT
dc.subjectPrática Educativa Supervisionada (PES)pt_PT
dc.titlePotencialidades da utilização da metodologia ativa rotação por estações num ambiente educativo de 1.º CEBpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEscola Superior de Educação do Politécnico de Coimbrapt_PT
oaire.citation.endPage188pt_PT
oaire.citation.startPage176pt_PT
oaire.citation.titleVII Encontro de Investigação e Práticas em Educaçãopt_PT
person.familyNameDias Graça
person.givenNameVânia Gabriela
person.identifier.ciencia-id471C-80B5-4DB0
person.identifier.orcid0000-0002-7000-7211
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationfc043b2e-d808-47aa-940a-3a7d80cf30df
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfc043b2e-d808-47aa-940a-3a7d80cf30df

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
CAPL_4_GraçaVânia_2023.pdf
Size:
481.43 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: