ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Ação Psicossocial em Contexto de Risco
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Browsing ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Ação Psicossocial em Contexto de Risco by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- Existir sem ser vistoPublication . Castro, Ana Catarina Oliveira; Carvalho, HelenaNo presente relatório intitulado "Existir sem ser visto" será apresentado um projeto de intervenção social, desenvolvido num Centro de Dia, cuja finalidade visa contrariar processos de isolamento e desempoderamento, promovendo o fortalecimento de interações sociais, a participação e a valorização pessoal. Neste projeto identificaram-se os seguintes problemas: sentimento de solidão; baixa autoestima e pouca valorização pessoal; práticas profissionais desajustadas e condições de vida inadequadas e não dignificantes. Com base nestes problemas, definiram-se quatro objetivos gerais: minimizar o sentimento de solidão através do fortalecimento das relações sociais; promover sentimentos de autoconfiança e de valorização pessoal; promover uma prática reflexiva dos profissionais da instituição; e promover o bem-estar do Sr. Manuel através de um acompanhamento psicossocial individualizado. Para alcançar os objetivos definidos, foram desenvolvidas duas ações distintas: "(Re)Pensar, (Re)Criar e Evocar" (Ação 1) e "Ao Encontro do Outro" (Ação 2). A Ação 1 "(Re)Pensar, (Re)Criar e Evocar" focou-se no grupo de pessoas idosas e na equipa técnica, visando repensar as práticas institucionais e desenvolver novas abordagens de intervenção, evocando memórias valorizando vivências e o conhecimento dos participantes. Já a Ação 2 "Ao Encontro o Outro", resultou do desenvolvimento de uma intervenção psicossocial desenvolvida com uma pessoa do Centro de Dia, o Sr. Manuel e visou contraria o processo de exclusão e de isolamento em que se encontrava. Este projeto seguiu a metodologia de investigação-ação participativa, envolvendo ativamente os participantes no seu desenvolvimento, tornando-os protagonistas da sua própria transformação social e pessoal.
- Luz, cor, amor, ação: navegando pelos tesouros das vozes do bairro. Um projeto de Educação e Intervenção Social com crianças moradoras de bairros de habitação socialPublication . Carvalho, Catarina Quintas de; Bertão, AnaO Projeto "Luz, cor, amor, ação: navegando pelos tesouros das vozes do bairro" foi desenvolvido em bairros de habitação social de uma União de Freguesias do Porto e contou com a participação das crianças moradoras e da comunidade educativa das escolas destes bairros. Este projeto teve como finalidade: alterar as representações que existem sobre moradores/as de bairros de habitação social, dando espaço à participação das crianças neste processo. Para que tal fosse possível, foram desenhados dois objetivos gerais: 1) estimular a participação ativa das crianças, enquanto agentes de mudança das suas realidades; 2) promover espaços dialógicos positivos entre as crianças, a escola e a comunidade, com vista à diminuição da exclusão social. Para alcançar estes objetivos, foram desenvolvidas duas ações: "As vozes do bairro", que visou trabalhar dinâmicas de participação das crianças no que concerne à desconstrução do estigma que incide sobre elas; e "A conversar é que se aprende", com o intuito de potenciar o diálogo como ferramenta de intervenção social refletindo juntos dos/as docentes dos JI/EB1. Com o desenvolvimento destas ações foi possível notar alguns avanços significativos na desconstrução de estereótipos, na criação de laços afetivos entre a escola e a comunidade e na valorização das experiências de cada criança. Importa salientar que o projeto se alicerçou na metodologia de Investigação-Ação Participativa, numa perspetiva colaborativa e participativa, que teve por base os diálogos, as relações, os saberes, os sonhos, as reflexões e os talentos das pessoas para o centro da co construção do projeto.
- "(Re)significar" um projeto de intervenção social em contexto de acolhimento residencial de jovensPublication . Silva, Renato Manuel Neves; Bertão, AnaO acolhimento residencial é uma resposta de colocação extrafamiliar que visa assegurar a proteção das crianças e jovens, promovendo o seu bem-estar e desenvolvimento integral. Assim, esta medida deverá oferecer à criança ou jovem um ambiente protegido onde a mesma possa adquirir e/ ou desenvolver competências de forma a lidarem com os vários desafios desenvolvimentais. Este percurso é feito junto de adultos que se assumem como figuras significativas na vida destes jovens, que, muitas vezes, colmatam uma grande carência emocional e afetiva sentida pelos mesmos. O acolhimento residencial é, pois, um espaço de aprendizagem, responsabilização, identificação e de afirmação pessoal. Não obstante, o acolhimento residencial poderá acarretar vários desafios, existindo sempre espaço para a reflexão e para o avanço. Este relatório constitui-se como um olhar reflexivo sobre o projeto de investigação-ação participativa "(Re)significar", que procurou alterar as práticas institucionais por forma a investir em ações que valorizem as jovens em acolhimento, de modo a promover a sua participação e empoderamento. Para tal, foram desenvolvidas duas ações: "(Re)pensar" e "(Re)descobrir". Uma primeira ação teve como objetivo criar espaço para que os profissionais pudessem refletir sobre si próprios e o trabalho que se encontram a desenvolver, bem como, repensar algumas das práticas da instituição. Já a segunda ação, dirigida especificamente a uma das jovens da casa de acolhimento, visou envolvê-la numa relação que se pretendeu transformadora e transformativa, acompanhando-a e partilhando com ela todos os seus medos, receios, desejos e sonhos. Deste projeto resultaram algumas mudanças, principalmente na vida da jovem.